Inquietude do líder para o desenvolvimento do todo

O líder inquieto e a busca pelo melhor

A inquietude do líder é uma comprovação da sua busca pelo que há de melhor para todos. Não se satisfazer com o médio é orientar-se para o verdadeiro.

A Paz de Jesus, Líderes Inteligentes!

Você já teve aquela inquietude no coração? Aquela sensação de que precisa ir mais longe para o encontrar o que tanto procura?

Caso fizesse uma reflexão sobre sua vida até este momento, quais caminhos foram necessários serem trilhados para que chegasse onde está?

Nestes meses de Homines Formatam, já descobrimos juntos muitas qualidades e necessidades no perfil do líder inteligente.

Você se recorda que tratamos a liderança como um dom? Isso quer dizer que, o líder genuíno, influencia a vida de todos, mesmo que de maneira inconsciente.

A inquietude pessoal e a busca do líder

A Liturgia Diária nos convida hoje a meditarmos sobre o Evangelho segundo Mateus 15, 21-28.

Neste Evangelho, a comunidade mateana nos conta a história da mulher cananéia. Os cananeus eram pagãos, ou seja, “inimigos” dos judeus.

Essa mulher tinha uma filha doente e implora a Jesus que tenha piedade dela e a ajude. É interessante que nesta narrativa, Mateus nos presenteia com os seguintes detalhes: a mulher se aproxima gritando, reconhece Jesus como Senhor e Messias – Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim!

Apesar do aparente descaso de Jesus frente ao sofrimento da mulher, ela insiste no pedido, e de uma forma muito inteligente, consegue os “favores” do Senhor.

O líder deve ter em si essa esperteza e perspicácia no debate, no expor suas ideias e argumentos por um bem maior.

Você, Líder Inteligente, já passou por alguma dessas situações:

  1. Ver que a equipe necessita de uma formação imediata, mas a empresa de todo modo nega.
  2. Desenhar um projeto que inovaria uma sequencia de processos, gerando economia em diversos sentidos para a empresa; Contudo, ninguém querer comprar a sua ideia para não sair da sua zona de conforto.
  3. Estudar os mínimos detalhes uma solicitação e saber que não é a adequada, mas vir uma ordem de “cima” para a efetiva implantação.
  4. Sofrer algum tipo de preconceito: idade, cor, gênero, crença, e por isso não receber aquela merecida promoção?

Qual foi  a sua atitude perante estas dificuldades?

Edith Stein, uma líder que não sossegou na sua busca, até que encontrou a verdade

Hoje a Igreja, e em especial a Ordem Carmelita, comemora a memória de Edith Stein, também conhecida como Santa Teresa Benedita da Cruz.

Nascida em 12 de Outubro de 1891 em uma família judia, desde cedo demonstrou interesse pelos estudos. Durante sua adolescência, teve uma “crise existencial” e se afastou da religião judaica.

Começou uma busca pela inquietude da sua alma e acabou por tentar apoio na filosofia.

Um dia, encontrou o Livro da Vida de Santa Teresa de Jesus, e proclamou “Esta é a verdade”. Converteu-se católica, batizada em 1922, contra toda a sua família. Entrou para o Carmelo em 15 de Outubro de 1933, recebendo o nome de Santa Teresa Benedita da Cruz. Presa pelas tropas da SS de Hitler em 1940 é conduzida aos campos de concentração, onde imagina-se tenha sido morta nas câmaras de gás de Auschwitz em 09 de Agosto de 1942.

Santa Benedita da Cruz encontrou a paz e a verdade que tanto buscava em Cristo e na sua Cruz. É dela a célebre frase:

Edith Stein

Que Santa Benedita da Cruz lhe inspire, líder inteligente, a buscar sempre a verdade e a contagiar os que estão ao seu lado com a paciência, bondade, inteligência e zelo.

Fiquem no amor de Deus!

[supsystic-social-sharing id=’1′]

Créditos

Texto: Valeska S. Fontana Salvador

Referências sobre Edith Stein – Santa Teresa Benedita da Cruz

OCDS Província Nossa Senhora do Carmo: https://ocdsprovincianossasenhoradocarmo.com/2017/08/09/santa-teresa-benedita-da-cruz/

OCDS Província São José: http://ocdsprovinciasaojose.blogspot.com.br/

OCDS Comunidade Santa Teresa: https://santateresacomunidade.blogspot.com.br/

Imagem de Santa Teresa Benedita da Cruz: Google Imagens

Imagem destacada no Blog: Freepik.com