Ser líder servidor não é ser líder submisso e ingênuo3 min read

Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ 
Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! 
Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! 
Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 
Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! 
Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado.”
(Mateus 5,38-42)

Olá Povo de Deus!

Hoje uma passagem que diz muito para todos nós, independentemente da nossa posição e responsabilidades.

De qualquer forma, vejo uma mensagem muito forte e direta para todos nós, que de uma forma ou outra, exercemos a missão da liderança.

Por favor, não vamos interpretar algumas questões de forma literal, conforme o texto se apresenta, seria um erro grosseiro.

Contudo, como somos pessoas inteligentes temos condições de avaliar que:

  1. Cristo não deseja que sejamos ingênuos, e sadomasoquistas, a ponto de alguém nos bater na face e ainda acharmos legal e oferecermos a outra. A realidade é unicamente não pagar na mesma moeda, devemos ser sábios o suficiente para “oferecer a outra face” e demonstrar que podemos agir de forma mais humanitária, mais eficaz e mais inteligente.
  2. Devemos ser generosos, na medida dos nossos valores, e agir com ética, mantendo nossos princípios, mesmo se agirem com má fé contra nós. Este é o caso de “abrirem um processo para tirar a tua túnica, dá-lhe também o manto”.
  3. Já quando Cristo nos diz “Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele!”, podemos interpretar como líderes, aquelas situações em que as pessoas do time parecem não evoluir, não atingir as suas metas, mesmo demonstrando dedicação contínua.

      Ao invés de desistirmos delas, achar que não tem mais jeito mesmo, quem sabe tenta-se mudar a abordagem,   quem sabe se utiliza outras tecnologias de aprendizagem, quem sabe busca-se inovações nos processos do negócio. Somente vencidas estas etapas podemos pensar em “descartar” determinada pessoa do time.

4. Com relação ao último conselho, “Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”, creio que já tratamos nos itens anteriores, além dele ser cristalino.

     O único detalhe é que o pedir emprestado, vai muito além de qualquer valor financeiro. Devemos pensar, sim, em tempo, conhecimento, boa vontade, etc., o que, por vezes, vale mais que o dinheiro.

Caríssimos(as), naturalmente, que estes não são os únicos pontos a serem destacados de uma passagem tão rica. Certamente você fez outras ligações do texto com situações da sua vida pessoal e profissional.

De qualquer forma, o único ponto que desejo que você não esqueça, enquanto líder, é que uma liderança inteligente privilegia os processos de aprendizagem, conhecimento e inovação do seu time, por mais desafiadoras que as situações se apresentem.

Fiquem em Paz!

Áudio para a nossa meditação

Créditos

Texto e narração: Jocelito André Salvador

Evangelho: http://catolicoorante.com.br

Edição e mixagem: Conducere Atelier

Músicas: Comunidade Shalom

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

Nova geração: você e sua empresa estão preparados?... Olá Povo de Deus!Sempre um prazer estar com vocês!Hoje vamos conversar sobre a nova geração que se apresenta para o mercado? Nova geração...
Moisés, um líder inspirador! Caríssimos(as) Líderes: Sempre um grande prazer poder fazer este contato com vocês! Hoje, quero refletir com vocês sobre a figura de Moisé...
Verdadeira liderança – SER humano, em plenit... Olá Amigos!A meditação de hoje está centrada no Evangelho segundo Marcos, que nos diz: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de tod...