Desenvolver pessoas (lideranças e times) para uma empresa inteligente e humana. Esta é a nossa ideia! Ter uma empresa inovadora, apoiada em pessoas e na tecnologia.
Este é o propósito que estabelecemos aqui na Conducere, visto que não basta termos empresas inteligentes ou humanas. Faz-se necessário empresas inteligentes E humanas, ao mesmo tempo.
O que é uma empresa inteligente e humana?
Antes de responder tal questão, vale destacar que esta é a posição da Conducere e dos seus dirigentes, com base em suas crenças e competências desenvolvidas ao longo do tempo.
Naturalmente, não quer dizer que não haverá opiniões divergentes, o que nos parece absolutamente normal quando tratamos com seres inteligentes, como os humanos.
Pois bem, feita esta consideração inicial, vamos responder aqui qual é a nossa visão em relação a uma empresa inteligente e humana.
Empresa inteligente
A empresa inteligente é aquela que consegue administrar o conhecimento nela criado e propagado, de forma eficaz. Então, a partir desta administração eficaz, gera-se inovação de forma muito natural. A inovação faz parte da sua cultura, não precisa ser um programa exclusivo.
Então você vai perguntar: o que vocês entendem por administrar o conhecimento organizacional?
Convido-lhe a conhecer como pensamos a administração do conhecimento e a inovação contínua e sustentável.
Empresa humana
E quanto à empresa humana?
Quem sabe você já tenha encontrado conceitos no mundo corporativo ou acadêmico com relação ao que é ser uma empresa humana.
Normalmente, o que se vê é uma alusão à Capital Humano, ou seja, o recurso humano utilizado como o novo capital da Era do Conhecimento.
Todavia, no nosso entendimento, a empresa humana é aquela que valoriza o ser humano de forma integral, sistêmica.
O que isso quer dizer?
A empresa humana tem dirigentes que conseguem avaliar que o Ser Humano não é simplesmente um recurso. O humano é alguém insubstituível, independentemente do uso de tecnologias inovadoras, como a IA (Inteligência Artificial), por exemplo.
Assim, que fique claro que não somos contra o uso de tecnologia inovadoras. Muito antes pelo contrário, incentivamos a sua adoção.
A grande questão é: como conciliar da forma mais inteligente e sustentável possível a união entre o ser humano e a tecnologia. Neste sentido, também é que se destaca a inteligência corporativa.
Empresa inteligente e humana apoiada por tecnologia
A tecnologia é uma forte aliada para a concretização e evolução da empresa inteligente e humana.
Não podemos imaginar que seja possível a criação e promoção do conhecimento, o ecossistema de aprendizagem e a inovação, sem a sustentação tecnológica.
Essas tecnologias podem vir sob o aspecto de ferramentas e metodologias, que aplicadas no contexto propício, resultam para a empresa inovações contínuas e sustentáveis.
Atualmente, temos disponíveis inúmeras possibilidades de aplicações tecnológicas, sejam estas ativas e/ou passivas.
Caso queira saber mais sobre as tecnologias ativas e passivas, por gentileza, acesse:
Conducere Entrevista: tecnologias ativas e passivas
Uma inovação necessariamente torna outra obsoleta?!.
Apesar de termos um vasto “à la carte” de opções, o planejamento é o passo inicial para entendermos o propósito da aplicação e dos resultados esperados.
Empresas inteligentes e humanas compreendem e utilizam a tecnologia como um meio, jamais como o fim, para à inovação permanente.
Mas, afinal qual a relevância do ser humano nas organizações?
Em primeiro lugar, é preciso dizer que , aqui na Conducere, concordamos com a Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional, de Nonaka e Takeuchi, a qual afirma:
Assim, considerando que indivíduos são apenas os seres humanos, logo, somente seres humanos podem criar conhecimento. O que não se confunde com inteligência artificial. A ênfase aqui está na capacidade criativa, nata do ser humano, que envolve, de forma simplificada, inteligências múltiplas, dentre elas a inteligência emocional.
E o que é o ser humano?
Importante é ir além deste fato da criação do conhecimento. Temos uma visão cristã de mundo e por isso concordamos com o salmista que diz:
Parece-nos claro que, muito além de um “recurso humano” o ser humano, em si, é de uma dignidade incrível. Não querendo dizer com isso, que ele é senhor e dono da natureza, visto que o humano deve buscar a harmonia com o meio ambiente.
Empresa inteligente e humana é aquela que aprende
Relevante também é dizer que dentre os nossos referenciais teóricos também está a obra de Peter Senge, que destaca as Learning Organizations (Organizações que Aprendem).
Patrícia Souto, 2013, em sua obra sobre Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional nos traz:
Assim, não há que se falar em empresa inteligente e humana se ela não é uma learning organization.
Vamos nos ater aqui, mais especificamente, ao que Senge destaca como a disciplina da Aprendizagem em Equipe.
Para este autor a aprendizagem em equipe é o processo de alinhamento e desenvolvimento da capacidade da equipe de criar resultados que sejam relevantes para todos os envolvidos.
A aprendizagem para o ecossistema organizacional é tão importante que deveria ser um dos primeiros tópicos de qualquer planejamento estratégico.
Recorrendo às palavras da autora Patrícia Souto:
Dimensões críticas da aprendizagem em equipe
Vale ressaltar também que, segundo Senge, a aprendizagem em equipe, aqui no contexto de uma empresa inteligente e humana, tem três dimensões críticas.
Não esqueçamos que aprender são experiências que geram novos comportamentos e práticas.
1.Necessidade de se pensar reflexivamente sobre assuntos complexos. A questão é: as equipes necessitam aprender como utilizar o potencial de muitas mentes a fim de serem mais inteligentes do que uma única mente.
Com relação a esta necessidade recomendamos que você possa avaliar este artigo: Permita-se parar para pensar, refletir para manter a inovação!
Além do que, criamos a figura do Colloquium Corporativo, exatamente pensando em unir várias mentes criativas para formar a empresa inteligente e humana.
2. Necessidade de uma ação inovadora e coordenada. As equipes de destaque criam um relacionamento onde há uma confiança operacional. Isso quer dizer que cada um sabe o seu papel no time e tem uma visão sistêmica e estratégica do todo.
Para abarcar tal necessidade foi que criamos o Intelligent Team.
3. Existe o papel dos membros da equipe em outras equipes. Uma equipe que aprende estimula continuamente outras equipes, através da disseminação de práticas e habilidades já desenvolvidas por ela.
Foi pensando nesta demanda que criamos a figura do conselho de inteligência, o nosso Intelligent Board.
Pois bem, agora, vamos criar um projeto para a sua empresa ser ainda mais inteligente e humana?
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)