Pequenas ações, grandes influências3 min read

No Twitter da Harvard Business Review de hoje saiu a publicação: Inclua momentos de silêncio no seu dia! (http://hbrbr.uol.com.br/dicas/inclua-momentos-de-silencio-no-seu-dia/).

Vou me utilizar das palavras do Jocelito André Salvador:

[…] nosso espaço Homines Formatam, […] encontra eco aqui!

Esperamos que este projeto tenha lhe ajudado, líder inteligente, a encontrar o silêncio e a meditação. Além disso, que as reflexões diárias, privilegiem uma relação mais humana com as demais pessoas.

Encontrando nas pequenas ações, grandes tesouros!

Quem teve a oportunidade de acompanhar a Liturgia dos últimos dias, percebeu que Jesus está falando em parábolas para ensinar ao povo.

As parábolas são recursos lúdicos que ativam a interpretação de algo através da associação de imagens. Este recurso está sendo muito utilizado nos dias atuais através da storytelling.

O Evangelista Mateus continua a nos apresentar o comparativo de Jesus sobre o Reino e as pequenas coisas. Já comparou a uma pérola, a um tesouro e agora nos traz a comparação com a semente de mostarda e com o fermento (Mt 13, 31-35).

Em muitos momentos, desejamos realizar grandes feitos! Contudo, a história nos ensina que são nas pequenas ações que se encontram as maiores recompensas.

Além desses exemplos que Jesus nos traz, temos alguns ditados populares. Você se lembra de algum? Recordo-me deste: ” é nos menores frascos que se guardam os melhores perfumes.”

Temos a pretensão, mesmo que inconsciente, de que o que tem valor é o que aparece. Todavia, líder inteligente, devemos lembrar que decidimos focar nossa energia, entusiasmo e foco nas pessoas.

Você há de concordar que  as pequenas conquistas diárias, como uma mudança de comportamento, uma boa ideia ou mesmo uma dica nova em um processo complicado, surpreendem e alegram o espírito. Poderíamos dizer, que às vezes, até mais que a obra inteira concluída.

A pequena via do amor

Santa Teresa do Menino e da Sagrada Face, popularmente conhecida como Santa Terezinha, nos ensina muito sobre atentar-se aos pequenos detalhes.

Ela sempre aspirou ser santa. Contudo, percebia que não teria como fazer grandes coisas, como São Francisco de Assis ou Santa Teresa de Ávila. Então, decidiu que cuidaria das pequenas ações.

Quando criança, ficou perplexa porque sonhou que comeu o maior pedaço de bolo. Para nós pode soar como um medo infantil e banal. Entretanto, ao olharmos com cuidado, percebemos que a ganância e a corrupção começam nas pequenas coisas.

O juiz Sérgio Moro, em alguma de suas palestras, comentava que os grandes crimes, iniciam no pegar uma borracha na escola do colega. Verificar que o caixa do mercado enganou-se com o troco e se calar, pensando ser mais esperto que o atendente.

Na empresa, pequenas coisas, pegar um documento que não for seu. Comentar sobre o trabalho de alguém se este dar presente. Pedir presentes para fornecedores para aceitar a venda. Fazer com que o time atinja metas a qualquer custo. Enganar o colega para ter a promoção desejada.

O Papa Francisco publicou no dia 30/07/17:

Conclamamos todas as pessoas de fé e de boa vontade a se comprometerem contra a escravidão moderna em todas as suas formas.

Que possamos ser essas pessoas de fé e de boa vontade! Peçamos ao Pai que nos dê a graça e o ânimo (Santa Teresa de Ávila) de nas pequenas coisas diárias auxiliar na libertação da escravidão, proporcionando aos que se confiam por nosso zelo à evolução de suas vidas.

Hoje, dia em que lembramos de Santa Inácio de Loyola, grande Santo jesuíta que dispensa apresentações, peçamos o mesmo ardor no combate às coisas que não são do bem.

Como Santo Inácio de Loyola, deixemo-nos conquistar pelo Senhor Jesus e, guiados por Ele, coloquemo-nos ao serviço do próximo. (Papa Francisco)

Fiquemos todos no Amor de Deus!

Crédito

Texto: Valeska S. Fontana Salvador

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

Para liderar de forma inteligente, a solução é sab... Em tempos de tanto barulho, encontros e desencontros constantes, inúmeros dados, alguns confiáveis e outros nem tanto, circulando pelas nossas vidas, ...
Conquistas são necessárias, mas não são determinan... Conquistas são necessárias, mas não são determinantes para o sucesso do líder e da sua equipe. Às vezes precisamos calar na euforia para não se de...
Formação em liderança inteligente, inicie hoje mes... Inicie sua formação em Liderança Inteligente com nosso programa desenvolvido para líderes - o Intelligent Leadership.Primeira dimensão da Formaç...