FIECI: Não-Me-Toque cedia a sua primeira edição

FIECI Não-Me-Toque'19

No dia 05 de novembro/19, na cidade de Não-Me-Toque, no auditório da escola de negócios Opportunity, aconteceu a primeira edição do FIECI Conducere na região do Alto Jacuí (RS).

Este evento contou com o apoio do jornal A Folha, através de seus diretores, Roque Zart e Helaine Gnoatto Zart. Ainda, imprescindível foi o engajamento do Secretário de Desenvolvimento do município, Jair Kilpp.

Nesta primeira edição, um time de painelistas fora convidado para debater, junto aos convidados, os temas ligados à Inovação, Empresas e Cidades Inteligentes.

Conducere abre em Não-Me-Toque as edições do FIECI no RS

O FIECI – Fórum de Inovação, Empresas e Cidades Inteligentes é uma solução da Conducere Inteligência Corporativa. Este tem o propósito de reunir tomadores de decisão e influenciadores sociais, que através das ações, movimentadas através do nosso Painel Interativo, pensem em soluções que implementem a inovação e o empreendedorismo regionais.

A estrutura pensada para o FIECI é dividida em pequenas regiões, com o intuito de que estas se fortaleçam e possam expandir e perpetuar suas ações de inovação e empreendedorismo.

Crédito: Jornal A Folha. Valeska Schwanke Fontana Salvador (CPO e Co-Founder da Conducere). Jocelito André Salvador (CEO e Co-Founder da Conducere).

Jocelito André Salvador, CEO da Conducere, moderador do FIECI NMT’19, explanou para os convidados que estamos em uma nova era, a do conhecimento. Em razão disso, faz-se necessário o (re)inventar-se constantemente, visto que a dinâmica do mundo fomenta uma nova forma de interação e de colaboração entre as empresas, governo e academia. As cidades e empresas inteligentes são aquelas que se adaptam a este novo conceito de colaboração e cooperação mútua, criando novos ecossistemas de inovação. Desta forma, conseguem criar e manter os seus diferenciais competitivos.

Neste contexto, Valeska Schwanke Fontana Salvador, CPO da Conducere, incentivou que os convidados pensassem fora da caixa, no sentido de entender que a tecnologia precisa ser o meio para se obter algo novo, não o seu fim. Também, que repensem a ideia de recursos, pois não há nada que possa ser manipulado e descartado ou utilizado sem uma consciência de constante renovação. Além disso, que a inovação não se trata necessariamente de ações mirabolantes e que necessariamente envolvam grande recursos financeiros.

Coro Infanto-Juvenil de Não-Me-Toque presente no FIECI

A Conducere entende que uma empresa e uma cidade inteligentes, necessariamente, precisam ter uma visão sistêmica. Por isso, em todas as edições do FIECI haverá uma ação social.

Na edição 2019 em Não-Me-Toque, foi convidado o Coro Infanto-Juvenil da cidade, que brindou a todos com duas belíssimas canções.

Crédito: Jornal A Folha. Coro Infanto-Juvenil do município de Não-Me-Toque.

Painelistas do FIECI e seus debates

Crédito: Jornal A Folha. Ms. Giesi Schneider (UPFTec). Dra. Adriana Traczinski Storti (IFRS Erechim). Dr. Márcio Pires (SICTRS). Esp. Cristiano Paim Buss (Stara).

A rodada do FIECI foi aberta pelo Dr. Márcio Pires, que apresentou os programas do governo, em especial, os do Inova RS, no que se refere ao fomento da inovação regional. Além disso, trouxe uma discussão a respeito do sistema de ensino e o quanto é necessário que as instituições se adequem a esta nova era que estamos vivendo.

Após, a Dra. Adriana Traczinski Storti, coordenadora do Escritório de Projetos do IFRS – Instituto Federal do RS, Campus Erechim, explanou sobre a missão de atender o público e as empresas do Instituto, nos seus projetos de inovação. Também, demonstrou os programas e a forma de solicitar o apoio do IFRS para a construção dos projetos voltados à inovação.

Em seguida, o Ms. Giesi Schneider, Coordenador da Agência de Inovação e Tecnologia da UPF, apresentou o escritório e algumas empresas que já estão sendo incubadas na UPFTec. Também comentou sobre os desafios e oportunidades e sobre o andamento das negociações entre UPF e Prefeitura de Não-Me-Toque para a implantação do Parque Tecnológico daquele município.

Por fim, Cristiano Paim Buss, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Stara, demonstrou como a empresa, através do entendimento do mercado e do uso da tecnologia, conseguiu diferenciar-se dos demais concorrentes e conquistar o mercado. Também, apresentou o novo segmento tecnológico da Stara.

Próximas ações do FIECI em Não-Me-Toque

Após a edição 2019 do FIECI, a Conducere, em conjunto com o poder público e as organizações parceiras, já planejam a continuidade e a implementação do Hub de Inteligência para o ano de 2020.

Acompanhem e aguardem novidades!

FIECI Não-Me-Toque
Crédito: Conducere Inteligência Corporativa