Ah, mas eu não sou professor(a), não sou do RH e nem cuido de treinamentos. Por isso desenvolver as pessoas não é comigo! Será mesmo?
Quando falamos em desenvolver as pessoas, normalmente, pensamos em treinamentos, cursos, palestras, dinâmicas etc. e tal. Correto?
Sendo assim, o trabalho de desenvolvimento fica com professores, instrutores, treinadores e outros afins.
Porém, pense da seguinte forma: será mesmo que o desenvolvimento das pessoas acontece somente de forma estruturada e formal, como num curso, treinamento, palestra?
Será mesmo que em pleno século XXI, era da comunicação digital, do conhecimento, da internet e do avanço da inteligência artificial, o desenvolver as pessoas deve acontecer somente em determinados momentos?
A Liderança Inteligente e sua capacidade de desenvolver as pessoas
Muito embora o impacto na evolução, ou não, das competências das pessoas aconteça não somente pela ação da liderança, não há dúvidas de que ela exerce um papel muito relevante.
Por isso mesmo, constantemente, temos falado aqui da Liderança Inteligente.
Importante papel tem o(a) Líder Inteligente que é o de desenvolver as pessoas do seu time, pois isso de forma alguma pode ser totalmente delegado a terceiros.
Não adianta vir com a desculpa que o seu tempo é limitado, que está totalmente envolvido(a) com questões operacionais etc.
De fato, exercer a liderança é como ser um pouco pai/mãe do seu time. Isso quer dizer que você também é responsável pela sua educação.
Aliás, quando me refiro à Educação, no ambiente corporativo, estou me referindo exclusivamente ao desenvolvimento das competências da sua equipe. Mais ou menos isto …
Naturalmente, isso requer de você, especialmente se for Líder do seu time, a capacidade de compreender os novos tempos e as novas demandas das pessoas.
Novos tempos, novas demandas educacionais
Creio que eventualmente você já teve acesso a estes dados, que extraímos de uma pesquisa da PwC Brasil. Contudo, não é demais que você possa revê-los e reanalisá-los.
OK! Você dirá: mas a minha equipe não é formada somente por pessoas da geração do milênio. Então como posso conciliar as diferentes demandas?
De fato, esteja você onde estiver, na sua empresa, na sua entidade, na sua comunidade, na sua igreja, haverá diferentes demandas, quando houver mais que uma pessoa envolvida. Correto?
Assim, o que estamos lhe trazendo aqui é um exemplo de demandas muito frequentes. Especialmente hoje, com o avanço de novas tecnologias da informação e comunicação.
Por isso mesmo, ao analisarmos com o mínimo de atenção o gráfico que se apresenta na imagem, percebe-se que os processos de capacitação e desenvolvimento formais, embora relevantes, não são os mais valorizados.
Estou me referindo ao treinamento em sala de aula e ao próprio e-learning, o qual, infelizmente, foi muito mal empregado em diversos casos.
Colaboração, uma palavra chave
Tendo isto em mente, ou seja, que “trabalhar com treinadores e mentores fortes” e “mudança/rodízio de funções para ganhar experiência” é algo muito relevante para boa parte da sua equipe, não será sua responsabilidade a sua educação?
Não quero dizer aqui, e isto é muito importante, que você deve ser um(a) líder educador(a)/centralizador(a). Quero dizer que você deve assumir a sua parcela de responsabilidade em conjunto com a equipe de Gestão de Pessoas, T&D, Educação Corporativa etc.
Na verdade, uma das coisas mais relevantes para sobreviver a este século é saber colaborar. É exatamente isto que você deve fazer também no processo educacional do seu time.
Planos estratégicos e inovadores para desenvolver as pessoas
Pois bem, partindo do pressuposto de que desenvolver as pessoas é uma responsabilidade sua, enquanto líder. Porém, compartilhada com áreas estratégicas da sua empresa, como a de Gestão de Pessoas, por exemplo.
Relevante é saber como estruturar planos estratégicos e inovadores para capacitar aquelas pessoas, que hoje, apresentam demandas diferentes do que no século passado.
Pensando nesta demanda, já há algum tempo, por aqui decidimos por tentar lhe ajudar. Por isso criamos um processo de capacitação para você. Ele se chama justamente ‘Como desenvolver planos inovadores e estratégicos de capacitação.’
Contudo, não poderia ser uma capacitação tradicional daquelas que acontecem em sala de aula, com dinâmicas de grupo etc. Aliás, nada contra as capacitações neste formato, nós as utilizamos, inclusive.
Fato é que para falar de formas inovadoras e estratégicas de capacitação não poderíamos simplesmente fazer mais do mesmo.
Vamos fazer uma capacitação diferente, desde já!
Foi então que pensamos numa capacitação, que tivesse algumas características especiais:
- 100% online, mas com acompanhamento personalizado. Precisamos respeitar o seu tempo limitado. Porém, nós já cansamos de participar de cursos e-learning onde o acompanhamento dos tutores/mentores era quase inexistente. Quando havia era de forma totalmente despersonalizada, ou seja, em fóruns de discussão, por exemplo.
- Uso de tecnologias educacionais inovadoras. Como somos defensores da Andragogia (ensino de adultos), utilizamos tais princípios. Assim, você já deve utilizar tecnologias inovadoras no seu processo educacional.
- Aprendizagem baseada em projetos. Outro princípio da Andragogia que utilizamos nesta capacitação é o de colocar em prática o que está se debatendo/aprendendo. Por isso mesmo, utilizamos o método de aprendizagem baseada em projetos.
Vamos juntos fazer a diferença na vida das pessoas!
Aqui na Conducere acreditamos no propósito de fomentarmos empresas inteligentes, humanas e inovadoras.
Isso porque cremos que é possível impactar positivamente as pessoas, as empresas e também a sociedade.
Sendo você líder, ou não, também tem este poder de impactar positiva ou negativamente as pessoas e o ambiente onde você está.
Neste caso, estamos lhe convidando a ser uma referência positiva para as pessoas. Especialmente, se você é um(a) líder de time.
Repense a sua forma de desenvolver as pessoas. Vem com a gente!
Créditos
Texto: Jocelito André Salvador
Imagem em destaque: Freepik.com