Olá Pessoal!
Hoje, nossa meditação vai se concentrar, em linhas gerais, numa carta de orientação e exortação de Paulo a uma Comunidade de Cristãos, que ele ajudou a criar em Corinto.
Esta cidade ficava muito próxima a Atenas, capital da Grécia e por muitos considerada a capital intelectual do mundo antigo, naturalmente em função das suas gerações de filósofos.
Paulo, sem dúvida, um líder espiritual e exemplo de vida para a Comunidade dos Coríntios, retrata, na sua segunda carta direcionada a esta comunidade, o seguinte:
Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angústia;
postos entre os maiores apuros, mas sem perder a esperança;
perseguidos, mas não desamparados;
derrubados, mas não aniquilados;
por toda a parte e sempre levamos em nós os sofrimentos mortais de Jesus, para que também a vida de Jesus seja
manifestada em nossos corpos.”
(2Cor 4,8-10)
Caríssimas Pessoas, vocês que têm a missão diária de conduzir, orientar, guiar outras pessoas, certamente também já vivenciaram ou estão vivenciando situações como Paulo destaca hoje, também para nós, não é mesmo?
Parece-me que toda situação, por mais complicada que seja, será muito mais facilmente superada, e de forma inteligente, quando temos clareza de onde está ancorada a nossa fé, os nossos propósitos, os nossos princípios, os nossos valores.
Não estou dizendo que necessariamente vocês precisam ser cristãos, o próprio Cristo não obrigou ninguém a segui-Lo. Muito embora, quem é cristão, de verdade, sabe muito bem onde está ancorada a sua fé e a sua esperança.
Assim, o que nós da Conducere desejamos que vocês possam refletir e aprofundar hoje é:
Em que valores, princípios, pessoas estou colocando a minha fé, minha esperança, meus propósitos de vida e carreira?
Tenho eu propósitos de vida claros?
Tenho convicção dos meus valores e princípios, enquanto líder e ser humano?
Como meus propósitos e convicções tem impactado, ou não, na forma como exerço a minha liderança?
Tenho eu uma identidade clara, que não é afetada com o vento dos mercados ou das alterações corporativas, que inevitavelmente acontecem?
Tenho auxiliado as pessoas da minha equipe, que estão passando por momentos de angústia, a conseguirem analisar as alternativas possíveis para a situação vivida?
Lembro-lhes que o permanecer constantemente na nossa zona de conforto também não é nada salutar.
Há um princípio na gestão do conhecimento, trazido por Nonaka e Takeuchi, na sua teoria de criação do conhecimento organizacional, que diz um dos fatores para que se crie novos conhecimentos, e por consequência gere-se inovação, é a flutuação e o caos criativo.
Isso quer dizer que, momentos de crise e de reflexão profunda da nossa forma de ver o mundo e fazer as coisas, são imprescindíveis para que se tenha sucesso pessoal e profissional.
Por gentileza, pensem nisso, com muita calma e tranquilidade, e não queiram encontrar as verdades absolutas da noite para o dia.
Deus lhes abençoe sempre e lhes mantenham em Paz!
Áudio para nossa meditação
Créditos
Texto e narração: Jocelito André Salvador
Evangelho: http://catolicoorante.com.br/
Edição e mixagem: Conducere Atelier
Músicas: Comunidade Shalom