Naquele tempo:
Entrando em um barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade.
Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama.
Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico:
‘Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!’
Então alguns mestres da Lei pensaram:
‘Esse homem está blasfemando!’
Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse:
‘Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações?
O que é mais fácil, dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te e anda’?
Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, – disse, então, ao paralítico – ‘Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa.’
O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa.
Vendo isso, a multidão ficou com medo e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.
(Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 9, 1-8)
Zelo do líder, seguindo os passos de Jesus
O Evangelho de hoje inicia nos mostrando que Jesus estava em uma cidade e voltava para a sua, qual seja, Nazaré.
Caso recordemos algumas passagens que mencionam Jesus em Nazaré, lembramos que Ele não conseguiu fazer muita coisa. Pois as pessoas conheciam Ele e sua família, então não acreditavam que o filho de José e Maria podia ter algo de especial.
Aqui é um bom exemplo para analisar como o nosso prejulgamento atrapalha a abertura da nossa mente para conhecermos preciosidades que nos são apresentadas.
Mateus nos apresenta um milagre de cura. Contudo, muito além da melhora física, vamos há algumas reflexões desta passagem:
- Jesus só conseguia realizar um milagre, caso a pessoa tivesse fé e acreditasse de todo o coração: Perceba líder a importância do engajamento da equipe em uma tarefa. Por mais boas ideias que o líder possa ter, sozinho ele não conseguirá.
- Jesus se preocupava com as pessoas. Fazia curas nos sábados, tinha interesse pelo sofrimento delas, questionava a postura dos mestres da lei, entre outras atitudes: Perceba como inicia a dinâmica – ninguém vai até Jesus e pede que ele cure o paralítico. Jesus vê a fé daqueles homens e faz uma ação – coragem filho, teus pecados estão perdoados. O zelo do(a) líder é importantíssimo para a equipe. Ele(a) precisa estar interessado(a) e atento(a) às situações que envolvam sua equipe.
- Teus pecados estão perdoados e levanta a tua cama e anda: Os mestres da Lei estavam tão cegos de raiva pela atitude de Jesus que não se permitiram repensar suas verdades. Como eles não reconheciam Jesus como Deus, e somente Deus poderia perdoar os pecados, então aquele homem deveria calar-se. Eles até poderiam aceitar que Jesus curasse a dor física, mas não a emocional e espiritual: Veja líder, o quanto acreditar e incentivar as pessoas pode romper os limites e as barreira do possível. Quantas histórias de superação e transformação foram celebradas porque alguém acreditou. Seja você o(a) primeiro(a) a nunca desistir da sua equipe!
Convido-lhe a acompanhar o áudio para continuar nossa reflexão!
Fiquem na paz do Senhor!
Áudio para nossa meditação
[supsystic-social-sharing id=’1′]
Créditos
Texto e narração: Valeska S. Fontana Salvador
Evangelho: http://catolicoorante.com.br
Edição e mixagem: Conducere Atelier
Músicas: Comunidade Shalom