Qual é o verdadeiro sentido da sua vida? Você já pensou nisso?5 min read

Pensar no sentido da sua vida parece algo distante e até surreal para muitas pessoas que conheço. Porém, isso não quer dizer que não seja extremamente relevante para você exercer a liderança com excelência. 

Aliás, vejamos que advertência relevante para nós, Líderes do Século XXI: 

Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, 

a vida de um homem não consiste na abundância de bens.”

(Evangelho segundo Lucas, 12,15) 

Olá Povo de Deus! 

Prazer muito grande poder dividir com vocês, periodicamente, este espaço de reflexão e meditação sobre a Liderança Inteligente.

Você já deve ter percebido que começamos a nossa reflexão de hoje com uma provocação (Qual é o verdadeiro sentido da sua vida?) e também com uma advertência de Cristo, que deve ser considerada com bastante atenção.

Todavia, antes de qualquer coisa, convido-lhe a avaliar o trecho completo de onde foi retirada a passagem anterior: Evangelho – Lc 12,13-21.

Sempre vale a pena acompanhar na fonte e fazer você mesmo(a) uma análise mais aprofundada do texto.

Talk Show: aprendizagem, conhecimento e inovação

Isso gera, de verdade, novos conhecimentos. Isto faz parte de um método denominado Leitura Orante.

Tal método é muito utilizado nos monastérios tanto do Ocidente, quanto do Oriente, há vários milênios.

Aliás, os Talk Shows da Conducere têm sua base neste método milenar, que cria uma forma muito relevante de aprendizagem ativa. Extremamente útil, quando se trata de um público adulto e com experiências anteriores, o que auxilia deveras na criação de novos conhecimentos. 

Como Líder, você já pensou no sentido da sua vida?

A pergunta parece simplesmente retórica para você?

Quer dizer que é uma interrogação que não tem como objetivo obter uma resposta, mas sim estimular a sua reflexão sobre o tema em questão? 

Sim, a ideia principal é trabalhar a retórica, ou seja, a eloquência, a argumentação. Evocar o seu pensamento crítico, a sua visão sistêmica do mundo e do ser humano. 

sentido da sua vida

Fonte: Google Imagens

Por que faço isso?

Pelo simples fato que considero que você é uma pessoa inteligente, ou seja, capaz de pensar, dialogar, discutir e discernir entre diferentes conceitos apresentados.

Assim, a provocação que faço encontra sentido na advertência de Cristo, “a vida de um homem não consiste na abundância de bens.”

Obviamente, que não estamos dizendo que você viverá de Luz. Não precisa de nenhum bem material para ter uma vida adequada.

Atenha-se ao fato de que Cristo adverte que o sentido da sua vida não está somente no acúmulo de bens materiais.

SER Humano em plenitude, gera Líderes Inteligentes

Não que esta seja uma questão absolutamente nova, que estamos abordando neste espaço, Homines Formatam.

Ocorre que é exatamente sobre isso que trata-se quando falamos no verdadeiro sentido da sua vida.

sentido da sua vidaNeste final de semana, a Valeska S. Fontana Salvador e eu acabamos dedicando um parte do nosso tempo para rever a descrição e o conteúdo das nossas soluções. Uma das que me dediquei a (re)analisar foi justamente formação para Líderes Inteligentes, a Intelligent Leadership.

Neste programa de formação, uma das dimensões que mais me atrai, embora seja das mais desafiantes é justamente a SER.

Não que seja uma dimensão obrigatória nesta trilha de formação que estabelecemos. Estamos tratando com adultos e respeitando plenamente os princípios da Andragogia e Heutagogia. Assim, não faria sentido algum obrigar algum a fazer algo que não encontra sentido.

Porém, a dimensão SER tem o objetivo estratégico de fazer com que você, Líder Inteligente, dentre outros aspectos, avalie o sentido da sua vida.

Isso faz sentido, quando percebemos que as empresas da Era do Conhecimento precisam de Líderes com uma nova visão sobre:

  1. O que é o mundo que conhecemos. 
  2. O que é o ser humano e qual é o seu papel no mundo.
  3. Qual a minha missão enquanto líder. O que vou deixar como herança para as próximas gerações.

Compreender o sentido da sua vida para inovar de forma sustentável

Um dos objetivos estratégicos de todas as soluções que trabalhamos na Conducere é justamente atingir a Inovação Contínua, porém Sustentável.

Mas o que têm a ver o sentido da sua vida com a inovação sustentável?

sentido da sua vida

Fonte: Google Imagens

A ligação é muito simples. Como você pode pensar numa inovação sustentável se você nem sequer saber quem é, para onde vai ou o que deseja para o seu futuro e o das próximas gerações?

Exatamente estes aspectos é que dão sentido à sua vida. Não lhe parece?

Aliás, já diria um certo gato, de uma história de uma menina chamada Alice, que vivia no País das Maravilhas: “para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve.”

Por isso mesmo, faz algum sentido para você pensar em Inovação Contínua e Sustentável, se qualquer caminho a ser tomado serve?

Como iniciar o caminho para um ano diferente, INOVADOR?

Embora ainda estejamos vivenciando o dia a dia do último trimestre do ano, é inevitável que pensemos no planejamento para o próximo ano.

Para isso, nós pensamos em duas soluções, que farão com que, entre outras coisas, você repense o sentido da sua vida.

Programa de InovaçãoQuais são elas?

Programa INNOVARE: um programa para evolver líderes e seus times em prol da inovação contínua e sustentável. 

Talk Show Intelligent Leadership: aprendizagem, conhecimento e inovação – pensado especialmente para você, Líder. A ideia é reunir seus pares para que possam, através de um processo dialético, avaliar novas ideias e soluções para a sua empresa e/ou cadeia de valor.

Pois bem, vamos desde já preparar um ANO INOVADOR em 2018?

Um grande e fraterno abraço.

Créditos:

Texto: Jocelito André Salvador

Imagem em destaque: freepik.com

Compartilhe:

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

Formar um time inteligente através da diversidade ... Formar um time não é uma tarefa fácil. Exige, tanto do líder quanto da equipe, o compromisso de olharem para o mesmo objetivo.Olá Povo de Deus...
Inteligência artificial: será que seremos extintos... Olá Povo de Deus!Pedimos que o Espírito Santo nos conceda os dons da inteligência, sabedoria e do discernimento para este Homines Formatam. ...
Planejamento: acredite no seu e tenha fé para conc... Acredite no seu planejamento, Líder Inteligente! Afinal, você tem ciência de todos os seus passos até este momento. Porém, não se esqueça de ter fé e ...