Seja Líder Radical, não Sectário!3 min read

Líder radical

Quem semeia pouco colherá também pouco e quem semeia com largueza colherá também com largueza.
Dê cada um conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento; pois Deus ama quem dá com alegria.
Deus é poderoso para vos cumular de toda sorte de graças, para que, em tudo, tenhais sempre o necessário e ainda tenhais de sobra para toda obra boa, como está escrito:
‘Distribuiu generosamente, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre’.
Aquele que dá a semente ao semeador e lhe dará o pão como alimento, ele mesmo multiplicará as vossas sementes e aumentará os frutos da vossa justiça.” (Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 9,6-10)

Olá Líderes Inteligentes!

Uma grande alegria poder meditar durante alguns instantes com vocês.

Hoje, escolhi, a partir da liturgia diária proposta, um trecho da segunda carta de Paulo à Comunidade de Corinto, na Grécia Antiga, pois me parece que ela cabe muito bem para os desafios de cada um de nós, líderes.

Quero falar diretamente a cada um de vocês, pois a mensagem é sempre pessoal, até porque somos únicos em nossos talentos, personalidades etc. e desta forma respeitamos tal individualidade.

O que Paulo tem a nos dizer, hoje?

Para começar, você ser inteligente como é, deve ter percebido que Paulo instiga os Coríntios, e hoje serve para nós, que:

Quem semeia pouco colherá também pouco e quem semeia com largueza colherá também com largueza. Dê cada um conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento; pois Deus ama quem dá com alegria.”

Será que isso quer dizer que devemos apostar cegamente em todas as pessoas da nossa equipe e empresa ou que devemos desconfiar de todos, já que ninguém é 100% confiável?

Será que o dar conforme tiver decidido em seu coração quer dizer agir somente com a inteligência emocional ou, no exercício da liderança, deve-se priorizar a razão?

Será que o semear pouco ou com largueza está se referindo a algum tipo de paternalismo ou de controle absoluto das atividades do time?

Líder Radical, não Sectário!

Veja você que, intencionalmente, sempre utilizamos uma condição OU outra, muito embora, por vezes, o ideal não esteja em nenhuma das duas condições.

Quero dizer com isso que, a exemplo de Paulo falando aos Coríntios, Deus nos pede cotidianamente que não sejamos necessariamente isso OU aquilo, mas que procuremos ser uma síntese.

Sejamos líderes radicais, que não às raízes e não sectários, que criam seções, divisões.

Isso quer dizer que devemos procurar muito mais unir através do E do que separar através do OU, ou seja, que sejamos seres humanos plenos, Inteligentes e sábios para avaliar cada situação, cada pessoa e assim saber qual a melhor forma de agir.

Lembro que este conceito do OU e do E também é tratada por Nonaka e Takeuchi ao definirem sua teoria de criação do conhecimento organizacional.

Tais autores destacam que o conhecimento não se divide em tácito ou explícito, mas é tácito em determinadas situações e explícito em outras.

Além do que, a criação de novos conhecimentos dá-se exatamente no encontro do conhecimento tácito com o explícito.

Assim, Caríssimos(as) Líderes, desejo que possamos realmente exercer a liderança inteligente, privilegiando o conhecer, o aprender, o inovar, o praticar e, sem dúvida, o ser.

Fique em Paz e até breve!

Áudio para nossa meditação

Créditos

Texto e narração: Jocelito André Salvador

Evangelho: http://catolicoorante.com.br

Edição e mixagem: Conducere Atelier

Músicas: Comunidade Shalom

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

Liderança inteligente e resiliente Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos.Sede, portanto, prudentes como as serpent...
Você é um líder São Tomé?! Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio.Os outros discípulos contaram-lhe depois: "Vimos o Senhor!". ...
Capital intelectual e as pessoas são o nosso maior... Você, como Líder, já disse isso ou ao menos já ouviu alguém dizer: o capital intelectual e as pessoas são nosso maior patrimônio, ou seja, o capital i...