Procuram-se empresas inteligentes, que gerem igualdade para homens e mulheres6 min read

Parafraseando o filósofo grego Diógenes de Sinope de quem se relata que costumava perambular pelas ruas carregando uma lanterna acesa, durante o dia, alegando estar procurando por um homem honesto, hoje, estamos procurando Empresas Inteligentes. Aquelas que gerem e propaguem igualdade de condições para homens e mulheres.

Olá Gente Inteligente!

Hoje, exatamente no Dia Internacional da Mulher, desejo fazer aqui uma breve reflexão sobre as nossas empresas e a situação de homens e mulheres, que delas fazem parte.

Sim, é o Dia da Mulher, mas as Empresas Inteligentes não geram diferenças pelo gênero, embora reconheçam que homens e mulheres têm características distintas. Aliás, é exatamente este o ponto a ser explorado de forma muito positiva.

Um dos grandes problemas de não termos, de verdade, Times Inteligentes, é que se costuma gerar um desequilíbrio de condições para homens e mulheres.

Por isso mesmo, aqui defendemos: as Empresas Inteligentes não são feitas nem só de homens e nem só de mulheres.

Naturalmente, temos que pensar em condições, que, eventualmente, sejam específicos para homens ou mulheres. Neste caso, pode-se  avaliar a possibilidade do time ser composto por somente um dos gêneros.

Por exemplo, um salão de beleza que seja super exclusivo para mulheres. Neste caso, pode-se pensar, mas não de forma obrigatória, que o ideal seria mulheres sendo atendidas por mulheres.

De qualquer forma, nem só de equipe interna é feita uma empresa, não é mesmo?

Neste caso, invariavelmente, temos que unir as competências masculinas e femininas. Este é o melhor caminho para a excelência da gestão!

Igualdade de condições para homens e mulheres: um longo caminho a ser percorrido

Falar de igualdade de condições, ou a falta dela, no mundo corporativo, muito além de um clichê, é uma necessidade que se apresenta para o nosso século.

Vejamos que ainda em outubro de 2017, a Revista Veja, publicou esta reportagem: Mulheres ocupam apenas 15% dos cargos de liderança no mundo.

homens e mulheres

Google imagens

Somente por esta informação você já consegue perceber que há algo de errado na distribuição de cargos no mundo corporativo. Não lhe parece?

Será que devemos pensar que a liderança é somente para o sexo masculino ou mesmo somente para o sexo feminino?

Insisto neste tema, pois me parece relevante. Empresas Inteligentes procuram equilibrar condições para homens e mulheres. Até porque reconhecem que ambos têm características distintas, mas que se complementam.

Outra reportagem que merece destaque é a que foi publicada em novembro de 2017 pela EBC – Agência Brasil e que diz: Desigualdade entre homens e mulheres aumenta; Brasil cai 11 posições em ranking.

Um relato importante, que faz parte da reportagem da Agência Brasil, é a da chefe de Educação, Gênero e Trabalho do Fórum Econômico Mundial, Saadia Zahidi, que afirma categoricamente:

Em 2017, não deveríamos estar vendo um progresso em direção à paridade de gênero ser revertido. Igualdade de gênero é tanto moral quanto um imperativo econômico. Alguns países entenderam isso e estão vendo os dividendos das medidas proativas que tomaram para tratar suas disparidades de gênero”.

(Fonte: EBC Agência Brasil)

Assim, a questão é: como se falar de Smart Companies, quando há tanta desigualdade de condições entre homens e mulheres no mundo corporativo, no Brasil e fora daqui?

Homens e mulheres vistos de formas distintas, um problema que vêm desde os tempos bíblicos

Todos nós, pessoas esclarecidas que somos, sabemos que a Bíblia não é um livro de História. Muito menos um tratado da ciência antropológica.

De qualquer forma, a Bíblia, por sua natureza, visto que ela é literalmente um conjunto de livros, retrata a visão de várias gerações da civilização humana em sua história. Naturalmente, com um recorte para determinadas regiões e culturas.

Pois bem, mesmo na Bíblia, vê-se uma clara distinção da visão entre homens e mulheres.

Quer ver como?

Em Gênesis 1,27 está explícito:

Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou, homem e mulher ele os criou.

Porém, no mesmo livro, do Gênesis, no capítulo 2, versículos 18 a 22, a mesma origem está assim descrita:

Então Iahweh Deus modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida e o homem se tornou um ser vivente.

Iahweh Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só. Vou fazer uma auxiliar que lhe corresponda. … Então Iahweh Deus fez cair um torpor sobre o homem, e ele dormiu. Tomou uma de suas costelas e fez crescer carne em seu lugar. Depois, da costela que tirou do homem, Iaweh Deus modelou uma mulher e a trouxe ao homem.”

Não quero entrar aqui em questões teológicas. Até porque, eu mesmo tenho uma iniciação em teologia cristã e o assunto não é tão simples quanto parece. Por isso mesmo, não deve ser interpretado ao pé da letra.

Ocorre que, INFELIZMENTE, as sociedades patriarcais que surgiram no decorrer da história da humanidade, em muitos casos, levaram ao pé da letra a ideia de ‘Não é bom que o homem esteja só. Vou fazer uma auxiliar que lhe corresponda.’

Qual é o tipo de empresa que você quer?

Pois bem, ao analisar estas considerações já feitas, independentemente de você ser homem ou mulher, há que se perguntar: que tipo de empresa você deseja?

Melhor: que tipo de sociedade você deseja?

Isso porque as empresas e suas desigualdades entre homens e mulheres são frutos da sociedade como ela é.

Assim, caso você tenha a pretensão de ser um(a) Líder Inteligente, não há outra forma: há que encarar de frente as desigualdades do mundo corporativo.

Aliás, a grande questão não é mudar o mundo sozinho(a). A questão verdadeira é: serei eu protagonista da história ou um(a) mero(a) espectador(a)?

Nós queremos Empresas Inteligentes, Humanas e Inovadoras

Vamos construir juntos este ideal, ou seja, fazer a nossa parte para que o mundo corporativo seja melhor, mais justo e humanizado.

Para dar o pontapé inicial, junto com você, quero lhe sugerir que possamos gerar este evento na sua empresa ou entidade empresarial: Talk Show sobre Smart Company: Porque você precisa ter uma.

Vamos falar mais de aprendizagem, criação e promoção do conhecimento nas empresas, competências, uso de tecnologias inovadoras e muito mais.

Fico na expectativa pelo nosso bate papo.

Desejo que Deus abençoe todos vocês, em abundância. Em especial a todas as mulheres, a começar pela minha muito especial esposa, Valeska S. Fontana Salvador.

Um grande e fraterno abraço.

Créditos:

Texto: Jocelito André Salvador

Imagem em destaque: Google Imagens

Compartilhe:

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

Responsabilidade social nas empresas: inteligência... Há uma relação direta entre as Empresas Inteligentes, Humanas e Inovadoras com a responsabilidade social?Falar e "fazer" ações de responsabilidade...
Como um grande Líder nos ensina a Praticar, Aprend... Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: 'Segue-me!'Ele se levantou e seguiu a Jesus. ...
Liderança coerente ou politicamente correta? Qual ... Vamos refletir brevemente sobre liderança coerente, ou seja, aquela que fala algo e faz aquilo que falou. Gerando com isso um clima de confiança na eq...