Procrastinação e determinada determinação do Líder Inteligente5 min read

procrastinação e determinada determinação

Olá Povo de Deus!

Sempre é um prazer estar com você nas edições do Homines Formatam. Desejamos que este projeto esteja contribuindo com as cinco dimensões da sua Liderança Inteligente.

Hoje, a Igreja Católica comemora a vida de um grande santo, São Francisco de Assis. Este homem ímpar foi de uma grandeza que pessoas de todos os credos se sentem tocadas pela sua forma de ver a vida. Inclusive o então Cardeal Bergoglio adotou o seu nome para o projeto do seu Papado, virando o nosso tão amado Papa Francisco.

Contudo, o que isso tem a ver com a sua vida enquanto Líder Inteligente?

Nossa reflexão estará baseada no Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9,57-62. Convido-lhe a acessar este trecho do Evangelho na sua Bíblia.

Procrastinação e determinada determinação

À medida que vamos tendo responsabilidades em nossa atuação, começamos a definir a prioridade e como resolver as demais necessidades.

Aliás, já nos lembra o filósofo Mário Sérgio Cortella que prioridade só tem uma. Caso você defina prioridades para o seu dia, então já não será mais.

Entretanto, por estarmos em um mundo dinâmico e mutável, temos a urgência em nos desenvolvermos, criar conexões, reaprender a aprender, criar conhecimentos e inovar.

Contudo, em  virtude de tudo o que se apresenta no nosso cotidiano, nem sempre é fácil alterarmos um paradigma, a partir da mudança de um modelo mental.

Veja que no Evangelho, muitas pessoas procuravam Jesus para aprender com Ele e o próprio convidava para o discipulado.

Todavia, apesar de sabido que Aquele era o caminho, a solução para suas vidas, deixar a “família”, o “arado” ou os “bens materiais”, tornava-se menos atrativo o convite.

Procrastinação

A procrastinação é algo muito sério em nossas dias. Existem inúmeros estudos confirmando o quanto nos prejudicam e como nosso cérebro acaba entendendo que esta deve ser a resposta para determinados pensamentos.

Nas empresas, infelizmente, o ato de procrastinar já adentra a cultura organizacional.

Faça o seguinte teste para analisar se há indícios de procrastinação na sua vida:

  1. Quando há algo novo, por mais que se entenda que é necessário, deixa-se para uma análise mais adequada em um momento oportuno.
  2. Havendo necessidade de conversar com um membro do time em particular, tenta-se prorrogar ao máximo o encontro, na expectativa que o tempo resolva.
  3. Ao alcançar o objetivo da liderança, todas as ações de desenvolvimento pessoal ficam para “quando der para fazer”.
  4. No caso de rever os processos e resultados, espera-se para o período de planejamento estratégico ou reuniões para estes fins.
  5. Só há possibilidade de alçar voos maiores, quando o chão da vida estiver muito bem pavimentado.
  6. A empresa buscará rever suas formas de atuar e de entender o contexto, havendo extrema necessidade de mudança.
  7. Desenvolver a equipe é uma ação importante. Porém, deve ser aplicada dentro de um calendário específico e planejado.

Determinada determinação

Já comentamos sobre isso nas edições do Homines Formatam: A busca sábia e a insana pela perfeição do SER

Santa Teresa D’Ávila era mestra na determinada determinação. Sentia que para não procrastinar, precisava querer muito fazer algo.

Mas, por que Jesus não aceitou a todos que pediam para seguí-Lo?

Ele conhecia as pessoas. Sabia que seu projeto ambicioso não poderia ser atribuído a quem não tinha a “determinada determinação”.

Por quê?

Pense em grandes ideias e projetos que você e sua equipe já tiveram e fizeram. Todos tiveram êxito? Por quê? O que faltou?

Quando há algo para fazer, no momento em que se inicia, algumas pessoas se apaixonam pelo projeto e incentivam.

Contudo, depois de algum tempo, por ser paixão e não amor, vão desistindo ou não se empenhando tanto como antes.

Então, o que parecia ser algo extraordinário, aos poucos vai sendo deixado de lado, até que alguém decide por encerrar e dizer que não erra assim tão especial.

Pensando nestes momentos, é que criamos os Talk Shows da Conducere.

Utilizando esta metodologia ativa, ágil e dinâmica, vamos fornecer a você Líder Inteligente as ferramentas e as tecnologias para incentivar o time a ter a determinada determinação e não procrastinar mais.

Líder Inteligente: procrastinação ou determinada determinação?

O Líder Inteligente consegue discernir com sabedoria e competência o que é melhor para cada momento.

O Jocelito nos trouxe algumas informações sobre isso nestes artigos: Quem é o maior: o líder sábio ou o competente? e Ser Trend Leader, você já pensou nisso?

Você não pode e nem deve “abraçar o mundo”, mas também não se envolver com nada.

Uma das defesas contra essa atitude de procrastinar é ter a determinada determinação de saber delegar, como já comentamos em: Delegar é uma importante ação do Líder Inteligente!

Jesus nos diz que “quem põe a mão no arado e olha para trás não é digno do Reino do Céus”.

Quando você, Líder Inteligente, assume uma inovação, vá até o fim, não importando os percalços. Seja digno da confiança deste dom de conduzir pessoas e empresas.

Caso queira um apoio, conheça nosso programa de desenvolvimento de líderes – o Intelligent Leadership, que está descrito no artigo as cinco dimensões da liderança inteligente. Inicie sua formação conosco na primeira dimensão: Conhecer.

Além disso, podemos desenvolver o Conselho da Inteligência – o Intelligent Board. Quer saber mais sobre este produto? Fale conosco!

Determinada determinação de Francisco

Google Imagens

Caro Líder Inteligente, desejo que sua determinada determinação em levar a aprendizagem, o conhecimento e a inovação seja como a de são Francisco que colocou a mão no arado e não olhou mais para trás.

Com isso, influenciou a vida de tantas pessoas, tais como santa Clara, santa Teresa e o próprio Papa.

Que possamos nos ver em breve em um Talk Show ou mesmo no Intelligent Board.

 

Grande abraço e fique no amor de Deus!

Créditos

Texto: Valeska S. Fontana Salvador

Imagem em destaque no Blog: Freepik.com

Compartilhe

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

Meus princípios e valores estão guiando meu SER? Homines Formatam é uma iniciativa da Conducere para levar diariamente reflexões a gestores e líderes no intuito de formar o seu SER.Eu, Tobit, a...
Seja Líder Radical, não Sectário! Quem semeia pouco colherá também pouco e quem semeia com largueza colherá também com largueza. Dê cada um conforme tiver decidido em seu coração, ...
Tenha coragem e permita a mudança – Homines... Jesus ensinava no Templo, dizendo:Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi?O próprio Davi, movido pelo Espírito Sant...