Procrastinação e determinada determinação do Líder Inteligente5 min read

procrastinação e determinada determinação

Olá Povo de Deus!

Sempre é um prazer estar com você nas edições do Homines Formatam. Desejamos que este projeto esteja contribuindo com as cinco dimensões da sua Liderança Inteligente.

Hoje, a Igreja Católica comemora a vida de um grande santo, São Francisco de Assis. Este homem ímpar foi de uma grandeza que pessoas de todos os credos se sentem tocadas pela sua forma de ver a vida. Inclusive o então Cardeal Bergoglio adotou o seu nome para o projeto do seu Papado, virando o nosso tão amado Papa Francisco.

Contudo, o que isso tem a ver com a sua vida enquanto Líder Inteligente?

Nossa reflexão estará baseada no Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9,57-62. Convido-lhe a acessar este trecho do Evangelho na sua Bíblia.

Procrastinação e determinada determinação

À medida que vamos tendo responsabilidades em nossa atuação, começamos a definir a prioridade e como resolver as demais necessidades.

Aliás, já nos lembra o filósofo Mário Sérgio Cortella que prioridade só tem uma. Caso você defina prioridades para o seu dia, então já não será mais.

Entretanto, por estarmos em um mundo dinâmico e mutável, temos a urgência em nos desenvolvermos, criar conexões, reaprender a aprender, criar conhecimentos e inovar.

Contudo, em  virtude de tudo o que se apresenta no nosso cotidiano, nem sempre é fácil alterarmos um paradigma, a partir da mudança de um modelo mental.

Veja que no Evangelho, muitas pessoas procuravam Jesus para aprender com Ele e o próprio convidava para o discipulado.

Todavia, apesar de sabido que Aquele era o caminho, a solução para suas vidas, deixar a “família”, o “arado” ou os “bens materiais”, tornava-se menos atrativo o convite.

Procrastinação

A procrastinação é algo muito sério em nossas dias. Existem inúmeros estudos confirmando o quanto nos prejudicam e como nosso cérebro acaba entendendo que esta deve ser a resposta para determinados pensamentos.

Nas empresas, infelizmente, o ato de procrastinar já adentra a cultura organizacional.

Faça o seguinte teste para analisar se há indícios de procrastinação na sua vida:

  1. Quando há algo novo, por mais que se entenda que é necessário, deixa-se para uma análise mais adequada em um momento oportuno.
  2. Havendo necessidade de conversar com um membro do time em particular, tenta-se prorrogar ao máximo o encontro, na expectativa que o tempo resolva.
  3. Ao alcançar o objetivo da liderança, todas as ações de desenvolvimento pessoal ficam para “quando der para fazer”.
  4. No caso de rever os processos e resultados, espera-se para o período de planejamento estratégico ou reuniões para estes fins.
  5. Só há possibilidade de alçar voos maiores, quando o chão da vida estiver muito bem pavimentado.
  6. A empresa buscará rever suas formas de atuar e de entender o contexto, havendo extrema necessidade de mudança.
  7. Desenvolver a equipe é uma ação importante. Porém, deve ser aplicada dentro de um calendário específico e planejado.

Determinada determinação

Já comentamos sobre isso nas edições do Homines Formatam: A busca sábia e a insana pela perfeição do SER

Santa Teresa D’Ávila era mestra na determinada determinação. Sentia que para não procrastinar, precisava querer muito fazer algo.

Mas, por que Jesus não aceitou a todos que pediam para seguí-Lo?

Ele conhecia as pessoas. Sabia que seu projeto ambicioso não poderia ser atribuído a quem não tinha a “determinada determinação”.

Por quê?

Pense em grandes ideias e projetos que você e sua equipe já tiveram e fizeram. Todos tiveram êxito? Por quê? O que faltou?

Quando há algo para fazer, no momento em que se inicia, algumas pessoas se apaixonam pelo projeto e incentivam.

Contudo, depois de algum tempo, por ser paixão e não amor, vão desistindo ou não se empenhando tanto como antes.

Então, o que parecia ser algo extraordinário, aos poucos vai sendo deixado de lado, até que alguém decide por encerrar e dizer que não erra assim tão especial.

Pensando nestes momentos, é que criamos os Talk Shows da Conducere.

Utilizando esta metodologia ativa, ágil e dinâmica, vamos fornecer a você Líder Inteligente as ferramentas e as tecnologias para incentivar o time a ter a determinada determinação e não procrastinar mais.

Líder Inteligente: procrastinação ou determinada determinação?

O Líder Inteligente consegue discernir com sabedoria e competência o que é melhor para cada momento.

O Jocelito nos trouxe algumas informações sobre isso nestes artigos: Quem é o maior: o líder sábio ou o competente? e Ser Trend Leader, você já pensou nisso?

Você não pode e nem deve “abraçar o mundo”, mas também não se envolver com nada.

Uma das defesas contra essa atitude de procrastinar é ter a determinada determinação de saber delegar, como já comentamos em: Delegar é uma importante ação do Líder Inteligente!

Jesus nos diz que “quem põe a mão no arado e olha para trás não é digno do Reino do Céus”.

Quando você, Líder Inteligente, assume uma inovação, vá até o fim, não importando os percalços. Seja digno da confiança deste dom de conduzir pessoas e empresas.

Caso queira um apoio, conheça nosso programa de desenvolvimento de líderes – o Intelligent Leadership, que está descrito no artigo as cinco dimensões da liderança inteligente. Inicie sua formação conosco na primeira dimensão: Conhecer.

Além disso, podemos desenvolver o Conselho da Inteligência – o Intelligent Board. Quer saber mais sobre este produto? Fale conosco!

Determinada determinação de Francisco

Google Imagens

Caro Líder Inteligente, desejo que sua determinada determinação em levar a aprendizagem, o conhecimento e a inovação seja como a de são Francisco que colocou a mão no arado e não olhou mais para trás.

Com isso, influenciou a vida de tantas pessoas, tais como santa Clara, santa Teresa e o próprio Papa.

Que possamos nos ver em breve em um Talk Show ou mesmo no Intelligent Board.

 

Grande abraço e fique no amor de Deus!

Créditos

Texto: Valeska S. Fontana Salvador

Imagem em destaque no Blog: Freepik.com

Compartilhe

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

Formar um time inteligente através da diversidade ... Formar um time não é uma tarefa fácil. Exige, tanto do líder quanto da equipe, o compromisso de olharem para o mesmo objetivo.Olá Povo de Deus...
Propósito de vida, Inteligência e Sabedoria como b... Olá Caríssimos(as) Líderes! Um grande prazer e também uma grande responsabilidade para mim poder fazer este contato periódico com vocês. H...
Visão estratégica do líder frente às constantes mu... Olá Povo de Deus!O mercado corporativo recebe influências de todos os tipos: econômica, jurídica, política, global, entre outras. Assim, como ...