Protagonismo na vida, você tem ou simplesmente deixa a vida te levar!6 min read

Ter protagonismo em sua vida é essencial para exercer a Liderança Inteligente. Isso, de forma alguma, quer dizer que o protagonismo não seja essencial para todas as pessoas e vamos explicar porque.

Olá Gente de Deus!

Desejo, sinceramente, que vocês estejam em Paz!

Hoje, faço questão de falar a cada um de vocês sobre um tema que sempre foi muito caro para nós, aqui na Conducere. Estou me referindo a você ser um(a) protagonista da sua vida, ou seja, exercer o verdadeiro protagonismo que está reservado somente para você.

O que isso quer dizer?

Nós aqui da Conducere, como cristãos, partimos do pressuposto que todo ser humano é único e irrepetível. Sendo assim, por óbvio, somente você pode exercer o seu protagonismo de vida.

Vamos relembrar o que é protagonismo ou o que é ser protagonista da sua vida?

Protagonista: No antigo teatro grego, o principal ator de uma peça; Participante ativo ou de destaque em um acontecimento.

Fonte: Dicionário Michaelis On-line

Protagonismo: você tem ou deixa a vida te levar?

Importante, antes de qualquer coisa, deixar claro que não estou fazendo aqui nenhuma crítica à musica: … ‘deixa a vida me levar, vida leva eu’ …, nada disso!

Muito embora, há quem diga, como Oscar Wilde, que a vida imita a arte, muito mais do que o contrário.

Aliás, existe muita sabedoria nesta citação de Wilde, pois, se permitirmos, efetivamente ‘a arte” vai conduzir a nossa vida e não o contrário.

Também é sobre isso que desejo refletir com vocês, hoje.

De fato, em pleno século XXI, em tempos de mudanças frenéticas, enfrentadas quase que diariamente, não parece tão simples manter o protagonismo em nossa vida.

Contudo, há uma questão relativamente simples para que você possa manter o seu protagonismo. Veja o seguinte: se você sabe quem é e qual é a sua missão de vida, ao menos em linhas gerais, não perderá de vista seu protagonismo.

Isso parece mera filosofia?

Vejamos o seguinte: independentemente da sua posição social, hierárquica na empresa etc., caso você tenha ciência de que você é um ser único, irrepetível e que Deus tem um plano para você, não restará dúvidas que você deve manter o seu protagonismo.

Quero dizer com isso, simplesmente, que ou você se mantém protagonista da sua vida ou alguém vai “conduzir” a sua vida de tal forma que te levará para caminhos que, não necessariamente, você deseja ir.

Então quer dizer que não devo seguir o conselho de ninguém, deve ser 100% autossuficiente?

Não vamos confundir autossuficiência com protagonismo de vida

Vale a gente fazer uma avaliação neste ponto. Quando estou me referindo a ser protagonista da sua vida, não estou querendo dizer que um dia você será 100% autossuficiente.

isso é impossível!

protagonismo

Google Imagens

Veja bem:

  1. O ser humano, por natureza, é um ser social.
  2. Toda e qualquer pessoa necessita de recursos naturais para sobreviver. A água, por exemplo.
  3. Caso você acredite que é um ser único e irrepetível, deve ter se dado conta também que alguém SUPERIOR a você criou tudo, antes da sua chegada.

Creio que estas considerações, para alguém tão inteligente como você, já bastam para perceber que autossuficiência e protagonismo de vida não se confundem.

Autossuficientes não, protagonistas na vida, sim!

Devemos ter claro então que, mesmo não autossuficientes, podemos, ou melhor, devemos ser protagonistas em nossas vidas.

Ter protagonismo não quer dizer ser egoísta, um competidor nato, que não aceita derrotas. Aquela pessoa que tem sempre que aparecer em primeiro lugar em tudo.

Muito antes pelo contrário, ter protagonismo em sua vida quer dizer reconhecer quão frágil, mas ao mesmo tempo maravilhoso, é o ser humano.

Manter o protagonismo na sua vida não é ‘deixar a vida te levar’. É sim, muito antes disso, impactar a vida de todos de uma forma tão positiva, que as pessoas não esquecerão de você tão cedo.

Aliás, tem um post que falamos um pouco sobre legado de vida. Vale a pena dar uma olhada: Afinal, qual é o seu legado?

Não há como exercer a Liderança Inteligente sem ter protagonismo na vida!

Muito relevante ter em mente que ser protagonista na sua vida é para TODOS, independentemente se você exerce ou não a posição de liderança.

protagonismoContudo, como você pode dizer que exerce a Liderança Inteligente caso não tenha protagonismo em suas ações, em sua vida?

Mais uma vez, é importante ressaltar: não vamos confundir protagonismo com anarquismo, egoísmo, autossuficiência. Não é nada disso.

Para você ser um(a) ótimo(a) Líder, é importante ter claro quais são as regras da organização que você está atuando e quais são os seus objetivos estratégicos.

Concordar ou não com tais regras e objetivos estratégicos é outra coisa. Isso também fará parte do seu protagonismo.

Quero dizer que: sendo você inteligente vai perceber se aquelas regras e objetivos estratégicos fazem sentido, para você, de verdade, ou não.

Agora, uma coisa é certa: você só será um(a) Líder Inteligente a partir do momento que for protagonista da sua vida!

Caso nem mesmo você saiba qual é o seu propósito de vida, sua missão, seus objetivos estratégicos, como querer que alguém lhe respeite como líder?

Líderes Inteligentes para Empresas Inteligentes

Você que acompanha um pouco do nosso trabalho, já deve ter percebido que insistimos em pelo menos dois aspectos:

  1. Liderança Inteligente (Intelligent Leadership)
  2. Empresas Inteligentes (Smart Companies)

Não é à toda, que criamos um programa de formação focado exclusivamente na Liderança Inteligente (Intelligent Leadership (Formação para Líderes Inteligentes).

Além do que, por aqui, temos que Nossa missão: sua empresa inteligente, humana e inovadora.

Você quer ver um case de Liderança Inteligente, que compreendeu muito bem a sua missão de vida?

Dá uma olhada, por gentileza, neste trecho:

53 Jesus e seus discípulos navegaram para o outro lado e chegaram à região de Genesaré, onde aportaram.
54 Assim que saíram da barca, o povo o reconheceu.
55 Percorrendo toda aquela região, começaram a levar, em leitos, os que padeciam de algum mal, para o lugar onde ouviam dizer que ele se encontrava.
56 Onde quer que ele entrasse, fosse nas aldeias ou nos povoados, ou nas cidades, punham os enfermos nas ruas e pediam-lhe que os deixassem tocar ao menos na orla de suas vestes. E todos os que tocavam em Jesus ficavam sãos.

Fonte: Evangelho segundo Marcos 6,53-56

Ah, caso queira acompanhar um pouco mais da liturgia diária e ter acesso a outros materiais ricos, vale a pena conferir este site: Católico Orante.

Pessoal, espero sinceramente que cada um(a) possa exercer o verdadeiro protagonismo em sua vida. Conte comigo e com a equipe Conducere para lhe ajudar neste sentido!

Um grande e fraterno abraço e até a próxima oportunidade.

Créditos:

Texto: Jocelito André Salvador

Imagem destacada: Freepik.com

Compartilhe:

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

Líder servidor: a liderança inteligente é a que co... Naquele tempo:A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido.Jesus pergu...
Respeito às pessoas e a Liderança Inteligente Você já se deu conta que ensinar, aprender, inovar e liderar estão intimamente relacionados, com o respeito às pessoas, nas empresas inteligentes?...
Organizações que aprendem incentivam o diálogo e a... Muito já tem se falado sobre a Era da Informação, do Conhecimento, ou seja, tudo isso que estamos vivenciando no século XXI. Fato é que não se fala ta...