Ser Trend Leader, você já pensou nisso?5 min read

Ser Trend Leader, você já pensou nisso?

Olá Povo de Deus!

Ser um(a) Trend Leader é uma das suas metas de vida?

Pois é exatamente sobre isso que vamos falar um pouco hoje.

Lembrem-se que cada um de vocês é muito importante para nós, não é mais um ser na multidão. Por isso, decidimos iniciar esta série de reflexões diárias sobre a Liderança Inteligente.

Aliás, começamos a falar mais especificamente sobre a Liderança Inteligente neste artigo que lançamos no Blog da Conducere: 05 Dimensões da Liderança Inteligente.

Depois dele, outros tantos se sucederam e, especificamente neste espaço Homines Formatam, procuramos aliar conceitos da Teologia Cristã, da Administração do Conhecimento Organizacional e das Tecnologias Ativas e Inovadoras.

Por isso, hoje, não será diferente, vamos aprofundar um determinado assunto para gerar uma reflexão/meditação e que isso sirva de estímulo para você analisar e atualizar a sua forma de liderar sua vida e seu time.

Como podemos começar a ser Trend Leader?

Você é um Trend Leader

Freepik.com

Vou propor algo um pouco diferente hoje para iniciarmos esta nossa reflexão. Vamos resgatar duas reflexões anteriores aqui do espaço Homines Formatam para nos ajudar a compor a nossa ideia, OK?

A primeira é esta: Organização dialética, domínio pessoal e busca pela Verdade.

Nesta procuro fazer uma reflexão sobre o que é uma organização dialética, sob o entendimento da Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional, de Nonaka e Takeuchi, aliada à disciplina de Domínio Pessoal, de Peter Senge. Por fim, uma referência à busca pela Verdade de Santa Teresa D’Ávila na sua obra As Moradas do Castelo Interior, ou simplesmente Moradas, como foi concebido originalmente na língua espanhola.

A segunda, que complementa a ideia é esta: Manual da liderança: fundamentos e passos para o Líder Inteligente.

Aqui, a Valeska S. Fontana Salvador, provoca a reflexão sobre termos ou não um “Manual da Liderança”.

Será que isto é aplicável? Cabe para nós do século XXI, em plena Era do Conhecimento?

Manual da Liderança existe?

Freepik.com

Além do que, a Valeska traz um pouco sobre Cristo e como Ele usava, especialmente com o seu time, tecnologias educacionais ativas e inovadoras.

Mas, para irmos além, veja neste trecho do Evangelho segundo Lucas 9,7-9, o que podemos considerar um verdadeiro Trend Leader.

Por quê?

Não é qualquer Líder que chama tanta a atenção que até a mais alta pessoa na hierarquia da Corte Real procura saber quem é este homem. Você concorda?

O fato de você ser Trend Leader leva a sua empresa ao sucesso?

Eis aqui um dos fatores mais importantes a serem considerados nesta reflexão e por isso fiz questão que vocês pudessem avaliar duas das nossas edições anteriores do Homines Formatam para que nos embasassem neste aspecto.

A questão não é nada complexa, muito antes pelo contrário, é bem natural para nós, humanos, vejamos:

  1. A verdadeira liderança não tem um manual de instruções fechado e acabado.
  1. Sem uma organização dialética, que discute ideias e ideais, cria novos conhecimentos e gera inovação, você não alcançará o sucesso sustentável da sua organização.
  1. Sem pessoas competentes na sua organização não há Inteligência Corporativa. Ao menos não no médio e longo prazos, pois você pode substituir, num primeiro momento, as pessoas por máquinas, mas isto não sustentará a sua empresa ao longo do tempo.
  1. Para você ser um(a) Trend Leader, primeiro precisar SER humano, coerente, em plenitude. Por que será que Cristo chamou tanta atenção das pessoas? Seria Ele mais um na multidão?
  1. Você precisa mirar a sua perfeição e a busca pela Verdade, sempre, constantemente, numa “determinada determinação”, como diria hoje Santa Teresa D’Ávila.

Isso é para qualquer pessoa? Qualquer Líder?

Aqui na Conducere, cremos que todos temos dons e talentos a serem desenvolvidos. Nem todas as pessoas têm necessariamente os dons e talentos naturais para a liderança e isso é perfeitamente normal e explicável, tamanha a nossa diversidade.

A grande questão é: o que faço, como utilizo, como desenvolvo os dons e talentos que tenho?

A resposta a esta questão aliada às 05 questões levantadas anteriormente é que definirão se você é (ou será) um(a) Trend Leader e vai levar sua empresa ao sucesso ou não.

Como podemos lhe ajudar a ser Trend Leader, um(a) verdadeiro Líder Inteligente?

Posso lhe dizer que toda as ações que propusemos aqui na empresa, e que nos encantam, são pensadas para atingir este objetivo, ou seja, sermos agentes de transformação de pessoas, empresas e da sociedade.

Contudo, para iniciar este caminho sugiro que você possa analisar o talk show Intelligent Leadership: aprendizagem, conhecimento e inovação.

Nele, propomos que você possa reunir os(as) líderes da empresa para um espaço de diálogo e dialética, possamos começar a estabelecer as bases de uma organização que aprende, conduzida por uma liderança inteligente.

Não deixe de conferir!

Fique com Deus e até a próxima oportunidade!

Créditos

Texto: Jocelito André Salvador

Imagem em destaque no Blog: Freepik.com

Compartilhe

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

Liderança inteligente: um estudo de caso Olá Pessoal!Desejo sinceramente que todos vocês estejam realmente muito bem!Hoje quero falar sobre um case de aprendizagem, de liderança i...
Quero inovar, mas desde que seja do meu jeito! Voc... Há poucos dias, passei por uma situação assim, onde um empresário relatou: quero inovar. Porém, o que você está me apresentando faz com que eu tenha q...
Formar um time inteligente através da diversidade ... Formar um time não é uma tarefa fácil. Exige, tanto do líder quanto da equipe, o compromisso de olharem para o mesmo objetivo.Olá Povo de Deus...