Tecnologias ativas como suporte da liderança inteligente!3 min read

Tecnologias ativas ajudam no dia-a-dia do líder inteligente

Corriqueiramente você tem visto nós enfatizarmos a importância da utilização das tecnologias ativas.

Podemos citar alguns dos últimos artigos nossos que trazem este tema:

Smart Business: tenha um ou dê adeus ao seu negócio!

05 Dimensões da Liderança Inteligente

Conducere Entrevista: tecnologias ativas e passivas

Realidade Virtual: solução de todos os problemas de aprendizagem?

Está mais que comprovado que por sermos únicos, aprendemos de formas diversas. Essas necessidade de estímulos diferentes podem ser oriundos do meio ou da busca pessoal.

Hoje, em nosso mundo dinâmico, mutável, disruptivo, cresce a necessidade de aprendizagem e de reaprender a aprender.

Contudo, atualmente temos recursos, sejam de hardware ou software, e mesmo assim, em muitos momentos, não se consegue fazer a equipe aprender, de verdade.

Certamente, você, líder, já passou ou passa por essas situações, não é mesmo?

Planejar uma estrutura belíssima para o desenvolvimento da sua equipe e no final os resultados serem ínfimos.

Como será que Jesus aplicavas esses diferentes estímulos em seus discípulos? Será que Ele cuidava do processo de aprendizagem de todas as pessoas do mesmo jeito?

As tecnologias ativas de Jesus

No espaço Homines Formatam de ontem, o Jocelito apresentou um case da liderança inteligente. Caso você não tenha lido, pode acessar o mesmo por este link.

Hoje, apresentamos os frutos deste case. Para nos ajudar, vamos pedir auxílio de Tiago, um dos doze apóstolos e muito próximo de Jesus.

Apenas para ajudar você a se recordar de Tiago. Ele é irmão de João, filhos de Zebedeu, ou como alguns chamavam, os filhos do trovão, tal a sua personalidade.

Tiago deixou o pai no barco e seguiu Jesus. Ainda, ele era primo de Jesus e participou juntamente com Pedro e João de grandes acontecimentos: na Transfiguração, além de estarem no Getsêmani nas últimas horas.

Vamos buscar uma pequena passagem das cartas de Tiago para demonstrar como funcionaram as tecnologias ativas de Jesus:

Sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Aquele, porém, que se debruça sobre a Lei da liberdade, agora levada à perfeição, e nela persevera, não como um ouvinte distraído, mas praticando o que ela ordena, esse será feliz naquilo que faz.

A aprendizagem de Tiago frente o ensinamento de Jesus

Veja líder inteligente, Tiago chama a atenção para não ficarmos passivamente ouvindo, mas sim colocar em prática aquilo que recebemos por informação.

Outro cuidado que demonstra a absorção das práticas ensinadas por Jesus, a passividade apenas faz com que enganemos a nós mesmos. Isso se refere àquela máxima: “finja que aprende e nós fingimos que ensinamos”.

Você percebe porque não adianta colocar uma equipe sentada ouvindo ou assistindo alguém falar e depois querer que ela mude o comportamento?

Até já tratamos sobre isso em um e-book: Porque as videoaulas não geram aprendizagem!

Também por isso que tivemos o cuidado de ao estruturar nosso programa de desenvolvimento de líderes, o Intelligent Leadership©, formatamos as cinco dimensões: CONHECER, APRENDER, PRATICAR, INOVAR E SER.

Inclusive estamos com inscrições abertas para a dimensão conhecer! Caso você se interesse em iniciar o seu desenvolvimento conosco: Intelligent Leadership© – Conhecer

Apenas para lembrar, Jesus utilizou algumas tecnologias ativas para com seus discípulos: storytelling, grupos de discussão, comunidades de aprendizagem,  mentoring, técnicas de observação e escuta, entre outras.

O Papa Francisco compartilhou conosco em sua conta do Twitter:

O Evangelho é uma Boa Nova portadora duma alegria contagiante, porque contém e oferece uma vida nova.

Que possamos aprender com Jesus a como desenvolver integralmente aqueles que nos são confiados.

Fiquem na paz e amor de Deus!

Créditos

Texto: Valeska S. Fontana Salvador

Passagem bíblica: catolicoorante.com.br

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

Organização dialética, domínio pessoal e busca pel... Olá Povo de Deus!Desejo que estejam em Paz!Hoje, quero lhes fazer um convite para olharmos para dentro de nós, para a nossa busca pelo dom...
Seja Líder Radical, não Sectário! Quem semeia pouco colherá também pouco e quem semeia com largueza colherá também com largueza. Dê cada um conforme tiver decidido em seu coração, ...
Sem equipe não adianta, a inovação não acontecerá!... Sem equipe não adianta! Será mesmo? Será possível imaginarmos um projeto e desejarmos executá-lo completamente a sós? E se recorremos à tecnologia, aq...