Olá Povo de Deus!
Ser um(a) Trend Leader é uma das suas metas de vida?
Pois é exatamente sobre isso que vamos falar um pouco hoje.
Lembrem-se que cada um de vocês é muito importante para nós, não é mais um ser na multidão. Por isso, decidimos iniciar esta série de reflexões diárias sobre a Liderança Inteligente.
Aliás, começamos a falar mais especificamente sobre a Liderança Inteligente neste artigo que lançamos no Blog da Conducere: 05 Dimensões da Liderança Inteligente.
Depois dele, outros tantos se sucederam e, especificamente neste espaço Homines Formatam, procuramos aliar conceitos da Teologia Cristã, da Administração do Conhecimento Organizacional e das Tecnologias Ativas e Inovadoras.
Por isso, hoje, não será diferente, vamos aprofundar um determinado assunto para gerar uma reflexão/meditação e que isso sirva de estímulo para você analisar e atualizar a sua forma de liderar sua vida e seu time.
Como podemos começar a ser Trend Leader?
Vou propor algo um pouco diferente hoje para iniciarmos esta nossa reflexão. Vamos resgatar duas reflexões anteriores aqui do espaço Homines Formatam para nos ajudar a compor a nossa ideia, OK?
A primeira é esta: Organização dialética, domínio pessoal e busca pela Verdade.
Nesta procuro fazer uma reflexão sobre o que é uma organização dialética, sob o entendimento da Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional, de Nonaka e Takeuchi, aliada à disciplina de Domínio Pessoal, de Peter Senge. Por fim, uma referência à busca pela Verdade de Santa Teresa D’Ávila na sua obra As Moradas do Castelo Interior, ou simplesmente Moradas, como foi concebido originalmente na língua espanhola.
A segunda, que complementa a ideia é esta: Manual da liderança: fundamentos e passos para o Líder Inteligente.
Aqui, a Valeska S. Fontana Salvador, provoca a reflexão sobre termos ou não um “Manual da Liderança”.
Será que isto é aplicável? Cabe para nós do século XXI, em plena Era do Conhecimento?
Além do que, a Valeska traz um pouco sobre Cristo e como Ele usava, especialmente com o seu time, tecnologias educacionais ativas e inovadoras.
Mas, para irmos além, veja neste trecho do Evangelho segundo Lucas 9,7-9, o que podemos considerar um verdadeiro Trend Leader.
Por quê?
Não é qualquer Líder que chama tanta a atenção que até a mais alta pessoa na hierarquia da Corte Real procura saber quem é este homem. Você concorda?
O fato de você ser Trend Leader leva a sua empresa ao sucesso?
Eis aqui um dos fatores mais importantes a serem considerados nesta reflexão e por isso fiz questão que vocês pudessem avaliar duas das nossas edições anteriores do Homines Formatam para que nos embasassem neste aspecto.
A questão não é nada complexa, muito antes pelo contrário, é bem natural para nós, humanos, vejamos:
- A verdadeira liderança não tem um manual de instruções fechado e acabado.
- Sem uma organização dialética, que discute ideias e ideais, cria novos conhecimentos e gera inovação, você não alcançará o sucesso sustentável da sua organização.
- Sem pessoas competentes na sua organização não há Inteligência Corporativa. Ao menos não no médio e longo prazos, pois você pode substituir, num primeiro momento, as pessoas por máquinas, mas isto não sustentará a sua empresa ao longo do tempo.
- Para você ser um(a) Trend Leader, primeiro precisar SER humano, coerente, em plenitude. Por que será que Cristo chamou tanta atenção das pessoas? Seria Ele mais um na multidão?
- Você precisa mirar a sua perfeição e a busca pela Verdade, sempre, constantemente, numa “determinada determinação”, como diria hoje Santa Teresa D’Ávila.
Isso é para qualquer pessoa? Qualquer Líder?
Aqui na Conducere, cremos que todos temos dons e talentos a serem desenvolvidos. Nem todas as pessoas têm necessariamente os dons e talentos naturais para a liderança e isso é perfeitamente normal e explicável, tamanha a nossa diversidade.
A grande questão é: o que faço, como utilizo, como desenvolvo os dons e talentos que tenho?
A resposta a esta questão aliada às 05 questões levantadas anteriormente é que definirão se você é (ou será) um(a) Trend Leader e vai levar sua empresa ao sucesso ou não.
Como podemos lhe ajudar a ser Trend Leader, um(a) verdadeiro Líder Inteligente?
Posso lhe dizer que toda as ações que propusemos aqui na empresa, e que nos encantam, são pensadas para atingir este objetivo, ou seja, sermos agentes de transformação de pessoas, empresas e da sociedade.
Contudo, para iniciar este caminho sugiro que você possa analisar o talk show Intelligent Leadership: aprendizagem, conhecimento e inovação.
Nele, propomos que você possa reunir os(as) líderes da empresa para um espaço de diálogo e dialética, possamos começar a estabelecer as bases de uma organização que aprende, conduzida por uma liderança inteligente.
Não deixe de conferir!
Fique com Deus e até a próxima oportunidade!
Créditos
Texto: Jocelito André Salvador
Imagem em destaque no Blog: Freepik.com
Compartilhe
[supsystic-social-sharing id=’1′]