Integridade é um preceito do SER líder

Jesus nos convida, neste Evangelho, a repensarmos nossa conduta e postura perante as decisões diárias.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

Vós ouvistes o que foi dito aos antigos:

‘Não jurarás falso’, mas ‘cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’.

Eu, porém, vos digo:

Não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus;

nem pela terra, porque é o suporte onde apoia os seus pés;

nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei.

Não jures tão pouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo.

Seja o vosso ‘sim’: ‘Sim’, e o vosso ‘não’: ‘Não’.

Tudo o que for além disso vem do Maligno.

(Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,33-37)

Jesus chama a atenção dos discípulos sobre apenas seguir regras passadas pela tradição e não pensar nas atitudes.

Aqui vale uma pequena explicação.

Nossa Sagrada Escritura possui alguns símbolos, que enfatizavam algumas ideias centrais que os evangelistas ou demais escritores inspirados gostariam de enfatizar. Isso não quer dizer que são simbólicas, ou seja, que não são verdadeiras. Contudo, quando aparecem é porque focam um ensinamento maior.

Nesta passagem temos dois destes símbolos:

1 – Discípulos: Mateus tem a preocupação de separar quem é multidão e quem é discípulo. Jesus fala à multidão, mas ensina para os discípulos. A diferença entre os dois é que o discípulo se aproxima do Senhor. Já a multidão observa e escuta à distância.

2 – Escrituras e tradição: Outra ênfase de Mateus, as leis e os profetas. Veja que ele inicia “Vós ouviste o que foi dito aos antigos.” Isso quer dizer, aquilo que passou de geração em geração como uma verdade. Então, Jesus complementa: “Eu, porém, vos digo”, ou seja, explico o certo a fazer.

Jesus nos chama à integridade

O Evangelho apresentado pede que tenhamos o cuidado de que nossas palavras e ações sejam íntegras. Assim, o vosso não seja não e o vosso sim seja sim, e não há necessidade de juramento.

Como líder e/ou gestor, sua postura deve estar em conformidade com a ética, o bom senso e tudo o que for correto. Palavras como “eu prometo”, “vou tentar”, “não esqueci de você”, devem ser usadas com sabedoria.

Jesus diz que tudo que não for dessa forma, “sim ou não” é do maligno porque causa insegurança. Por sermos seres sociais, precisamos ter cuidado uns com os outros. Todo aquele que possui a missão de liderar deve avaliar a necessidade do outro acima da sua.

Além disso, Paulo na sua segunda carta aos coríntios nos instiga a isso quando afirma:

O amor de Cristo nos pressiona [..]. De fato Cristo morreu por todos, para que os vivos não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. […] se alguém está em Cristo, é uma criatura nova. O mundo velho desapareceu. Tudo agora é novo. E tudo vem de Deus.” (2Co 5,15;17-18)

O que isso quer dizer?

Paulo estava dizendo que quando aceitamos a Cristo, então, por consequência, assumimos os Seus planos e Suas verdades.

Você líder e/ou gestor(a), sendo uma pessoa de bem, correta, íntegra, justa e sensata, certamente está desenvolvendo e formando sua equipe dessa forma. Todas as suas ações e atitudes vem de Deus e o seu dia a dia é o reflexo de todo este seu comportamento.

Sua equipe é engajada, comprometida, feliz e efetiva. Obviamente que problemas ocorrerão e situações adversas tentarão retirar a harmonia.

Nestes instantes, será interessante que você desenvolva o caos criativo, já comentado pelo Jocelito em outra edição do Homines Formatam.

Independente disso, seja sempre o homem novo, a mulher nova, que renova todas as coisas e exerce grande influência na vida das criaturas de Deus.

Áudio para nossa meditação

Créditos

Texto de narração: Valeska Schwanke Fontana Salvador

Evangelho: http://catolicoorante.com.br/

Edição e mixagem: Conducere Atelier

Músicas: Comunidade Shalom