Parar para pensar, eis algo aparentemente tão simples, e humano, mas muitas vezes negligenciado por tantos líderes empresariais.
Olá Povo de Deus!
Desejo que vocês estejam muito bem!
Escolhi hoje o tema ‘parar para pensar’, visto que, a Valeska S. Fontana Salvador e eu, temos observado, em nosso dia a dia, tantos líderes empresariais tomando decisões, no mínimo, questionáveis, que isso tornou-se relevante para mim. Espero que seja relevante para você também.
Além do que, para quem é assinante da Revista HSM Management deve ter observado que a matéria de capa da edição extra de outubro de 2017, aborda esta questão também.
Tal revista destaca com grande relevância: O CEO PENSADOR.
Contudo, quero estender aqui esta provocação para todos os líderes empresariais. Aliás, é demasiadamente relevante que todas as pessoas envolvidas no processo do negócio da empresa tenham esta oportunidade de parar para pensar.
De qualquer forma, caso a sua empresa consiga incutir tal cultura em seus líderes, já haverá um ganho considerável, tenha certeza disso.
Por que é extremamente importante parar para pensar?
Pode parecer uma questão simplesmente filosófica, sem relação com a realidade da sua empresa.
Caso você pense desta forma, sugiro que você possa ler com atenção dois artigos da revista que apresentei anteriormente.
Deixe-me lhe dizer quais são.
O primeiro é da própria matéria de capa, que traz um estudo de consultores da BCG (Boston Consulting Group) sobre a relevância dos CEOs equilibrarem dois tipos de pensamentos:
1. Pensamento crítico, utilizado para resolver um problema e buscar resultados/metas.
2. Pensamento reflexivo, aquele que busca a interiorização, a visão mais profunda e não tão evidente sobre determinadas situações.
O segundo artigo que trago para a sua avaliação, ou mesmo como sugestão de leitura, é o que trata da “A chave emocional das boas decisões.”
Neste artigo, Stéphane Côté, especialista em inteligência emocional da Rotman School of Management, fala sobre as emoções incidentais e as integrais.
Qual a diferença entre elas?
As emoções incidentais são todas aquelas que alheias ao processo de decisão, ou seja, você está decidindo sobre um novo processo de vendas, mas está sendo influenciado por uma preocupação externa, sem relação alguma com tal processo.
Já as emoções incrementais estão ligadas diretamente à tomada de decisão com relação ao novo processo de vendas, por exemplo.
Pensamento reflexivo e sabedoria, tem relação?
Some-se a isso, o fato de que a Liturgia proposta pela Igreja Católica, nos últimos dias, vem refletindo sobre o Livro da Sabedoria. Deste livro quero destacar um trecho por demais relevante.
A Sabedoria é resplandecente e sempre viçosa.
Ela é facilmente contemplada por aqueles que a amam, e é encontrada por aqueles que a procuram.
Ela até se antecipa, dando-se a conhecer aos que a desejam.
Quem por ela madruga não se cansará, pois a encontrará sentada à sua porta.
Meditar sobre ela é a perfeição da prudência; e quem ficar acordado por causa dela em breve há de viver despreocupado.
Pois ela mesma sai à procura dos que a merecem, cheia de bondade, aparece-lhes nas estradas e vai ao seu encontro em todos os seus projetos.” (Livro da Sabedoria 6,12-16)
Após você parar para pensar sobre estes aspectos, você considera que isso é relevante para você e a sua organização ou não?
Caso considere que sim, quero lhe convidar a avaliar dois aspectos que considero imprescindíveis para você.
Você tem utilizado o pensamento reflexivo ou somente o pensamento crítico?
Voltando ao estudo apresentado pela equipe da BCG, conforme destacamos anteriormente, creio que vale ressaltar uma citação muito interessante para todos nós, Líderes do Século XXI.
Perceba, por gentileza, que o artigo traz literalmente o seguinte:
Mary Helen Immordino-Yang, especialista das áreas de educação, psicologia e neurociência da University of Southern California, observa que o papel da “reflexão interna construtiva” é “construir significado com base em novas informações e gerar associações criativas e emocionalmente relevantes entre ideias complexas”.’ (Revista HSM Management Ed. Extra 124)
Assim, pergunto para a sua análise e avaliação: como podemos pensar em inovação sem “construir significado com base em novas informações e gerar associações criativas e emocionalmente relevantes entre ideias complexas”?
Logo, faz-se necessário que haja a prática do Pensamento Reflexivo, aquele que avalia, medita, analisa, agindo de forma balanceada com o Pensamento Crítico.
Até porque não há que se pensar em pensamento reflexivo OU crítico. Ambos devem seguir juntos, mas de forma balanceada, no seu dia a dia como Líder Inteligente.
Neste sentido, pensamos numa solução para você: o INTELLIGENT BOARD.
Trata-se de um Conselho de Inteligência, planejado justamente para lhe ajudar a parar para pensar, a refletir, a meditar. O intuito é que se unam pessoas com o mesmo propósito: fazer com que a sua empresa seja inovadora.
Contudo, com uma inovação contínua e sustentável, baseada na criação e promoção do conhecimento organizacional.
Você pode perguntar: mas o Intelligent Board não é a mesma coisa que o Conselho de Administração?
Para esclarecer esta e outras questões bastante relevantes, convido-lhe a conhecer esta página Intelligent Board (Conselho de Inteligência Corporativa).
Como fazer com que o todo o seu time possa parar para pensar e tomar decisões melhores
Outra questão que para nós da Conducere sempre foi muito cara e neste momento não pode ser ignorada, de forma alguma, é a necessidade de envolver o seu time no processo de inovação.
Contudo, para que haja inovação contínua e sustentável, faz-se necessário tomadas de decisões inteligentes. Não lhe parece?
Tais tomadas de decisões são bastante facilitadas pelo processo de pensamento reflexivo, procurando-se isolar as emoções incidentais, conforme o conceito de Stéphane Côté. Isso faz com que se foque nas emoções incrementais e tenhamos mais chances de sucesso.
OK! Você pode concordar que isso é necessário e importante. Contudo, como colocar isso na prática?
Nós criamos a solução do COLLOQUIUM CORPORATIVO.
O que é isso?
O Colloquium Corporativo da Conducere nada mais é do que um encontro fundamentado na dialética e nas tecnologias ativas para comunicação e educação de adultos. O propósito é criar um ambiente inovador e disruptivo na sua Smart Company.
Como isso pode ajudar você e seu time a serem mais inovadores?
A resposta está na questão anterior: usando técnicas milenares como a dialética e extremamente novas como as tecnologia ativas e inovadoras para comunicação e educação.
Para saber mais sobre o Colloquium Corporativo Conducere, basta acessar nossa página.
Indicações para você e o para o seu time
Para encerrar este nosso post, obviamente, sem encerrar o assunto, quero lhe indicar dois artigos para você e o seu time parar para pensar.
URGENTE: precisamos de líderes humanos e inteligentes nas nossas empresas!
O (in)dispensável elemento humano para as organizações
Espero que eu tenha conseguido, ao menos, fazer você refletir sobre a importância de parar para pensar no seu dia a dia.
Evite tomar decisões simplesmente incidentais. Utilize a sua inteligência para utilizar o pensamento reflexivo e buscar a Sabedoria.
Até porque, a Verdadeira Sabedoria:
… é facilmente contemplada por aqueles que a amam, e é encontrada por aqueles que a procuram. Ela até se antecipa, dando-se a conhecer aos que a desejam.” (Livro da Sabedoria 6,12s).
Desejo que você possa encontrar a Sabedoria no seu caminho e saiba que pode contar com a gente para lhe ajudar nisso!
Um grande e fraterno abraço.
Créditos:
Texto: Jocelito André Salvador
Imagem destacada: Freepik.com