Que tipo de líder você é e como é a sua liderança?6 min read

Existem várias formas de fazer com que os outros entreguem aquilo que se deseja. Cada pessoa traz em si um tipo de líder. Escolher a maneira certa de conduzir é uma importante decisão na vida da liderança.

Você sabe qual é o seu tipo de líder?

Qual é o seu tipo de líder?

Olá Povo de Deus!

Sempre é um prazer estar com você nestes espaços do Homines Formatam!

Na edição de ontem, o Jocelito André Salvador nos agraciou com uma reflexão sobre a plenitude do ser humano. Hoje, gostaria de sua atenção para pensar sobre o tipo de líder que cada um de nós somos.

Convido-lhe a ler o trecho do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 11,11-15, que embasará esta postagem.

Além disso, gostaria de esclarecer que a intenção deste escrito não é de tipificar a liderança. Outrossim, de evidenciar caminhos e escolhas possíveis, para a nossa atuação.

O tipo de líder e sua relação com a entrega da equipe

tipo de líder e sua liderança

Google Imagens

Não querendo ser repetitiva, mas aconselho a leitura no artigo do Jocelito: Ser Humano em plenitude, antes de ser Líder Inteligente!

Enfatizo isso, pois, apesar de óbvio, nunca podemos esquecer de que antes de sermos líderes somos seres humanos.

Neste post sobre o elemento humano dizia que uma das coisas que nos difere é a nossa capacidade de termos compaixão. Sendo que a compaixão é o entendimento da necessidade do outro e a busca em resolvê-la.

Escolha o seu tipo de líderMuitas pessoas tornam-se ou são escolhidas para serem líderes. Não sei qual das duas situações é a sua. Contudo, o que realmente importa é a maneira como exercemos e construímos a nossa liderança.

Não existe liderança sem o envolvimento das pessoas. Há aqueles que exercem e a aqueles que são impactados.

O tipo de líder e a forma de liderar interfere diretamente na entrega que sua equipe terá.

Quando falamos em Liderança Inteligente e Times Inteligentes quer dizer que há a exigência de uma visão sistêmica e uniforme, intimamente relacionadas nestes grupos.

Destaco isso, pois só será possível o atendimento aos objetivos estratégicos e à inovação, quando o diálogo tiver um campo fértil entre os atores envolvidos.

O que o tipo de líder tem haver com a inovação?

Temos conversado bastante nos nossos artigos sobre a importância da organização tornar-se um verdadeiro ecossistema propício à inovação natural, contínua e sustentável.

Caso queira saber mais sobre isso veja: Ecossistemas de inovação, isso é o que desejamos para as organizações!

Tipo de líder e sua interação no ecossistema

Quando há de fato um ambiente propício para a dialética, a colaboração, a criatividade e a mudança de modelos mentais, a possibilidade da empresa tornar-se inovadora é latente.

Gostaria de dividir com você duas abordagens sobre a inovação:

1 – Entendimento de inovação:

Inovação não uma simples ação, mas um processo total de inter-relações com sub processos. Não é somente a concepção de uma nova ideia, nem a invenção de um novo dispositivo, nem o desenvolvimento de uma nova marca. O processo está em todas estas coisas, atuando de forma integrada.” (MEYERS E MARQUIS, (1969), citada por Gilliard (s.d.)) .

2 – Reconhecimento de inovação:

A inovação está onde há valor percebido pelas pessoas.” (PINHEIRO E ALT, 2011).

Pode parecer que a pergunta não está respondida. Contudo, pense e reflita: como será possível perceber valor ou compreender o negócio da organização, seu ecossistema, com um líder autoritário ou que não tenha engajamento com a organização?

Recentemente, li um artigo na Harvard Business Review sobre a urgência de se ter e se desenvolver continuamente os gerentes médios nas empresas. Hoje, vi pelas redes sociais que a outra instituição de renome também está trazendo este tema para discussão.

Qual é o seu tipo de líder

Google Imagens

Os gerentes médios, ou middle managers, são aqueles que conseguem fazer a ligação entre o board da empresa e a equipe. Acabam necessitando de competências estratégicas, táticas e operacionais, pois permeiam por toda a organização.

Contudo, em função, novamente, da falta de visão sistêmica e de não transformar a organização em um ambiente de aprendizagem, investiu-se tanto nos pormenores que o todo, sistema, foi deixado em segundo plano.

Fomentando o espaço para a discussão 

Todos nós sabemos o tipo de líder que é Jesus.

No trecho do Evangelho citado, Ele inova o pensamento de sua equipe sugerindo que cada um reconheça o seu real valor, faça a sua parte e contribua para o sucesso do empreendimento com um todo.

Apesar de estarmos, atualmente, amplamente conectados, com informação facilitada e abundante, o ser humano abdicou de necessidades extraordinárias de evolução: conversar, refletir, pensar, analisar e inovar.

Conheça o Colloquium Corporativo da ConducerePor isso mesmo, no nosso Colloquium fomentamos a criação de um ambiente inovador e estratégico, onde as pessoas conseguem perceber os elos frágeis ou esquecidos e os organiza novamente em processos e reconhecimento de valor do time.

O tipo de líder, que pode ser considerado Inteligente, que percebe o ser humano como diferencial, a tecnologia como apoio e o conhecimento como sustentação, é capaz de identificar as prioridades para o atingimento dos propósitos do ecossistema organizacional.

Além disso, esse tipo de líder, cria um verdadeiro hiperlink entre estratégias, objetivos, inovação e reconhecimento das pessoas.

Em um mundo dinâmico e complexo como o nosso, o tipo de líder que conduz as organizações, definirá a sustentabilidade e perenidade das mesmas, ou não.

Um tipo de líder muito especial: São João da Cruz

Hoje celebramos um tipo de líder muito especial, “pai e mestre espiritual do Carmelo Teresiano, doutor da vida cristã no seu dinamismo teologal, cantor da formosura de Deus e da beleza da criação.” (Liturgia das Horas, Ordem da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, pg.333).

Suas obras nos ensinam sobre o amor e o despojar-se de nós mesmos. Uma de suas frases diz:

Renuncie aos desejos e encontrará o que o seu coração deseja.”

São João da Cruz, exerce grande influência no nosso programa de desenvolvimento de líderes – Intelligent Leadership, vale conferir:

Intelligent Leadership - aprofunde o seu tipo de líder

Fiquemos todos no amor de Deus, de Maria e José!

Créditos

Texto: Valeska S. Fontana Salvador

Imagem em destaque no post: Freepik.com

Compartilhe

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

Você, como Líder, está pautado pela ética, pelos v... Olá Caríssimos(as) Líderes do Século XXI! Novamente temos a oportunidade de trocarmos informações através deste canal, o qual, sinceramente, e...
Uma vida com propósito: desafios e oportunidades c... Viver uma vida com propósito parece ser a missão de muitas pessoas nos nossos dias. Não parece à toa, em tempos onde os excessos, de informação, de mu...
Tristeza e desconfiança, algo que contamina a noss... Eu particularmente conheci vários casos de pessoas, líderes, que cultivam, quase que com prazer, um sentimento de tristeza e desconfiança. Com certo p...