Este é o seu tempo favorável, Líder Inteligente!6 min read

Estamos iniciando um tempo favorável que nos convida a refletirmos sobre como está a nossa existência. Este tempo favorável, para nós cristãos, chama-se Quaresma. O período de quarenta dias que antecede a Páscoa de nosso Senhor Jesus. Como podemos aproveitar este tempo favorável e re-olhar, repensar e rever nossas práticas de liderança?

tempo favorável

Olá Líder Inteligente!

tempo favorável - autoconhecimento do líder

Freepik.com

Sempre é muito gratificante estarmos juntos nestes espaços do Homines Formatam!

Recentemente, o Jocelito nos trouxe o tema da tristeza e desconfiança do líder. Hoje, vamos adentrar ainda mais em um tempo favorável para nosso autoconhecimento.

Estamos em um tempo favorável para isso! É Quaresma para nós cristãos! Um tempo oportuno para nos realinharmos nossa vida e escolhas com os Planos e o Reino de Deus!

Caso você não seja cristão, aproveite este tempo favorável para fazer uma autocrítica e analisar os pormenores de sua liderança!

Eis o tempo favorável para conversão: aceite o convite

A liturgia de hoje nos convida à reflexão. A Igreja se veste de roxo e toma um ar mais sóbrio, neutro, convidando os fiéis a fazer uma análise dos caminhos que estão sendo trilhados.

Em nossas empresas também é um tempo favorável para verificar os objetivos alcançados. Além disso, validar oportunidades e inovações que aproveitamos para melhorar o nosso ambiente organizacional.

Jesus nos convida a pensarmos e refletirmos sobre nossas atitudes em Mateus 6,1-6.16-18:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

1 “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.

2 Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa.

3 Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4 de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.

5 Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. 6 Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.

16 Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. 17 Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18 para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

Tempo favorável para o Jejum, a caridade e a oração

Tempo favorável - quaresma

Google Imagens

Quisemos trazer este tema, Líder Inteligente, pois este convite de Jesus é universal!

Qualquer um que faça ações para se auto-beneficiar, já ganhou sua recompensa, qual seja, o reconhecimento de quem viu.

Agora, quando fazemos obras despretensiosas em nossas empresas e equipes, os resultados perduram por gerações. Isso ocorre porque nos afastamos de nossas hipocrisias e vaidades e colocamos nossa força e determinada determinação em algo maior.

Além disso, independentemente de que religião você professa, exercer o auto-domínio (jejum), o doar a quem nada tem (caridade) e o transcender (oração), são práticas recomendadas para sermos ainda mais humanos.

Possibilite-se ser um ser humano melhor a cada dia!

Uma das coisas que nos diferencia das máquinas é a compaixão. Isto é, conseguir entender as necessidades do outro e pensar em maneiras de resolvê-las.

Caso haja o endurecimento do coração, como nos diz o Papa Francisco, esta qualidade de humano já não existe mais.

Por isso, pessoas que querem a qualquer custo pregar a  ideia de que as máquinas, a inteligência artificial ou mesmo a robótica vão substituir o papel do ser humano, é porque tornaram-se tão egoístas que vivem para si e infelizmente morrerão assim também.

Convido-lhe, neste tempo favorável, a entender quem você é e o papel que exerce liderando outras pessoas. Este vídeo pode lhe inspirar neste caminho:

Tempo favorável: Campanha da Fraternidade 2018

tempo favorável - campanha da fraternidade 2018

Google Imagens

Desde 1964, na Quarta-feira de Cinzas, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) lança um tema para nos ajudar a refletir, neste tempo favorável.

Neste ano de 2018, o tema será Fraternidade e superação da violência, tendo como lema Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8).

Muito oportuno traz esta reflexão nestes dias tão conturbados, onde se responde violência como mais violência.

Ouvi hoje, de um padre muito querido, que não percebemos, mas muitas vezes que trazemos a violência dentro de nós. Ninguém nasce violento, nascemos a imagem e a semelhança de Deus.

Desejo que esta campanha nos ilumine a acalmarmos quaisquer fagulhas de violência que trazemos incrustadas em nosso coração.

Para ajudar a quem precisa: Homines Auxilium

Você conhece o projeto social da Conducere, o Homines Auxilium?

Quem sabe, neste tempo favorável, você queria solidarizar-se e contribuir para diminuir as necessidades diárias de famílias espalhadas pelo nosso Brasil?

A Conducere tem a missão e o propósito de tornar empresas, lideranças e times, mais humanos, inteligente e inovadores

Quem sabe este não é o tempo favorável dos ventos da mudança para sua organização?

Conheça nossas soluções e tenha um ecossistema empresarial mais humano, inteligente e inovador!

Fiquemos todos no amor de Deus, de Maria e José e que este seja realmente um tempo favorável para cada um dia nós!

Créditos

Texto: Valeska S. Fontana Salvador

Evangelho: http://catolicoorante.com.br/liturgia/14022018.html

Vídeo do Youtube: Escola do Carmelo. https://youtu.be/DeF3QjgqCuE

Imagem em destaque no Blog: Google Imagens.

Compartilhe

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

Como um grande Líder nos ensina a Praticar, Aprend... Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: 'Segue-me!'Ele se levantou e seguiu a Jesus. ...
As pessoas não aprendem ou os métodos de aprendiza... Será que são as pessoas que não aprendem ou serão os nossos métodos de aprendizagem inadequados para educá-las?Olá Povo de Deus!Prazer, re...
Aqui na empresa já decidimos: vamos inovar só em 2... O tempo é propício para planejamentos e estratégias. Entretanto, sua empresa vai aguardar até o próximo ano para inovar? O momento de inovar é agora! ...