Saber ouvir e dialogar para ser agente de mudança5 min read

saber ouvir e dialogar

Saber ouvir e dialogar é uma das premissas do(a) Líder Inteligente. Não há como quebrar resistências e gerar a mudança sem essa postura.

Existe uma passagem no Livro do Deuteronômio, a qual determina ao povo do Senhor, que Deus estará em todas as atividades diárias.

[…] Que estas palavras que hoje te ordeno estejam em teu coração! Tu as inculcarás em teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando em teu caminho, deitado e de pé. (Dt 6,6-7).

Comento isso com vocês, pois hoje ao pensar no que escrever para o espaço Homines Formatam, de hoje, faltou a inspiração. Pedindo um apoio do Jocelito, ele comentou sobre um artigo da Harvard Business Review Brasil (HBR Brasil) que de certo modo, conversava perfeitamente com o Evangelho Diário proposto.

Portanto, devemos sempre estar abertos e atentos à ação do Espírito Santo! Ele se utiliza em muitos momentos de outras pessoas para chegar a mensagem aos nossos ouvidos.

Este será o nosso foco da meditação de hoje! 🙂

Supere a resistência de mudança com duas conversas

No artigo da HBR Brasil, de Sally Blount e Shana Carroll, elas iniciam com um dado “sombrio”. Comentam que, “Pesquisas mostram que de 50% a 75% dos esforços em mudar não dão certo. […]. Porque mudar é tão difícil?”

De acordo com as autoras, o problema, na maioria das vezes, é a resistência das pessoas em aceitar e aplicar a nova estratégica.

Ao longo de algumas edições do Homines Formatam, já viemos demonstrando a necessidade de “adaptação” do(a) Líder Inteligente.

Além de discursar sobre algumas causas e maneiras de tentar contornar os obstáculos, Sally Blount e Shana Carroll, sugerem:

  1. Identifique a origem da resistência
  2. Converse com os profissionais resistentes

Caso queira ler na íntegra o documento, por gentileza, acesse: Supere a resistência de mudança com duas conversas

A humildade de saber ouvir e dialogar

Qual é o antônimo de humilde? Arrogante, prepotente e até orgulhoso.

Ser humilde é se reconhecer como uma pessoa limitada (criatura) e que pode aprender com as demais.

saber ouvir e dialogar

Freepik.com

Saber ouvir e dialogar é uma qualidade da pessoa humilde. Pessoas que não têm ou  buscam ter tal qualidade tornam-se autoritárias e impositivas.

Quando o(a) líder não utiliza as ferramentas de ouvir e dialogar, a equipe perde o vínculo e deixa de ser um time.

Jesus, em várias passagens das Sagradas Escrituras, nos apresenta a necessidade de ouvir e dialogar. No Evangelho proposto para hoje, Mt 22,34-40, nos ensina novamente essa arte.

Muitas pessoas, incomodadas pela perda do poder, ou resistentes na mudança, procuravam criar armadilhas para Jesus. Buscavam que de algum modo Ele se contradisseste ou falasse algo contra a Lei e os Profetas.

Todavia, como Jesus tinha o dom da sabedoria dado pelo Espírito Santo, Ele ouvia, respondia, ensinava, contava parábolas e dialogava com todos. Fazia isso independentemente se as pessoas que O procuravam concordavam ou não com Ele.

Falando em sabedoria, no Homines Formatam de ontem, o Jocelito nos trouxe uma abordagem bem interessante sobre Propósito de Vida, Sabedoria e Inteligência. Caso não tenha lido, ou deseje rever, acesse aqui!

Todos os líderes possuem a qualidade de saber ouvir e dialogar?

Converse com a sua equipe

freepik.com

Infelizmente, aqueles líderes que não são autênticos e inteligentes, não se utilizam destas virtudes.

Ao olhar as lideranças atuais e históricas, percebemos líderes arrogantes e imaturos, em todos os setores.

Gostaria de compartilhar com vocês um trecho da Catequese 16, Sobre o Espírito Santo, de São Cirilo de Jerusalém:

O Espírito Santo […], vem para salvar, curar, ensinar, acompanhar, fortalecer, consolar e iluminar a alma, primeiro de quem o recebe, em seguida, por este, a dos demais. […] quem se fez digno dos dons […] chega a perceber o que antes ignorava. (São Cirilo – O Espírito Santo produz múltiplos efeitos).

Palavras de Santa Mariam

https://twitter.com/ocdcuria

Hoje, na Ordem dos Carmelitas Descalços, fazemos memória à Santa Míriam (ou Maria) de Jesus Crucificado.

Ela nos deixa essa preciosas palavras para inspirar-nos a sermos líderes inteligentes:

Onde está a caridade ali também está Deus. Se pensais em fazer o bem a vosso irmão, Deus pensará em vós. Se cavais um poço para vosso irmão, caíreis nele; o poço será para vós. Mas, se fazeis um céu para vosso irmão, esse céu será para vós… (Santa Míriam de Jesus Crucificado, OCD).

Fiquemos todos no Amor e na Paz da Trindade Santa e até breve!

Conducere Indica

Suas estratégias de inovação, aprendizagem e conhecimento estão enfrentando resistência?

Nós podemos ajudar você e sua empresa com isso!

 

Créditos

Texto: Valeska S. Fontana Salvador

Imagem destacada no Blog: Freepik.com

Frase de Santa Míriam: http://fradescarmelitas.org.br/25-08-santa-miriam-de-jesus-crucificado/

Catequese de São Cirilo de Jesusalém: Liturgia das Horas – Ordem da Bem-Aveturada Virgem Maria do Monte Carmelo.

As demais referências estão descritas no momento em que aparecem no texto.

Compartilhe

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

Tecnologias ativas como suporte da liderança intel... Corriqueiramente você tem visto nós enfatizarmos a importância da utilização das tecnologias ativas.Podemos citar alguns dos últimos artigos n...
Liderança com propósito, inteligência e sabedoria... Leitura do Livro do Eclesiástico 44,1.10-15Vamos fazer o elogio dos homens famosos, nossos antepassados através das gerações. Estes, são homens...
Como um livro de a.C. trata a Liderança Inteligent... Meu filho, sê vigilante em todas as tuas obras e mostra-te prudente em tua conversação. Não faças a ninguém o que para ti não desejas. Dá de teu pão...