Saber ouvir e dialogar é uma das premissas do(a) Líder Inteligente. Não há como quebrar resistências e gerar a mudança sem essa postura.
Existe uma passagem no Livro do Deuteronômio, a qual determina ao povo do Senhor, que Deus estará em todas as atividades diárias.
[…] Que estas palavras que hoje te ordeno estejam em teu coração! Tu as inculcarás em teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando em teu caminho, deitado e de pé. (Dt 6,6-7).
Comento isso com vocês, pois hoje ao pensar no que escrever para o espaço Homines Formatam, de hoje, faltou a inspiração. Pedindo um apoio do Jocelito, ele comentou sobre um artigo da Harvard Business Review Brasil (HBR Brasil) que de certo modo, conversava perfeitamente com o Evangelho Diário proposto.
Portanto, devemos sempre estar abertos e atentos à ação do Espírito Santo! Ele se utiliza em muitos momentos de outras pessoas para chegar a mensagem aos nossos ouvidos.
Este será o nosso foco da meditação de hoje! 🙂
Supere a resistência de mudança com duas conversas
No artigo da HBR Brasil, de Sally Blount e Shana Carroll, elas iniciam com um dado “sombrio”. Comentam que, “Pesquisas mostram que de 50% a 75% dos esforços em mudar não dão certo. […]. Porque mudar é tão difícil?”
De acordo com as autoras, o problema, na maioria das vezes, é a resistência das pessoas em aceitar e aplicar a nova estratégica.
Ao longo de algumas edições do Homines Formatam, já viemos demonstrando a necessidade de “adaptação” do(a) Líder Inteligente.
Além de discursar sobre algumas causas e maneiras de tentar contornar os obstáculos, Sally Blount e Shana Carroll, sugerem:
- Identifique a origem da resistência
- Converse com os profissionais resistentes
Caso queira ler na íntegra o documento, por gentileza, acesse: Supere a resistência de mudança com duas conversas
A humildade de saber ouvir e dialogar
Qual é o antônimo de humilde? Arrogante, prepotente e até orgulhoso.
Ser humilde é se reconhecer como uma pessoa limitada (criatura) e que pode aprender com as demais.
Saber ouvir e dialogar é uma qualidade da pessoa humilde. Pessoas que não têm ou buscam ter tal qualidade tornam-se autoritárias e impositivas.
Quando o(a) líder não utiliza as ferramentas de ouvir e dialogar, a equipe perde o vínculo e deixa de ser um time.
Jesus, em várias passagens das Sagradas Escrituras, nos apresenta a necessidade de ouvir e dialogar. No Evangelho proposto para hoje, Mt 22,34-40, nos ensina novamente essa arte.
Muitas pessoas, incomodadas pela perda do poder, ou resistentes na mudança, procuravam criar armadilhas para Jesus. Buscavam que de algum modo Ele se contradisseste ou falasse algo contra a Lei e os Profetas.
Todavia, como Jesus tinha o dom da sabedoria dado pelo Espírito Santo, Ele ouvia, respondia, ensinava, contava parábolas e dialogava com todos. Fazia isso independentemente se as pessoas que O procuravam concordavam ou não com Ele.
Falando em sabedoria, no Homines Formatam de ontem, o Jocelito nos trouxe uma abordagem bem interessante sobre Propósito de Vida, Sabedoria e Inteligência. Caso não tenha lido, ou deseje rever, acesse aqui!
Todos os líderes possuem a qualidade de saber ouvir e dialogar?
Infelizmente, aqueles líderes que não são autênticos e inteligentes, não se utilizam destas virtudes.
Ao olhar as lideranças atuais e históricas, percebemos líderes arrogantes e imaturos, em todos os setores.
Gostaria de compartilhar com vocês um trecho da Catequese 16, Sobre o Espírito Santo, de São Cirilo de Jerusalém:
O Espírito Santo […], vem para salvar, curar, ensinar, acompanhar, fortalecer, consolar e iluminar a alma, primeiro de quem o recebe, em seguida, por este, a dos demais. […] quem se fez digno dos dons […] chega a perceber o que antes ignorava. (São Cirilo – O Espírito Santo produz múltiplos efeitos).
Hoje, na Ordem dos Carmelitas Descalços, fazemos memória à Santa Míriam (ou Maria) de Jesus Crucificado.
Ela nos deixa essa preciosas palavras para inspirar-nos a sermos líderes inteligentes:
Onde está a caridade ali também está Deus. Se pensais em fazer o bem a vosso irmão, Deus pensará em vós. Se cavais um poço para vosso irmão, caíreis nele; o poço será para vós. Mas, se fazeis um céu para vosso irmão, esse céu será para vós… (Santa Míriam de Jesus Crucificado, OCD).
Fiquemos todos no Amor e na Paz da Trindade Santa e até breve!
Conducere Indica
Suas estratégias de inovação, aprendizagem e conhecimento estão enfrentando resistência?
Nós podemos ajudar você e sua empresa com isso!
Créditos
Texto: Valeska S. Fontana Salvador
Imagem destacada no Blog: Freepik.com
Frase de Santa Míriam: http://fradescarmelitas.org.br/25-08-santa-miriam-de-jesus-crucificado/
Catequese de São Cirilo de Jesusalém: Liturgia das Horas – Ordem da Bem-Aveturada Virgem Maria do Monte Carmelo.
As demais referências estão descritas no momento em que aparecem no texto.
Compartilhe
[supsystic-social-sharing id=’1′]