Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos.
Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas.
Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.
Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações.
Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer.
Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer.
Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.
O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão.
Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.
Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra.
Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.
(Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 10, 16-23)
Liderança inteligente e resiliente
Nos últimos dias estão refletindo junto com Jesus sobre sua ação de enviar os discípulos em missão. Ele já os preparou, ensinou os processos e metodologias e pediu que fossem sozinhos.
Caso você não tenha acompanhado as meditações anteriores, por gentileza acesse este link e as reveja.
Jesus tem ciência das dificuldades que eles irão passar e lhes dá novos conselhos: sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Não se preocupem com o que falar. Caso não tenham sucesso em uma cidade, partam para outra.
O que será que podemos abstrair destas palavras para a nossa realidade?
Trouxemos como título desta meditação “liderança inteligente e resiliente”. Perceba que apesar de muito comentado, o conceito resiliência é “furtado” da física. Há uma característica elástica em alguns corpos, que quando os deformamos, os mesmos voltam à sua forma original.
Buscamos em uma figura de linguagem, dizer que quando o líder consegue ser “deformado” pelas situações diárias, mas não perder sua visão, competências e equilíbrio, além de fornecer respostas e ações para as adversidades, este é um líder resiliente.
Você há de concordar que esta virtude, querendo nós ou não, acaba se moldando em nosso comportamento, em resposta à dinâmica do mercado corporativo.
Prudência, simplicidade, inteligência e resiliência
Outro ponto que gostaria que refletisse é a prudência das serpentes e a simplicidade das pombas.
As serpentes sempre foram vistas como um dos mais astutos dos animais. Tanto, que a mesma foi escolhida para enganar o coração de Eva e Adão e os mesmos perderem o Paraíso.
Bem, ocorre que a inteligência destes répteis faz com que os mesmos já hajam certeiramente. Eles não desperdiçam energias “a toa”. Atacam com cautela e calculando um percentual satisfatório de vitória.
Já as pombas são criaturas sem muitos adornos e complexidade. A pomba aparece nas histórias da Bíblia como portadora de boas notícias: traz o ramo de oliveira em sua boca avisando a Noé que havia terra seca. Além disso, o Espírito Santo é representado por uma pomba.
Jesus os ensina líderes, que dificuldades, pessoas que sejam lobos em forma de cordeiros e adversidades sempre existirão. Contudo, precisamos ser prudentes, simples, inteligentes e resilientes. Pedir que o Espírito Santo nos ajude nestes momentos de provação e que possamos frear nossos impulsos e pensar antes de agir.
Quando fazemos a coisa certa, para com nossos pares e equipe, Deus sempre estará conosco nos mostrando os caminhos para trilhar. Ao aparecer espinhos e perigos, temos o apoio dos conselhos de Jesus e das pessoas que estão à nossa volta torcendo sempre em nosso favor.
Que possamos ouvir mais os Conselhos do Senhor e não ser tão impetuosos!
Fiquem com Deus e até breve!
[supsystic-social-sharing id=’1′]
Créditos
Texto: Valeska S. Fontana Salvador
Evangelho: catolicoorante.com.br