Planejamento estratégico: ferramenta para o Líder Inteligente4 min read

planejamento estratégico

Conversaremos hoje sobre o planejamento estratégico e seu apoio para o Líder Inteligente!

Olá Povo de Deus!

O planejamento estratégico é uma grande ferramenta de apoio para o Líder Inteligente. Além disso, é uma tecnologia extremamente viável, pois exige:

  • tempo, silêncio, reflexão, análise, comprometimento e a descrição do que fazer.

Obviamente que há alguns softwares que automatizam esse processo. Contudo, estes passos descritos no “*”, precisam ser realizados.

Qualquer pessoa, independentemente se está em uma posição de liderança ou não, sabe da importância de planejar-se. Caso pensemos um pouco, nas grandes fases da vida de qualquer ser humano, esta palavra evidencia-se como necessária.

Ninguém, por mais desapegado que seja, consegue imaginar que conseguirá:

  • desenvolver suas competências,
  • galgar titulações,
  • casar,
  • ter uma casa,
  • constituir uma família,
  • viajar,
  • ou mesmo investir, sem que precise reservar um tempo para definir o esforço para tal empreendimento.

Por que ainda há os que defendem não precisar de planejamento estratégico?

Existem muitas razões que levam uma pessoa, ou ainda, um líder, optar por querer o caminho mais curto e depois, ir apagando os incêndios, que certamente surgirão.

Entretanto, o Líder Inteligente, sabe que tudo o que investir neste primeiro momento, qual seja, o de responder um simples 5W2H, vai ganhar muito longo ali na frente. Afinal, neste momento do “parada”, serão traçadas as estratégias, analisados os riscos, verificadas as possibilidades de ganhos e perdas e se é o período ideal para acontecer a inovação planejada.

Jesus incentiva que façamos um planejamento estratégico em nossa vida?

Cristo, na Sua grande sabedoria, nos deixa mais essa dica.

Ontem, no espaço Homines Formatam, o Jocelito nos falava de prudência e fidelidade. Será que isso tem a ver com planejar-se estrategicamente?

No Evangelho de hoje, o qual lhes convido a lerem em suas Bíblias, Mt 25, 1-13, através de uma storytelling, Jesus nos conta a história de um casamento.

Precisamos sempre lembrar que, quando falamos em storytelling, o mesmo retrata um determinado contexto. Cristo ao contar suas parábolas, trazia a realidade do povo, para que ele entendesse o ensinamento Dele.

Naquele tempo, era tradição que as mulheres solteiras que acompanhassem o cortejo dos noivos, conseguissem entrar na festa, para serem vistas, e quiçá arrumar um casamento para elas.

Contudo, essas mulheres que não eram as convidadas para a festa, tinham um breve espaço, o abrir e o fechar as portas do local da festa. Elas usavam a lâmpada, que era acesa pelo pavio mergulhado no azeite, como forma de iluminar o caminho dos noivos, mas também para poderem enxergar no breu da noite.

Quando acabava o azeite, acabava-se a luz. Não tendo luz, não saberiam elas onde era o cortejo, e por consequência, não teriam como entrar com os noivos na festa.

Contando essa história, Jesus incentiva os que lhe ouvem a planejarem-se.

Pede-lhes que não sejam como as “virgens insensatas que não levaram o azeite”.

Como nós, no cotidiano, podemos nos planejar estrategicamente?

Apesar da velocidade com que as atividades precisam acontecer, precisamos ter claro, de onde viemos e para onde vamos. Não delimitando essas estratégias, a chance de insucesso em qualquer ação, é alta.

Você não precisa criar um planejamento estratégico todos os dias para os próximos cinco anos. Todavia, planejar suas ações diárias, revê-las, gerir o seu tempo e suas interações com sua equipe, certamente lhe demonstrarão onde sua energia está sendo desperdiçada ou onde está necessitando de maiores atenções.

Fica a sugestão para você, Líder Inteligente!

Às vezes, falta de tempo é sinal de desorganização, e isso não é bom para você, nem para o seu trabalho, muito menos para suas relações com todos.

Santa Teresa Margarida do Coração de Jesus

Santa Teresa Margarida Redi

Google imagens

Hoje, a família carmelita-teresiana comemora a lembrança de Santa Teresa Margarida do Coração de Jesus, ou Santa Teresa Margarida Redi.

Uma mulher que apesar de aristocrática, soube aproveitar e planejar seu tempo terreno, proclamando a todos que Deus é Amor, assim como nos diz São João.

Gostaria de encerrar este Homines Formatam com suas palavras:

De qualquer maneira que vão as coisas, tudo irá bem, já que o bom Deus dispõe sempre o melhor para nós. Deus jamais falhará em dar-vos ajudas especialíssimas, pois ele não é escasso com aquele que o serve fielmente”.

Santa Teresa Margarida Redi, rogai por nós!

Fiquemos todos no Amor e na Paz do Senhor!

Créditos

Texto: Valeska S. Fontana Salvador

Frase de Santa Teresa Margarida Redi: http://www.carmelitasmensageiras.com.br/index.php/2013-05-03-00-58-34/especiais/santa-teresa-de-jesus/25-santos-do-carmelo/283-santa-teresa-margarida-redi

Imagem destacada no Blog: Freepik.com

Compartilhe

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

Fidelidade, Prudência e Inovação: é possível conci... A nossa reflexão/meditação de hoje passa por três temas muito relevantes: Fidelidade, Prudência e Inovação, eis o nosso tema central.A nossa r...
Uma inovação necessariamente torna outra obsoleta?... Quando há uma inovação, subentende-se que seu "nascimento" vem para substituir alguma coisa. Contudo, essa é uma premissa para todas as circunstâncias...
Conquistas são necessárias, mas não são determinan... Conquistas são necessárias, mas não são determinantes para o sucesso do líder e da sua equipe. Às vezes precisamos calar na euforia para não se de...