Olá Povo de Deus!
Sempre é um prazer estar com você nas edições do Homines Formatam. Desejamos que este projeto esteja contribuindo com as cinco dimensões da sua Liderança Inteligente.
Hoje, a Igreja Católica comemora a vida de um grande santo, São Francisco de Assis. Este homem ímpar foi de uma grandeza que pessoas de todos os credos se sentem tocadas pela sua forma de ver a vida. Inclusive o então Cardeal Bergoglio adotou o seu nome para o projeto do seu Papado, virando o nosso tão amado Papa Francisco.
Contudo, o que isso tem a ver com a sua vida enquanto Líder Inteligente?
Nossa reflexão estará baseada no Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9,57-62. Convido-lhe a acessar este trecho do Evangelho na sua Bíblia.
Procrastinação e determinada determinação
À medida que vamos tendo responsabilidades em nossa atuação, começamos a definir a prioridade e como resolver as demais necessidades.
Aliás, já nos lembra o filósofo Mário Sérgio Cortella que prioridade só tem uma. Caso você defina prioridades para o seu dia, então já não será mais.
Entretanto, por estarmos em um mundo dinâmico e mutável, temos a urgência em nos desenvolvermos, criar conexões, reaprender a aprender, criar conhecimentos e inovar.
Contudo, em virtude de tudo o que se apresenta no nosso cotidiano, nem sempre é fácil alterarmos um paradigma, a partir da mudança de um modelo mental.
Veja que no Evangelho, muitas pessoas procuravam Jesus para aprender com Ele e o próprio convidava para o discipulado.
Todavia, apesar de sabido que Aquele era o caminho, a solução para suas vidas, deixar a “família”, o “arado” ou os “bens materiais”, tornava-se menos atrativo o convite.
Procrastinação
A procrastinação é algo muito sério em nossas dias. Existem inúmeros estudos confirmando o quanto nos prejudicam e como nosso cérebro acaba entendendo que esta deve ser a resposta para determinados pensamentos.
Nas empresas, infelizmente, o ato de procrastinar já adentra a cultura organizacional.
Faça o seguinte teste para analisar se há indícios de procrastinação na sua vida:
- Quando há algo novo, por mais que se entenda que é necessário, deixa-se para uma análise mais adequada em um momento oportuno.
- Havendo necessidade de conversar com um membro do time em particular, tenta-se prorrogar ao máximo o encontro, na expectativa que o tempo resolva.
- Ao alcançar o objetivo da liderança, todas as ações de desenvolvimento pessoal ficam para “quando der para fazer”.
- No caso de rever os processos e resultados, espera-se para o período de planejamento estratégico ou reuniões para estes fins.
- Só há possibilidade de alçar voos maiores, quando o chão da vida estiver muito bem pavimentado.
- A empresa buscará rever suas formas de atuar e de entender o contexto, havendo extrema necessidade de mudança.
- Desenvolver a equipe é uma ação importante. Porém, deve ser aplicada dentro de um calendário específico e planejado.
Determinada determinação
Já comentamos sobre isso nas edições do Homines Formatam: A busca sábia e a insana pela perfeição do SER
Santa Teresa D’Ávila era mestra na determinada determinação. Sentia que para não procrastinar, precisava querer muito fazer algo.
Mas, por que Jesus não aceitou a todos que pediam para seguí-Lo?
Ele conhecia as pessoas. Sabia que seu projeto ambicioso não poderia ser atribuído a quem não tinha a “determinada determinação”.
Por quê?
Pense em grandes ideias e projetos que você e sua equipe já tiveram e fizeram. Todos tiveram êxito? Por quê? O que faltou?
Quando há algo para fazer, no momento em que se inicia, algumas pessoas se apaixonam pelo projeto e incentivam.
Contudo, depois de algum tempo, por ser paixão e não amor, vão desistindo ou não se empenhando tanto como antes.
Então, o que parecia ser algo extraordinário, aos poucos vai sendo deixado de lado, até que alguém decide por encerrar e dizer que não erra assim tão especial.
Pensando nestes momentos, é que criamos os Talk Shows da Conducere.
Utilizando esta metodologia ativa, ágil e dinâmica, vamos fornecer a você Líder Inteligente as ferramentas e as tecnologias para incentivar o time a ter a determinada determinação e não procrastinar mais.
Líder Inteligente: procrastinação ou determinada determinação?
O Líder Inteligente consegue discernir com sabedoria e competência o que é melhor para cada momento.
O Jocelito nos trouxe algumas informações sobre isso nestes artigos: Quem é o maior: o líder sábio ou o competente? e Ser Trend Leader, você já pensou nisso?
Você não pode e nem deve “abraçar o mundo”, mas também não se envolver com nada.
Uma das defesas contra essa atitude de procrastinar é ter a determinada determinação de saber delegar, como já comentamos em: Delegar é uma importante ação do Líder Inteligente!
Jesus nos diz que “quem põe a mão no arado e olha para trás não é digno do Reino do Céus”.
Quando você, Líder Inteligente, assume uma inovação, vá até o fim, não importando os percalços. Seja digno da confiança deste dom de conduzir pessoas e empresas.
Caso queira um apoio, conheça nosso programa de desenvolvimento de líderes – o Intelligent Leadership, que está descrito no artigo as cinco dimensões da liderança inteligente. Inicie sua formação conosco na primeira dimensão: Conhecer.
Além disso, podemos desenvolver o Conselho da Inteligência – o Intelligent Board. Quer saber mais sobre este produto? Fale conosco!
Caro Líder Inteligente, desejo que sua determinada determinação em levar a aprendizagem, o conhecimento e a inovação seja como a de são Francisco que colocou a mão no arado e não olhou mais para trás.
Com isso, influenciou a vida de tantas pessoas, tais como santa Clara, santa Teresa e o próprio Papa.
Que possamos nos ver em breve em um Talk Show ou mesmo no Intelligent Board.
Grande abraço e fique no amor de Deus!
Créditos
Texto: Valeska S. Fontana Salvador
Imagem em destaque no Blog: Freepik.com
Compartilhe
[supsystic-social-sharing id=’1′]