Em tempos de tanto barulho, encontros e desencontros constantes, inúmeros dados, alguns confiáveis e outros nem tanto, circulando pelas nossas vidas, é tempo de silenciar. Contudo, não o silêncio falso, unicamente pela ausência de palavras, mas silenciar a mente e o coração.
Olá Líder Inteligente!
Muito bom poder dividir este momento com você.
Hoje mesmo, estava refletindo sobre o meu papel nas redes sociais. Quanto eu participo ou deveria participar.
Pensei em quanta informação relevante nós encontramos nas redes. Contudo, ao mesmo tempo, quanta informação inútil nos é proposta, para não dizer quanto lixo.
Neste sentido, o nosso convite, de toda equipe Conducere, é: permita-se silenciar. Isso de forma constante e disciplinada.
Aliás, o silêncio da mente, sem dúvidas, lhe trará inúmeras possibilidades de revisar suas ações, seus modelos mentais e ser um(a) Líder Inteligente, Humano(a) e Inovador(a).
Silenciar para poder pensar de forma mais clara, racional
Falar que silenciar nos ajuda a pensar parece ser contraditório, não lhe parece?
Ocorre que você, como ser humano inteligente, tanto racional como emocionalmente falando, pode e deve utilizar o silêncio em seu favor.
Inclusive no programa Intelligent Leadership (Formação para Líderes Inteligentes), uma das dimensões que priorizamos é a dimensão SER. Nesta, que aliás é opcional, uma das etapas a ser percorrida é justamente uma formação que têm no silenciar a mente, uma das suas grandes referências.
Como fazemos isso?
Uma das nossas bases para aprofundamento do nosso processo de autoconhecimento, busca pela Verdade, pelo transcendente é a obra Castelo Interior. Obra da espanhola Teresa D´Ávila.
Ocorre que para percorrer as moradas deste Castelo Interior o silenciar a mente e o coração, faz-se essencial. Ao menos em alguns momentos-chave.
Um dos locais que utilizamos para gerar as formações exclusivamente para a dimensão SER do nosso programa para a Liderança Inteligente, Humana e Inovadora é o Centro Teresiano de Espiritualidade.
Aliás, pensando nesta grande mulher da Idade Média, que ainda hoje irradia seu perfume de sabedoria para a ciência e a humanidade, veja o que ela nos diz:
Na esperança e no silêncio está a minha fortaleza.
Santa Teresa D´Ávila
Por isso mesmo, reitero o nosso convite: Líder, permita-se parar, silenciar, ouvir mais e falar menos. Sem dúvida, encontrará aí um grande tesouro.
Inclusive já falamos um pouco sobre isso neste post Permita-se parar para pensar, refletir para manter a inovação!
Neste mesmo post, trazemos estudos que comprovam quanto o parar, silenciar, pensar pode fazer bem para a sua saúde e a saúde da sua organização.
Silenciar para permitir que sua equipe pense com e para você
Outro grande benefício da liderança que sabe silenciar é permitir que sua equipe faça o seu trabalho de forma mais ágil e eficaz.
De fato, cabe a você como líder, em muitas ocasiões, não atrapalhar a construção de novos conhecimentos que a sua equipe está construindo. Cabe a você ser um(a) verdadeiro(a) promotor(a) do conhecimento.
Não é à toa, que em nosso processo de formação no programa Intelligent Leadership (Formação para Líderes Inteligentes), há duas dimensões que atentam exclusivamente para isso.
Pensar para criar conhecimento e aprender
Temos a dimensão CONHECER, que trabalha justamente a Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional e as formas de Promoção do Conhecimento.
Por que isso é necessário para a Liderança Inteligente?
Você como líder do século XXI Era da Informação e do Conhecimento, deve, ao menos, conseguir compreender a dinâmica da espiral do conhecimento. Isso sem falar que você necessita, sim, ser um(a) promotor do conhecimento na sua empresa.
Caso assim não seja, não lhe parece que a sua posição passa a ser altamente questionável na organização?
Para quem mesmo precisamos de um(a) chefe que sabe tudo e não permite que as pessoas pensem e inovem?
Até quando as novas gerações vão lhe suportar?
Outra dimensão que fazemos questão de priorizar no nosso formação de Líderes Inteligentes, Humanos e Inovadores é a APRENDER.
Aqui a preocupação não está em ficar estudando técnicas de memorização, de leitura dinâmica ou qualquer coisa do gênero.
Estas técnicas tem o seu valor e o seu espaço, mas não é isso que desejamos abordar.
Aqui, a ênfase está em:
1. Como pessoas adultas aprendem? Como seu time, seus parceiros, seus fornecedores, seus clientes compreendem as suas informações?
2. Quais são as tecnologias mais eficazes a serem utilizadas, quando estamos nos referindo à Educação Corporativa?
3. Como incentivar que a sua organização transforme-se numa Learning Organization (Organização que aprende)?
Seja você o(a) maior estrategista da sua vida. Aprenda a silenciar, a criar conhecimento, a aprender, a inovar!
O aprender a silenciar, de verdade, é um caminho nem tão fácil quanto parece.
Você não concorda?
Faça a seguinte observação: quantas vezes você silenciou de verdade a sua mente?
Mesmo quando você pensa estar em silêncio, há quantas andam os seus pensamentos? Com que velocidade a sua mente está produzindo novas ideias ou rememorando situações?
Definitivamente isso não é silenciar.
Claro que há caminhos vários para você aprender a silenciar a sua mente e o seu coração. Nós da Conducere, decidimos, quando nos referimos exclusivamente a este aspecto, seguir as orientações cristãs.
Há diversas passagens bíblicas onde Cristo decide afastar-se para poder silenciar, meditar e orar, de forma profunda e verdadeira. Veja por exemplo a passagem do Evangelho segundo Marcos 1, 35-39.
Por isso mesmo, caso você decida que quer ser o(a) maior estrategista da sua vida seja um(a) Líder Inteligente, Humano(a) e Inovador(a).
Siga conosco por esta trilha! Veja o que pensamos para você e para a sua empresa!
Conte sempre com a gente e até a próxima!
Grande e fraterno abraço.
Créditos:
Texto: Jocelito André Salvador
Imagem em destaque: Blog Canção Nova