Onde está o teu target, Líder Inteligente?!6 min read

Todos temos um target em nossa atuação profissional e na vida pessoal. Este target, nos orienta na busca pela Lifelong Learning (aprendizagem continuada), nas ambições e em nos tornarmos mais inteligentes e humanos. Contudo, a direção que apontarmos nossa bússola será o norte que percorremos.

Onde você, Líder Inteligente, está colocando o seu target?

Qual é o teu target, Líder Inteligente!

Olá Líder Inteligente!

Sempre é um enorme prazer estar com você nas edições do Homines Formatam.

Hoje, a passagem do Evangelho que nos fornece a base para a reflexão é o Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 19,41-44.

Sendo possível, leia estas linhas em sua Bíblia, ou seja, diretamente da Fonte.

Qual é o seu target?

Temos conversado bastante com você, em especial nas últimas edições do Homines Formatam, sobre a necessidade de termos empresas inteligentes e humanas.

Convido-lhe a visitar algumas páginas, caso queira inteirar-se um pouco mais sobre este assunto:

A sua empresa inteligente e humana, este é o nosso propósito!

Nossa missão: sua empresa inteligente, humana e inovadora

Ecossistemas de inovação, isso é o que desejamos para as organizações!

No Evangelho de hoje, Jesus chora. Ele entristece-se a tal ponto de correr lágrimas, pois Jerusalém não quer o escutar e aceitar sua doutrina.

Como Grande e Único Mestre, Jesus sabe que a aprendizagem, ou seja, as verdadeiras experiências que fazem com que o ser humano altere seu comportamento, não pode ser algo forçado e imposto.

A forma como as pessoas e empresas aprendem é aquela natural. Isto quer dizer: preparada e planejada para que o público, o contexto e os objetivos estratégicos estejam alinhados à nova construção do ser e do saber.

Intelligent Team: qual é o seu target?Aliás, uma das diferenças entre a era industrial e a era do conhecimento é a forma de desenvolver as pessoas.

Temos um quadro comparativo, caso deseje saber mais, em nosso programa: Intelligent Team (Formação de Times Inteligentes).

Na era industrial a imposição pela instrução ou treinamento, não fornecia margem para questionamentos e experiências.

Já na era do conhecimento, a compreensão da dinâmica do mercado, pontua a necessidade de modelos mentais distintos e resiliência.

Essa resiliência, pautada pela velocidade do cérebro humano em construir caminhos possíveis e inovações, faz do elemento humano um enorme diferencial para o mundo corporativo.

Conversamos sobre a importância do elemento humano e dos líderes, que consigam compreender e trabalhar neste potencial nos artigos: O (in)dispensável elemento humano para as organizações e URGENTE: precisamos de líderes humanos e inteligentes nas nossas empresas!

Contudo, o target do Líder Inteligente é que vai proporcionar que estas experiências aconteçam ou não nas organizações. Pois, o caminho a ser percorrido é trilhado pela direção e foco no alvo a ser alcançado.

Há um tesouro, onde o seu target está?

Existe uma passagem no Evangelho segundo Mateus, bastante conhecida, que diz:

Pois onde está teu tesouro aí estará também teu coração.” (Mt 6,21)

Há um tesouro no final do seu target?

Google Imagens

Fez-me lembrar também, para quem curte as aventuras de Jack Sparrow, no primeiro filme dos Piratas do Caribe – a Maldição do Pérola Negra, uma frase que Jack comenta com o Will Turner:

Um tesouro não se limita a ouro e prata, amigo.”

Falando ainda em tesouro, Jesus nos conta que o Reino do Céus é como um homem que encontra um tesouro escondido. Este homem vende tudo o que tem e compra o terreno onde o tesouro está. (Mt 13,44).

Independentemente de nossas ambições, pessoais e profissionais, o que buscamos é um tesouro, que são nossos sonhos.

Todas as trilhas que percorremos para ter o que queremos é que vão nos transformar em alguém mais inteligente e humano, ou não. Consequentemente, nossas empresas, equipes e sociedade também.

Atingir o target a qualquer custo

Freepik.com

A busca a qualquer custo, ou o foco na direção errada, podem tornar nebulosas as nossas ações e conquistas, deixando de lado o que realmente importa.

Veja o caso de duas grandes empresas que foram e ainda são o tesouro de muitos empresários: Google e Uber.

Nesta semana, o Portal InfoMoney trouxe uma reportagem sobre denúncias de funcionários sobre as piores partes de trabalhar na Google. Além disso, há alguns meses, a imprensa publicou o escândalo envolvendo um dossiê feito por um gestor da empresa.

Além disso, a Uber, novamente volta ao foco. Agora, as notícias comentam sobre a invasão por hackers no banco de dados da empresa.

O Jocelito André Salvador escreveu um artigo demonstrando a diferença na inteligência corporativa da Uber e sua concorrente Cabify. Caso deseje ler ou reler este artigo, acesse aqui!

Líderes inteligentes e humanos tem seu target nas pessoas

Colaboração para atingir o target

Freepik.com

O Líder Inteligente compreende que precisa das pessoas para que o seu target seja atingido.

Diferente de outro líder que simplesmente usa e descarta o ser humano, o Inteligente o reconhece como o diferencial competitivo e estratégico para a inovação empresarial.

Por este motivo, ao criamos  o nosso programa de desenvolvimento de líderes, o – Intelligent Leadership, tivemos o cuidado e o carinho de dividir em cinco dimensões essenciais: CONHECER, APRENDER, INOVAR, PRATICAR e SER.

O Líder Inteligente reconhece as tecnologias que suportam o processo criativo e inovador. Estas, ele as aplica no ecossistema da organização. Ele não se deixa levar por “ondas” e “modas”.

Tem-se discutido tanto sobre realidade virtual e inteligência artificial. Tecnologias muito proveitosas, quando alocadas de forma humana e consciente.

Em um programa recente de uma emissora de televisão, a jornalista entrevistou um empresário, do setor têxtil, com seus 95 anos. Ela perguntou o que ele pensava sobre as máquinas. Ele respondeu que era ótimas e que se possível queria comprar mais. A resposta causou espanto a jornalista que argumentou: mas isso vai tirar o emprego das pessoas!

E ele disse: pessoas são muito caras. Então, pode ser que venha outras empresas e estas contratem.

Certamente, esta empresa, com esta visão empresarial, está muito longe de permitir a aprendizagem, de verdade, e ter seu target nas pessoas.

Jesus chora por Jerusalém, pela dureza no coração e pela ganância dos poderosos de sua época. Que Ele possa se alegrar diariamente com nossas trilhas e ações em prol de alcançar nosso target!

Fiquemos todos no amor e na proteção da Trindade Santa, de Maria e José!

Créditos

Texto: Valeska Schwanke Fontana Salvador

Imagem em destaque no Blog: Freepik.com

Compartilhe

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

A Liderança Inteligente expressa na oração do Pai ... Relacionar a Liderança Inteligente com a oração do Pai Nosso, não parece fazer muito sentido, não é mesmo? Quem sabe esteja na hora de rever os seus c...
O Design Instrucional mudou a Segunda Guerra, quer... O design instrucional é uma ferramenta poderosa para a aprendizagem do capital humano. Sua metodologia dinâmica e facilmente aplicável, inova o aprend...
Principais aspectos para a liderança inteligente Olá Estimados Líderes Inteligentes!Hoje temos uma meditação muito especial para compartilhar com vocês.Ah, você que já nos acompanha há al...