Dia Mundial do Diabetes: a Conducere apoia esta ideia

Atualmente, a Diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis com elevada prevalência e incidência crescente. Atinge já cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo e continua a aumentar em todos os países, estimando-se que em 2040 haja um aumento para 642 milhões de pessoas atingidas pela doença. À nossa escala, Portugal posiciona-se entre os países europeus que registam uma das mais elevadas taxas de prevalência da Diabetes a qual foi estimada em 13,3% da população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos, o que corresponde a mais de um milhão de indivíduos, de acordo com os últimos dados do Observatório Nacional da Diabetes.

Fonte: Google Imagens

O Dia 14 de Novembro existe por causa de todas estas pessoas com diabetes e para travar o crescimento imparável da pandemia de Diabetes.

Desde 1991 que no dia 14 de Novembro é celebrado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF: International Diabetes Federation) e pela Organização Mundial de Saúde como dia Mundial de Diabetes. O objetivo deste dia é chamar a atenção dos cidadãos e governantes para a problemática da Diabetes.

Esta data foi escolhida por ser o aniversário de Frederick Banting, o médico Canadiano que juntamente com o seu colega, Charles Best, conduziu as experiências que levaram à descoberta da Insulina em 1921.

A Diabetes em Portugal e no mundo

Em 2007 esta data ganhou especial relevo. No ano prévio as Nações Unidas reconheceram através da resolução 61/225 que a prevalência galopante de diabetes em todo o mundo constituía uma ameaça severa para as famílias, estados membros e para todo o mundo. Por isso, o dia 14 de Novembro passou a ser considerado um Dia das Nações Unidas a ser observado todos os anos a partir de 2007.

O símbolo do Dia Mundial da Diabetes é um círculo azul desde 2007, ano em que se torna um Dia das Nações Unidas. O círculo representa a união e é um símbolo universal de Vida e Saúde. O Azul representa a cor do céu que une todas as nações da Terra e é também a cor da bandeira das Nações Unidas. O símbolo do círculo azul representa a unidade necessária da comunidade Global para responder à ameaça da pandemia de Diabetes.

A campanha do Dia Mundial da Diabetes é liderada pela IDF e é imbuída de uma temática multianual.

Portugal foi um dos 5 países que apadrinhou a resolução 61/225 das Nações Unidas (os outros países foram Áustria, Geórgia, Malta e Ucrânia) e, posteriormente, votou a favor. Em Portugal, desde 2007, o Dia Mundial da Diabetes é assinalado por diversas iniciativas sendo o evento central o Fórum Nacional da Diabetes, uma reunião multidisciplinar dirigida a pessoas com diabetes, familiares e profissionais de saúde.

Para mais informação acerca do Dia Mundial da Diabetes visite o sítio da internet da IDF: www.idf.org/worlddiabetesday

Para ler (em inglês) a resolução 61/225 (Dezembro de 2006) das Nações Unidas referente ao Dia Mundial da Diabetes, clique aqui.

Referências:

Dados IDF  – Ammual Report 2015, 7th edition

Diabetes: Factos e Números – O Ano de 2015 − Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes 12/2016 Sociedade Portuguesa de Diabetologia

DIAB-1101272-0109  10/2017

Fonte do texto: CONTROLAR A DIABETES. Disponível em: https://controlaradiabetes.pt/eventos/dia-mundial-da-diabetes-14-de-novembro. Acesso em: 14 nov. 2018.

Imagens: Google Imagens.