O alicerce é um dos principais itens de qualquer construção. É ele quem fornece as bases e fundamentos para suportar todo o peso que está por vir. Quando esta estrutura não é realizada de acordo, grandes catástrofes são eminentes. Mirando no mundo dinâmico dos negócios, como será que deve ser o alicerce de uma Smart Company?
Olá Povo de Deus!
Sempre é um grande prazer estar nas edições do Homines Formatam. Parece que foi ontem que o Jocelito André Salvador, em uma reunião semanal trouxe-nos esta ideia. Já se passaram seis meses, desde então.
Almejamos muito que estas reflexões, para Líderes Inteligentes, estejam contribuindo, e muito, com os seus planejamentos e tomadas de decisões diários.
Hoje, vamos conversar sobre alicerce, ou seja, os fundamentos de um projeto. Esta palavra está presente em todas as ações da Conducere.
Afinal, não há como falarmos em inovação, aprendizagem, criação e promoção do conhecimento, sem mexer no alicerce, isto é, nas bases da organização.
O texto que nos serve de alicerce é do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 7,21.24-27. Sendo possível, leia essa passagem diretamente de sua Bíblia, ou seja, diretamente da Fonte.
Alicerce de uma Smart Company
Qual é o fundamento que sustenta a sua organização?
Há alguns anos, publiquei a seguinte frase:
Constituir uma empresa é dar corpo e alma para um sonho!
Lembro-me que ela causou um certo impacto, pois anos mais tarde a encontrei em vários sites diferentes na web. Desde infográficos no Pinterest a sites de desenvolvimento de camisetas.
Quando nasce uma empresa, todas as energias, convicções e princípios de quem a constituiu estão escritas no DNA desta organização.
Como o DNA é uma dupla hélice, então, além de estar na mente e coração de quem a desenhou, também estará presente no dia-a-dia de quem a nutre e faz crescer.
Aliás, bem nos lembrou o Jocelito, em sua edição de ontem do Homines Formatam, 2018, tempo de estarmos atentos e prontos paras as mudanças em curso, estamos em um tempo muito propício a pensarmos e refletirmos sobre o alicerce que sustenta a nossa empresa.
Você pode escolher se deseja alicerçar a sua empresa sobre a aprendizagem, a inovação, o conhecimento, o que certamente irá lhe trazer resultados a curto, médio e longo prazos.
Jesus nos ajuda muito nesta tarefa! Veja o que ele diz:
24 Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha.
25 Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha.
26 Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.
27 Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!’
Isso quer dizer, que independentemente se sua organização é pautada pela ética ou não, poderá sofrer com as intempéries do mundo corporativo. Entretanto, dependendo do solo em que firmou o seu negócio, as consequências serão mais ou menos danosas.
Estruturando o alicerce da sua Smart Company
Estava lendo uma entrevista que Noam Chomsky concedeu a Revista Galileu, e uma citação dele que me chamou bastante a atenção foi:
Pessoas como Rousseau e Humboldt notaram que uma das propriedades principais da linguagem é a capacidade criativa dos humanos de constantemente desenvolver e expressar novos pensamentos.
Caso você queira ler toda a entrevista, por gentileza, acesse aqui!
Imediatamente identifiquei nas palavras de Chomsky o nosso Colloquium Corporativo.
A ideia central do Colloquium é oportunizar às empresas, que são Smart Companies, construirem um ambiente criativo e colaborativo, que incentive o pensar.
Parece um absurdo criar um espaço para pensar. Afinal, esta é uma das capacidades inerentes ao ser humano, que nos distingue de outros animais.
Contudo, como já nos trazia o Jocelito no seu post Permita-se parar para pensar, refletir para manter a inovação! , estamos esquecendo o quanto parar, refletir e pensar é importante para o desenvolvimento sustentável das organizações, pessoas e sociedade.
Como já escrevemos em outros momentos, tudo isso que dizemos faz sentido para Líderes Inteligentes e Smart Companies. Estas empresas e pessoas, como você que nos brinda com sua leitura, sabem que o diferencial são:
- o ser humano;
- a tecnologia como meio para a inovação e,
- a inteligência que permeia a organização.
Caso o alicerce da empresa esteja fundamentado em outras áreas como:
- o lucro acima de qualquer coisa,
- o imediatismo e o oportunismo,
- a tecnologia como início e fim, e;
- as pessoas como meras ferramentas.
Certamente, este discurso não fará qualquer sentido.
O alicerce: empresas humanas, inteligentes e inovadoras
Caso você, Líder Inteligente, não tenha tido a oportunidade de conhecer nossa missão e propósito, convido-lhe a acessar estas três páginas:
A sua empresa inteligente e humana, este é o nosso propósito!
Nossa missão: sua empresa inteligente, humana e inovadora
Ecossistemas de inovação, isso é o que desejamos para as organizações!
Empresas que possuem este alicerce, no momento de crise, de caos e de turbulência, encontram a resiliência, criatividade e dinâmica necessárias para a inovação e a evolução contínua.
Estas organizações não se deixam levar por modismos e programas que não estejam cimentados em suas objetivos estratégicos.
Conversamos sobre isso em nosso talk show: Smart Company: porque você precisa ter uma!
Além disso, temos várias possibilidades de lhe apoiar na estrutura de uma empresa mais inteligente, humana e inovadora, com nosso Smart Business HUB.
Como diz inicialmente, estamos em tempo muito propício a analisar o nosso target e arrumar a rota.
O Advento, nos prepara e oportuniza esta reflexão.
Repense suas estratégias, planos e objetivos para 2018.
Nós podemos e queremos lhe ajudar a se transformar ainda mais!
Fique na paz e no amor de Deus, de Maria e José!
Créditos
Texto: Valeska Schwanke Fontana Salvador
Imagem em destaque no Blog: Freepik.com
Compartilhe
[supsystic-social-sharing id=’1′]