Propósito de vida, Inteligência e Sabedoria como bases da Inovação Contínua6 min read

propósito de vida

Olá Caríssimos(as) Líderes! 

Um grande prazer e também uma grande responsabilidade para mim poder fazer este contato periódico com vocês. 

Hoje, vamos falar, mesmo que de forma breve sobre: 

  1. Inteligência 
  2. Sabedoria 
  3. Inovação 
  4. Propósito de vida 
  5. Foco no ser humano 

 Você que já acompanha este espaço de meditação e reflexão sabe que, com muita frequência, falamos de Inteligência, Sabedoria e Inovação. 

Você sabe, por que é tão relevante associarmos Inteligência, Sabedoria e Inovação ao Propósito de Vida? 

De fato, você vai encontrar diversas tendências e teorias acadêmicas, que tratam destes assuntos de forma totalmente separada ou, algumas, que tratam destes assuntos de forma conjunta. 

Uma das teorias que por aqui tomamos como base para fazer esta ligação entre os três termos é a Teoria de Criação do Conhecimento Organizacional, de Nonaka e Takeuchi. 

Caso você não tenha tido a oportunidade de conhecê-la, não há problema, pois quero refletir com você alguns aspectos que nós, Conducere, trabalhamos e que de forma alguma são unanimidade no meio corporativo e/ou acadêmico. 

O fato é que tal teoria, preconizada a partir dos anos 1990 por Nonaka e Takeuchi através da obra: Criação do Conhecimento na Empresa – Como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação, trata, mesmo que não de forma direta, destes três aspectos. 

Como ligar a inteligência, a sabedoria e a inovação? 

como ligar a inteligência, sabedoria e o propósito de vida

Freepik.com

A teoria que estamos nos referindo destaca que para haver criação de conhecimento organizacional é necessário haver a interação entre três elementos fundamentais: o ser humano, a organização e o ambiente. 

 Assim, a Inteligência, não exclusiva dos seres humanos, vide a IA (Inteligência Artificial), pode ser traduzida pela capacidade de utilizar os recursos de conhecimento já adquiridos, ou mesmo que podem ser adquiridos no contato com a organização (empresa) e seu ambiente. 

Contudo, a Sabedoria, tratada de forma não direta pelos autores da teoria em questão, ao menos não a sabedoria ocidental, embora se trate da sabedoria oriental, tem grande relevância. 

Como isso ocorre? 

A sabedoria é a capacidade, exclusiva do Ser Humano, de utilizar seus recursos de conhecimento, ou seja, a sua inteligência, mas também de levar em conta seus princípios éticos e valores, para decidir pelo melhor caminho a ser tomado em cada situação, que se apresenta. 

OK, mas onde entra a Inovação? 

 

criadores da espiral do conhecimento

Google imagens

Nonaka e Takeuchi, com os quais a Conducere entra em coro, preconizam que a interação entre os seres humanos, a organização (empresa) e o ambiente (cultura corporativa, relação com a sociedade etc.), são as bases para a criação de novos conhecimentos. 

Por sua vez, novos conhecimentos levam à Inovação. Ah, o melhor é que criar novos conhecimentos de forma contínua, gera como efeito colateral a inovação contínua. 

 A relevância do Propósito de vida e o foco no Ser Humano 

Pois bem, dada a base sobre inteligência, sabedoria e inovação, vamos ao tema central da nossa reflexão de hoje, a qual encontramos referência no Evangelho segundo Mateus 13,44-46. 

A ideia aqui é tratar de propósito de vida, não como algo totalmente novo e como um grande diferencial competitivo, como algumas tendências acadêmicas e corporativas começam a tratar em pleno século XXI. Como se isso fosse exclusividade da nova geração de pessoas, nascidas, pós revolução industrial, pós revolução da internet e com acesso digital a muitos dos seus recursos. 

Ao nos deparamos com este breve trecho bíblico, onde Cristo está em sua plena atividade de Mentor dos seus discípulos, percebemos que a ênfase central está no verdadeiro propósito de vida das pessoas que o ouviam e acompanhavam. 

Perceba, por gentileza, Cristo usando um bom storytelling para nos explicar isso. 

O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola.” 

Veja que, quando encontramos nosso verdadeiro propósito de vida, encontramos a felicidade.  

Aliás, como já dizia o poeta, a felicidade está no caminho, ou seja, está em percorrer um caminho, que esteja conforme nosso propósito de vida. 

Mas qual deve ser o seu papel como líder, neste caso? 

Eis aí uma questão das mais relevantes, caso você queira exercer o papel de Líder Inteligente. 

desafios do líder inteligente

Freepik.com

Embora pareça ser uma questão simples, nem sempre é, qual seja, respeitar cada pessoa como um ser humano completo, inteligente, capaz e dotado de um propósito de vida próprio. 

Muitas vezes, comete-se o erro de querer que todos sejam iguais a você, enquanto líder. 

No seu entendimento todas as pessoas do time deveriam ter a mesma forma de pensar, ser e agir. Assim, seria muito mais fácil gerir o seu time, não acha? 

Ocorre que a má notícia é que se você quer incentivar a Inovação Contínua, de verdade, é necessário cultivar as contradições, os paradoxos e com eles conseguir fazer uma síntese. 

Aliás, síntese é diferente de conciliação. 

Conciliação é tentar chegar num meio termo entre duas contradições. A síntese é gerar um terceiro elemento, mais rico e precioso, a partir da união das contradições. 

Isso não é algo que estamos inventando aqui na Conducere, isto é algo que, desde bem antes dos tempos antes de Cristo, com a dialética de Heráclito, já se preconizava. 

Ah, apenas um registro histórico Heráclito ou Heráclito de Éfeso viveu aproximadamente no período de 535 a.C. – 475 a.C. 

Então, veja que não se trata necessariamente de uma teoria nova! 🙂 

O que há de novo, sim, é a sua aplicação no meio corporativo, que iniciou mais fortemente a partir dos anos 1990 com Nonaka e Takeuchi. 

Legal, mas como posso exercer a Liderança Inteligente e gerar inovação contínua na minha empresa? 

Nós, Conducere, pensamos exatamente na sua demanda, nos seus desafios diários, nos seus dilemas e contradições e por isso criamos o conceito de Intelligent Leardership. 

Você pode acompanhar mais sobre nossas ideias através deste artigo

Além do que, estamos lançando uma novidade, exclusiva para empresas que priorizam a inteligência e a inovação, com foco no ser humano. 

Você receberá em breve, maiores informações, mas trata-se do Intelligent Board. Para ter uma ideia do que é, veja este teaser em vídeo

Produto da Conducere - Intelligent Board

Mas, por onde você pode começar o processo de aculturamento destes conceitos? 

Confira este Talk Show que preparamos para você: Intelligent Leadership: aprendizagem, conhecimento e inovação. 

Então, creio que temos alguns elementos por onde começar e você deixar de fazer mais do mesmo e ficar reclamando que os resultados não mudam, não é mesmo? 

Deus abençoe seus projetos! 

Abraços e até a próxima! 

Créditos

Texto: Jocelito André Salvador

Imagem destacada no Blog: Freepik.com

Compartilhe

Veja outros post relacionados a Aprendizagem, Conhecimento e Inovação:

Você, como Líder, está pautado pela ética, pelos v... Olá Caríssimos(as) Líderes do Século XXI! Novamente temos a oportunidade de trocarmos informações através deste canal, o qual, sinceramente, e...
Inteligência artificial: será que seremos extintos... Olá Povo de Deus!Pedimos que o Espírito Santo nos conceda os dons da inteligência, sabedoria e do discernimento para este Homines Formatam. ...
Conhecimento, Humildade e Poder, como se relaciona... Olá Amigos Líderes!Com alegria divido estes breves momentos com vocês, os quais devem servir para que possamos avaliar e reavaliar a forma com...