Acredite no seu planejamento, Líder Inteligente! Afinal, você tem ciência de todos os seus passos até este momento. Porém, não se esqueça de ter fé e força para concretizá-lo!
Olá Líder Inteligente!
Sempre é um prazer estar com você neste espaço do Homines Formatam!
Vamos conversar hoje sobre suas perspectivas para este ano?
O tema planejamento já esteve presente em outras reflexões no ano de 2017, como por exemplo, no artigo Planejamento estratégico: ferramenta para o Líder Inteligente
Todavia, nada melhor do que iniciar este ano com este assunto, concorda?
Ontem, o Jocelito André Salvador nos trouxe uma reflexão muito interessante no seu escrito: Sabedoria que ilumina a liderança inteligente, humana e inovadora!
Falar de planejamento é dar sequência à capacidade de nos tornarmos mais sábios.
Acredito nisso, pois ao analisar nossas prospecções, o seu resultado e como contribuímos positivamente no ecossistema empresarial, deixamos de cometer erros desnecessários.
Assim, a liturgia de hoje nos fornece conselhos preciosíssimos sobre a importância de nos planejarmos.
Convido-lhe a refletirmos juntos!
Acredite no seu planejamento
Na oração do dia, o sacerdote pede ao Senhor que,
…dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força para cumpri-los”.
Como podemos saber quais são os nossos deveres se não pararmos por um instante, traçarmos uma rota imaginária em nossas mentes e definir a prioridade para atingirmos a mesma?
No Evangelho segundo Marcos 1, 40-45, um leproso se aproxima de Jesus e diz a Ele:
Se queres pode limpar-me”.
Imagine todo o planejamento que este homem teve e como acreditou que era possível chegar até Jesus e conversar com Ele. Certamente não foi mera força do acaso. O leproso pesquisou, seguiu Jesus e esperou uma oportunidade de estar sozinho com Ele.
Assim, certamente a liderança inteligente, humana e inovadora também planeja e acredita neste plano que constrói.
No nosso programa de formação Intelligent Leadership, há ferramentas, trilhas e rotas que possibilitam aos líderes pensarem de forma sistêmica e estratégica todos os pontos da cadeia de valores.
Com isso, o planejamento torna-se mais real e implementado de uma maneira mais assertiva.
Inclusive um dos pontos nevrálgicos dessa formação é a “exigência” da construção de um projeto e seu plano de ação.
Por quê?
Apesar de estarmos interagindo e engajando adultos, faz-se necessário o comprometimento pessoal com suas metas, desejos e aspirações.
Do contrário, no menor sinal de dificuldades, todo o planejamento será comprometido e deixado para um segundo ou terceiro momento.
Tenha fé e coragem para realizar o seu planejamento!
Quando desejamos mudar algo, o mundo exige de nós uma força e uma coragem que dependendo do quanto estamos convictos, podemos deixar para um segundo momento.
Isso ocorre, pela lei da inércia, pelo status quo, ou simplesmente pelo medo do desconhecido e de falharmos.
Cada novo projeto é um pedacinho da nossa vida, do nosso precioso e escasso tempo e que foi traçado em nossas próprias mentes e corações.
Por isso, deixamos um pouco de nós em cada escolha de ação, em cada perspectiva ou métrica.
Então, imaginar que talvez não dará certo, é assustador! Porém, ao mesmo tempo, incentiva-nos a tentarmos sair de nós mesmos, ligar-nos mais ao transcendente e insistir na colaboração com o outro.
Pedro (1Pd 1,6), em sua carta nos apoia a não desistirmos:
Isto é motivo de alegria para vós, embora seja necessário que agora fiqueis por algum tempo aflitos, por causa de várias provações.”
Dicas para seu planejamento e para realizar o mesmo
Tendo a ciência que Deus não nos inspira sem dar as ferramentas que precisamos, acredite em todo o seu potencial. Entretanto, não esqueça:
- Procure sempre estar capacitado(a) adequadamente às suas motivações. Não é possível alçar voos maiores sem fortalecer as asas com a rigidez do vento.
2. Seja a sua melhor versão a cada dia. Não seja hipócrita ou viva uma vida que não é sua. No momento das entregas, talvez não seja possível mensurar com a veracidade necessária.
3. Acredite no seu potencial e no dos que estão a sua volta. Você precisará de todo o apoio quando os ventos da mudança começarem a soprar em suas velas.
4. Lembre-se, aliados fiéis são joias raras que devem ser guardadas em um grande baú de tesouros. Você não precisa de ser o(a) líder mais amado(a). Porém, aquele(a) que faz a diferença.
5. Seja um(a) eterno(a) aprendiz de si mesmo e dos outros. Esteja sempre aberto(a) para o novo e inove quando for possível e apropriado.
Conte sempre conosco e tenha um ano repleto de realizações!
Fica no amor de Deus, de Maria e de José!
Créditos
Texto: Valeska S. Fontana Salvador
Imagem em destaque no Blog: Freepik.com