A agitação e a incerteza que operam atualmente em nosso meio, impedem o Líder Inteligente, muitas vezes, de enxergar os sinais de mudança e de inovação.
Olá Líder Inteligente!
Que alegria estar com você neste espaço do Homines Formatam.
Convido-lhe a refletir sobre o Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 12,54-59. Sendo possível, busque essa passagem em sua Bíblia e medite em seu coração o que a Palavra quer lhe dizer.
Em nossa meditação vamos focar no que impede o Líder Inteligente, de enxergar os sinais da mudança, nestes tempos difíceis que nos encontramos.
Enxergar os sinais e inovar
Na edição do Homines Formatam de ontem, o Jocelito nos trouxe uma experiência pessoal, sobre as empresas que querem ser inovadoras, mas não querem mudar seu modelo mental.
Este é um belo exemplo da hipocrisia que Jesus comenta no Evangelho de hoje.
Para ler o artigo do Jocelito, acesse aqui!
Hoje, trazemos uma indignação de Jesus com pessoas que estavam tão presas ao que entendiam como certo, que não enxergavam o Messias na sua frente.
Será que nós nos comportamos desta forma também?
Como sou da área de projetos, em muitas empresas, ouço a frase: “os números não mentem”. Assim como as pessoas que conversavam com Jesus sabiam quando iria chover ou esquentar.
Quando escuto isso, imediatamente penso:
* O que eles estão dizendo, ou o que querem enxergar?
Como é possível inovar, e sabemos que só sobrevive quem consegue evoluir, utilizando os mesmos modelos mentais?
Enxergar a mudança
Desde 2008, você a de concordar, estamos imersos em alguma crise, ou, ao menos, querem todos os meios de comunicação que pensemos assim.
Grandes coisas acontecem em tempos difíceis. Todavia, quando não olhamos com clareza, não conseguimos enxergar os sinais que apontam que estamos no caminho certo, ou que precisamos ajustar as velas.
Um exemplo, que é muito oportuno nestes momentos de “parada da empresa”, é rever as estratégias de criação, promoção do conhecimento e da inovação.
Sobre este assunto, trouxemos o artigo: 10 razões para promover o conhecimento em tempos de crise
Outro exemplo é dialogar com as lideranças e o time, pois construir um banco de ideias é uma excelente oportunidade de incentivo à rápida mudança organizacional.
Para lhe ajudar e orientar em como construir uma organização dialética e ter momentos de “descompressão” e de resultados efetivos, lhe sugerirmos nossos Painéis Interativos.
Ainda, como sugestão, lhe orientamos a ter um Conselho de Inteligência. Diferente do Conselho de Administração, o de Inteligência focará no que é necessário realizar/manter nas ações diárias para que a inovação contínua a criação e promoção do conhecimento, além do processo de aprendizagem acontecem naturalmente.
Nós, Conducere, idealizamos o Intelligent Board, que fornece esse apoio e sustentação. Nossos princípios estão em manter e incentivar os seus propósitos. Além dos seus diferenciais competitivos e por consequência, a perenidade sustentável e inovadora da sua empresa.
Saiba mais sobre o Intelligent Board, entre em contato conosco!
Enxergar e realizar a mudança
Jesus nos lembra o quanto é fácil enxergar os sinais que nos são compreensíveis. Porém, enxergar os sinais verdadeiros exige atenção, foco e determinação.
Isso ocorre porque, em muitos momentos, temos que aceitar mudar nossos modelos mentais. Pensar “fora da caixa”, ir contra a maré, é adentrar mar a dentro no desconhecido.
Lembre-se que todas as grandes invenções surgiram por pessoas que conseguiam enxergar além dos próprios medos e interesses. Também, percebiam o quanto seu produto poderia facilitar a vida de todos e contribuir com as pessoas.
Certamente que desvios ocorreram, assim como nos tempos de Jesus. Entretanto, sempre será necessário:
- Coragem para romper paradigmas;
- Acreditar nas pessoas;
- Ter um pensamento sistêmico; e
- Enxergar o negócio e o mercado de maneira estratégica.
Não há dúvidas que estes são sinais seguros para uma inovação perene e assertiva.
Você e sua empresa estão dispostos a seguir rumo à inovação? Nós podemos lhes ajudar nesta jornada!
Fique no amor de Deus e de Nossa Senhora e São José.
Créditos
Texto: Valeska S. Fontana Salvador
Imagem em destaque no Blog: Freepik.com