Seja inteligente e dê de graça, o que recebeu de graça!3 min read

Seja inteligente

De graça recebestes, de graça deveis dar!”

Evangelho segundo Mateus, 10,8c

Queridos e Queridas Líderes:

Desejo que vocês estejam em Paz!

Hoje, vamos nos ater a uma pequena parte, trecho, do Evangelho segundo Mateus para que possamos nos aprofundar, mergulhar nesta compreensão.

Aliás, vamos fazer isso, já fazendo relação com a nossa posição enquanto líderes, OK?

1. Qual é o contexto e quem são as pessoas que estamos analisando?

Erro comum de cometermos, mas que limita definitivamente a nossa visão e pensamento sistêmicos, é avaliar alguma situação, ou mesmo uma citação de alguém, sem analisar o contexto que a circunda.

No nosso caso de hoje, Cristo, como um grande líder inteligente, está dando algumas instruções para o seu time, visto que eles tinham uma missão a ser cumprida, ou seja, espraiar os princípios que o próprio Cristo estava propagando.

Assim, para que possamos ser líderes inteligentes, no nosso dia a dia, devemos conseguir avaliar:

  1. Quem são as pessoas do nosso time?
  2. Em qual cultura elas estão inseridas?
  3. Basicamente, o que motiva cada pessoa a estar e permanecer no time?

Apenas se conseguirmos avaliar o contexto e as pessoas que estão nele inseridos, conseguiremos apresentar regras e objetivos claros, compreensíveis e motivadores para o time, a exemplo do que fez Jesus.

2. Qual é o ponto central, nevrálgico da nossa missão? Ele está claro para todos?

Aqui, mais uma situação que costuma ser falha na maior parte das organizações, qual seja, a liderança costuma não deixar claro para as pessoas qual é o objetivo central, nevrálgico, de determinada missão que está se dando para a equipe.

Mas por que mesmo isso é tão importante?

Nas organizações, na sua imensa maioria, estamos tratando com adultos. Por isso mesmo, as instruções ou qualquer tipo de aprendizagem precisa fazer algum sentido para estas pessoas.

Elas precisam compreender, basicamente, PORQUE estão fazendo ou devem fazer aquilo.

OK, compreendo que há organizações ditatoriais que não permitem que as pessoas compreendam o porque das coisas.

Contudo, este tipo de atitude combina muito mais com a Era Industrial (até meados do século XX) do que com a Era que vivemos hoje, do Conhecimento.

Perceba, que a mensagem central de Jesus aos seus discípulos foi clara: “De graça recebestes, de graça deveis dar!”, ou seja, eles deveriam compartilhar os talentos e as grandes novidades que tinham acesso, sem tornarem-se hipócritas e egoístas.

Assim, na próxima vez que vocês estabelecerem uma missão para o time, lembrem-se deste critério de comunicação utilizado por Cristo.

3. O time pode espelhar-se nas suas atitudes?

Esta, infelizmente, também é uma situação recorrente nas mas diversas organizações e na relação entre líderes e times.

De fato um dos grandes méritos de Cristo, enquanto líder inteligente, foi ser um grande exemplo a ser seguido pelo seu time.

O “De graça recebestes, de graça deveis dar!” começa por Ele mesmo.

Não pede que os outros façam algo que Ele não faz. Ao contrário, critica, em diversas ocasiões, os líderes da época, os quais denomina como víboras, hipócritas, espertalhões etc., pois impunham condições às pessoas que eles mesmos não seguiam.

Assim, Caríssimos(as), não caiamos neste erro de impor condições ao nosso time, que não valem, absolutamente, para nós.

Pessoal, hoje é isto!

Até a próxima oportunidade!

Um grande abraço.

Créditos

Texto: Jocelito André Salvador

Evangelho: catolicoorante.com.br

 

Veja outros post relacionados a Aprendizagem, Conhecimento e Inovação:

A verdade sempre prevalecerá! Quando vier o Espírito da verdade, ele vos ensinará toda a verdade, diz o Senhor, aleluia! ” (Jo 16,13) Nos últimos meses, com tantas divulgações s...
Ter discernimento é fundamental para ser líder Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas.Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno c...
Verdadeira liderança – SER humano, em plenit... Olá Amigos!A meditação de hoje está centrada no Evangelho segundo Marcos, que nos diz: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de tod...