Quem cria conhecimento e aprendizagem, Líder Inteligente?!4 min read

Quem cria conhecimento e aprendizagem?

Quem cria conhecimento e desenvolve a aprendizagem? Será que isso é reservado a uma elite pensante?

Olá Povo de Deus!

Quem bom podermos nos encontrar novamente nestas edições do Homines Formatam! 🙂

Nossa reflexão terá sua base no Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 10,1-12. Caso seja possível, leia e medite sobre este trecho em sua Bíblia.

Quem cria conhecimento?

Na edição de ontem do Homines Formatam, trouxemos como tema a Procrastinação e a determinada determinação. Para lê-lo, acesse: Procrastinação é determinada determinação do Líder Inteligente.

Ainda, falamos sobre a criação e promoção do conhecimento, neste artigo: Criação e Promoção do Conhecimento: reveja suas estratégias!

O conhecimento é um “produto” tão rico, que algumas mentes, guiadas unicamente pelo poder, desejam aniquilar ou controlar este bem tão precioso do ser humano.

Sócrates com sua frase famosa, “sei que nada sei”, nos brindava com a ideia de que o indivíduo não se bastava. O verdadeiro conhecimento existia quando havia uma construção colaborativa, a dialética.

Sobre as organizações dialéticas, o Jocelito comentou conosco neste post: Organização dialética, domínio pessoal e busca pela Verdade.

Todavia, perceba que mesmo em plena era do conhecimento, da conectividade, da era digital, há exemplos diários de que as grandes informações são reservadas para um grupo seleto de membros.

Por quê?

Isso ainda é herança da Era Industrial, onde havia uma separação entre os que pensavam e os que executavam.

Contudo, sempre foi assim?

Veja que temos exemplos na história de pessoas que lutaram fortemente contra este modelo mental.

Já demos o exemplo de Sócrates, que preferiu a cicuta a calar-se.

Jesus nos traz no Evangelho uma demonstração prática de empoderamento da equipe e quebra de paradigma.

Perceba que no início da passagem citada, Lucas nos diz que Jesus “chamou OUTROS setenta e dois discípulos”. Dessa forma, o evangelista quer deixar claro que não estavam neste número os doze apóstolos.

Jesus não restringiu o conhecimento aos seus escolhidos. Ele deu poder e condições de realizar a todos que estavam próximos a Ele e que queriam participar.

Há mais de dois mil anos, um homem chamado Jesus de Nazaré, mostrou a todos nós como gerir pessoas e quem cria conhecimento, de verdade.

Quem cria conhecimento na empresa?

Essa pergunta, necessita de outro questionamento.

Que tipo de empresa é a sua?

Para conseguirmos responder, vamos entender algumas diferenças de conceitos da Era industrial e da Era do conhecimento:

Paradigma industrial e do conhecimento

Fonte: Aprendizagem e desenvolvimento de pessoas. Paulette Albére Alves de Melo … [et al.]. Rio de Janeiro: Editora FGV:2015, p. 16

Compreendeu porque o questionamento de que empresa era a sua?

Você pode ter uma empresa que vive plenamente a Era Industrial ou ter uma Smart Company, ou seja, uma empresa totalmente alinhada à Era do Conhecimento.

Quem cria conhecimento em uma Smart Company?

Recentemente criamos um Talk Show sobre Smart Companies, em parceria com o Alexandre Freire da Strategy.

Para saber mais sobre este Talk, acesse aqui!

Como uma Smart Company traz em seu DNA o entendimento que:

a) As pessoas são o seu recurso vital.

b) A tecnologia é um meio para evoluir o negócio, e;

c) O seu propósito é o de resolver algo latente para a sociedade.

Então quem cria o conhecimento em uma Smart Company são todas as pessoas envolvidas de forma direta ou indireta com a sua Cadeia de Valores.

Uma Smart Company preocupa-se em criar um espaço de aprendizagem e colaboração. Os líderes confiam em suas equipes e permitem que elas possam ser criativas e inovadoras.

Assim como Jesus fez ao enviar os discípulos sozinhos. Eles sabiam que haveria grande dificuldade. Contudo, estavam amparados no conhecimento e nas experiências que o Mestre tinha oportunizado ao grupo.

Aprendizagem prática de Jesus

Uma das coisas que fascina em Jesus é a sua metodologia.

Escrevemos sobre uma metodologia educacional bem relevante, o design instrucional. Para lê-lo: O Design Instrucional mudou a Segunda Guerra, quer saber por quê?

Jesus utilizava-se de várias técnicas que hoje são tidas como inovadoras. Ele fazia discussões em grupos, storytelling, Talk Shows, avaliações somativas e formativas, comunidades de práticas etc.

No Evangelho de hoje, Ele nos mostra a Aprendizagem Baseada em Problemas e em Projetos de uma forma simples e assertiva.

A propósito, temos um artigo sobre Aprendizagem baseada em Problemas e em Projetos. Caso queira lê-lo, acesse aqui!

Jesus sabia que quem cria conhecimento e aprendizagem são as pessoas, engajadas e motivadas à mudar seus modelos mentais.

Você, Líder Inteligente, certamente tem um time fantástico criando conhecimentos e querendo inovar o ambiente.

Oportunize que as pessoas participem do processo de aprendizagem e criação do conhecimento e colha os resultados!

Espelhe-se em Jesus e inove o seu meio!

Grande abraço e fiquemos todos no amor de Deus!

Créditos

Texto: Valeska S. Fontana Salvador

Imagem em destaque no Blog: Freepik.com

Compartilhe

Veja outros post relacionados a Aprendizagem, Conhecimento e Inovação:

Criação e promoção do conhecimento: reveja suas es... Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.Falar de educação corpo...
Tecnologias ativas como suporte da liderança intel... Corriqueiramente você tem visto nós enfatizarmos a importância da utilização das tecnologias ativas.Podemos citar alguns dos últimos artigos n...
Que mundo estamos deixando, Líderes Inteligentes?!... O que é o mundo? Quando você, Líder, pensa em mundo, o que lhe vem à mente?A ideia aqui não é filosofar ou buscar conceitos abstratos, mas sim ...