Qual é a sua relevância na organização?4 min read

sua relevância

Olá Povo de Deus!

É sempre um prazer estar com vocês neste projeto do Homines Formatam!

Há alguns anos, em uma homenagem ao aniversário de uma empresa, a qual a Conducere© tinha relações comerciais, um padre perguntou ao CEO: 

Vocês completam 15 anos hoje. Caso não existissem, que falta vocês fariam para a sociedade?

Essa pergunta, ressoou em meu coração e mente naquele dia, e hoje, novamente fez eco. Por isso, gostaria que juntos, analisássemos a nossa importância.

Qual é a sua relevância no ambiente em que está inserido(a) todos os dias, Líder Inteligente?

Caso não estivesse presente, as pessoas seriam melhores ou piores no seu convívio e nas suas atribuições diárias?

Somos livres para escolher o caminho a trilhar

qual caminho você escolhe

Google imagens

No primeiro Salmo da Bíblia, intitulado “Os dois caminhos”, o salmista nos demonstra que somos livres para escolher a vida ou a morte. Isso quer dizer, as coisas de Deus (o bem) ou as coisas do mundo (o mal).

Essa dualidade filosófica e teológica, está presente e representada em diversos momentos na Bíblia, na história, e no nosso cotidiano.

Com tantas denúncias de corrupção em nosso meio, faz-nos pensar que apesar de a curto prazo, parecer ser melhor o caminho mais rápido, mais cedo ou mais tarde, revela-se, e pelo que temos presenciado, não é a escolha mais inteligente.

As empresas, bem como a sociedade, estão optando por regras de conduta, para não “cederem às tentações”. Já falamos sobre este assunto em outra edição do Homines Formatam, quando comentamos sobre o Compliance!

Luz e trevas: qual sua relevância e escolha?

Quando Jesus estava nos ambientes, e no Evangelho de hoje (Lc 4,31-37), não é diferente, a vida das pessoas mudava. É como quando lemos ou ouvimos a Sagrada Escritura, não saímos ilesos, pois ela sempre nos diz algo.

Além do Evangelho, Paulo, em sua Primeira Carta aos Tessalonicenses (1Ts 5,1-6.9-11), nos convida, a exemplo de Jesus, perseverarmos no caminho da luz.

transforme seu ambiente

Google imagens

A você foi dado um dom muito especial, que é a liderança. Então, qual é a sua relevância para todos os que estão no mesmo ambiente que você?

Jesus tinha autoridade no que falava. Isso quer dizer, que sua boca e suas atitudes estavam em perfeita harmonia.

Quando você, Líder Inteligente, entra na empresa, leva a luz ou as trevas? Você leva alegria para as pessoas ou medo? Por que sua equipe deve lhe respeitar?

Transforme a vida de quem se encontra com você 

Deus nos convida a expulsarmos e confrontarmos tudo o que não vem do alto. Como discípulos, batizados e optantes por seguir os passos de Jesus, temos essa missão.

Apesar de parecer difícil, não se omita, não se corrompa, denuncie! Apoie e incentive tudo o que vier para a dignidade do Ser humano e seu potencial.

Você líder tem o papel de possibilitar a transformação na vida das pessoas. Essa evolução, pode vir através do conhecimento, da aprendizagem, da inovação, ou seja, da inteligência corporativa.

Escolha ser luz por onde passares! Leve a alegria, a esperança e o entusiamo. Faça com que as pessoas que lhe encontrem repensem seus propósitos de vida.

Quando a escuridão se aproximar de você, expulse-a! Ela vem sedutora e inofensiva, mas é ardilosa e devastadora.

A santa Madre Teresa D’Ávila, com seu humor habitual, nos traz uma conversa que teve com o demônio:

Conta-se que um dia o demônio apareceu a Teresa para convencê-la a deixar a oração com este discurso:

– Ou és predestinada, ou não és: se fores predestinada, não te são necessárias nem a oração, nem a penitência, porque serás igualmente salva mesmo sem elas. Se não fores predestinada, então é tempo perdido: de nada te servem a oração e a penitência.

Teresa respondeu com inteligência ao demônio filósofo:

– Se sou predestinada, podes tentar-me quanto quiseres, eu me salvarei do mesmo jeito. Mas, se não sou predestinada, por que perdes o teu tempo comigo, se já sou tua? ” (Frei Patrício Sciadini, OCD. Teresa de Ávila: É tempo de caminhar. Loyola: SP, 2015, pg. 258).

Que tenhamos essa mesma astúcia de Teresa e que possamos sempre recusar o que é mal e levar a todos sempre a luz e a verdade.

Conducere Indica

Vamos conversar sobre inteligência corporativa, aprendizagem, conhecimento e inovação?

Conheça os Painéis Interativos da Conducere©! 

quero saber mais sobre os painéis interativos do Conducere

Créditos

Texto: Valeska S. Fontana Salvador

Imagem que aparece em destaque no Blog: Google Imagens

Compartilhe

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

Líderes inteligentes incentivam a aprendizagem do ... Estimados(as) Líderes:Um grande prazer pela oportunidade de estar com vocês!Hoje, trazemos para vocês uma breve reflexão, que está baseada...
Cuidar das pessoas ou do negócio. O que deve ser p... Cuidar das pessoas ou do negócio. Parece uma questão simples, se não levarmos em conta todos os seus fatores. Por exemplo, sem pessoas não há negócio,...
Quem cria conhecimento e aprendizagem, Líder Intel... Quem cria conhecimento e desenvolve a aprendizagem? Será que isso é reservado a uma elite pensante?Olá Povo de Deus!Quem bom podermos nos ...