Setembro Amarelo: a Conducere apoia essa campanha de conscientização!2 min read

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Ela tem o objetivo de alertar a população sobre o tema!

O que é a campanha Setembro Amarelo

campanha anual de prevenção do suicídio

Google Imagens

Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida)CFM (Conselho Federal de Medicina)ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2014 concentradas em Brasília. Em 2015 já conseguiu uma maior exposição com ações em todas as regiões do país. Mundialmente, o IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

CVV – Centro de Valorização da Vida (uma das principais mobilizadoras do Setembro Amarelo) é uma entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962, membro fundador do Befrienders Worldwide e ativo junto ao IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio), da Abeps (Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio) e de outros órgãos internacionais que atuam pela causa.

Alguns destaques em 2015 foram a iluminação de monumentos como Cristo Redentor no Rio de Janeiro/RJ, o Congresso Nacional e a ponte Juscelino Kubitschek em Brasília/DF, o estádio Beira Rio em Porto Alegre/RS, a Catedral e o Paço Municipal de Fortaleza/CE, Ponte Anita Garibaldi em Laguna/SC, e o Palácio Campo das Princesas em Recife/PE.

Também foram feitas ações de rua, como caminhadas, passeios ciclísticos, motoatas e abordagens em locais públicas em cidades.

Valorize a vida e ajude a divulgar!

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 9 a cada 10 suicídios poderiam ser evitados.

O CVV – Centro de Valorização pela Vida possui um site com informações institucionais, mas também formas de contato.

Em 2015, foi criado o número de telefone 188 para o Rio Grande do Sul. Este telefone é gratuito e está disponível 24h.

Créditos

Texto: http://www.setembroamarelo.org.br/

Imagem destacada no Blog: Google Imagens

Compartilhe