A sabedoria que gera uma copiosa colheita!3 min read

Estou seguindo juntamente com minha amada sócia e esposa, Valeska, um caminho de discernimento espiritual e de conhecimento muito profundo nos últimos meses e por isso faço questão de dividir com vocês um pouco das pérolas que vamos encontrando no caminho. 

Hoje, compartilho com vocês um pouco das palavras, muito sábias, aliás, do Beato João Soreth O.C.D., vejamos:

Já que o Senhor lançou em nós a semente das virtudes, sem dúvida, espera uma copiosa colheita. O amor de Cristo inflame, portanto, o teu zelo; a sua sabedoria te inspire e a sua constância te fortaleça. O teu zelo seja ardente, discreto, invicto, para que não sejas acometido pela tibieza, nem te falte o discernimento.” (Da exposição paranética sobre a Regra Carmelitana, Tex. 15 c. 4; Ed. Paris 1625, pp. 191-192).

Percebemos aqui, claramente, uma série de lições para quem deseja exercer a liderança de forma sábia e inteligente.  

Vamos falar rapidamente sobre alguns dos principais trechos desta citação. 

  1. Já que o Senhor lançou em nós a semente das virtudes, sem dúvida, espera uma copiosa colheita 

    Você, ser inteligente que é, certamente já se deu conta das maravilhas que significa Ser Humano, ou seja, quantos talentos, quantas qualidades e complexidades podemos desenvolver no decorrer de nossas vidas, de nossa breve trajetória. 

    Ocorre que, de fato, tais presentes, talentos, precisam ser tratados, desenvolvidos, trabalhados de forma adequada para que gerem frutos, ou seja, para que se tenha uma copiosa colheita. 

    Imaginemos, Estimados(as) Líderes, como seria se todo o universo de informações disponível na sua organização e fora dela fosse simplesmente ignorada e não transformada em conhecimento?  

    Pense neste conhecimento não sendo compartilhado, não se transformando em competências em inovação. 

    Quão pobre seria o nosso mundo? Quão pobres seriam as nossas organizações? 

    Assim, não ignore os talentos que Deus lhe concedeu de graça, transforme-os em frutos e incentive que o seu time também o faça para o seu próprio bem e de todo o sistema que lhes cerca.

    2. “O teu zelo seja ardente, discreto, invicto, para que não sejas acometido pela tibieza, nem te falte o discernimento.”

    Aqui mais um conselho, uma mentoria, que vale muito a pena ser lida, relida e posta em prática. 

    Realmente, Líder, que o teu zelo, teu cuidado, com as tuas coisas e a do teu time, seja ardente, discreto, invicto. 

    Caso lhe falte tais qualidades, se a soberba começar a lhe subir à cabeça e tomar o lugar da sua sabedoria, certamente, em algum momento você vai fraquejar, seu discernimento será turvo e você acabará prejudicando a si e aos outros da sua equipe. 

    Por isso mesmo, insistimos nas 5 Dimensões para a Liderança Inteligente, ou seja, Conhecer, Aprender, Inovar, Pratica e Ser. 

    Não deixe de se manter firme neste caminho, busque o seu conhecimento diário, aprenda sempre, aprenda a aprender, pratique isso com o seu time, inove e seja um Ser Humano melhor a cada dia. 

    Caso queira alguma ajuda nossa neste sentido, nós fazemos questão de lhe ajudar. 

    Tem algo que recomendamos, é bastante simples de aplicar, mas eficaz. Dê uma olhada neste tal show que preparamos para pessoas como você: Intelligent Leadership: aprendizagem, conhecimento e inovação

    Deus abençoe você, seus caminhos e decisões! 

    Até breve! 

    Abraços.

Crédito

Texto: Jocelito André Salvador

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

O zelo do líder para com sua equipe Naquele tempo:Entrando em um barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade.Apresentaram-lhe, então, um paralí...
Respeito às pessoas e a Liderança Inteligente Você já se deu conta que ensinar, aprender, inovar e liderar estão intimamente relacionados, com o respeito às pessoas, nas empresas inteligentes?...
Planejamento estratégico: ferramenta para o Líder ... Conversaremos hoje sobre o planejamento estratégico e seu apoio para o Líder Inteligente!Olá Povo de Deus!O planejamento estratégico é uma...