Onde estão os líderes? Será que eles não existem mais?4 min read

onde estão os líderes?

Olá Povo de Deus!

Neste dia 04 de agosto, dia para lembrarmos do santo João Maria Vianey, iniciamos com três perguntas: Onde estão os líderes? Será que eles não existem mais? Estão adormecidos?

A propósito, sobre a vida de João Maria Vianey, conversamos ontem no espaço Homines Formatam. Caso você não tenha acompanhado, acesse aqui!

Nossa reflexão se dará a partir do Evangelho segundo Mateus 13, 54-58. Por gentileza, leia esta passagem. Você pode acessá-la também, do site do Católico Orante: Liturgia Diária

Por que alguns não aceitaram a liderança de Jesus?

Antes de qualquer coisa, temos que entender como pensamos e aprendemos. Afinal, o santo padre do Carmelo, São João da Cruz já nos ensinava: é do pensamento que nasce o sentimento.

Sem entrar nos pormenores, mas apenas para ilustrar, desde o ventre materno reagimos.

Essas nossas reações e estímulos vão criando redes de conexões em nosso cérebro. No nosso sistema cerebral, encontramos as memórias. Estas podem ser de curto, médio ou longo prazo.

As de curto prazo são as operacionais, as do dia-a-dia: fazer um café, escovar os dentes, vestir-se, etc.

As de médio prazo são informações que o cérebro julga serem importantes, mas ainda não estão totalmente compreendidas. Caso nos esforcemos, criando novas conexões a respeito, vão para longo prazo. Caso deixemos de pensar e estudar sobre, o cérebro as descarta.

As de longo prazo são as tão desejadas, aquelas que nunca se esquece.

Você pode até não usar no dia-a-dia, mas quando precisar, estarão lá guardadas. Andar de bicicleta, a fórmula de báskara, uma música especial, enfim, aquilo que suas conexões julgaram como preciosas.

Tudo isso foi dito, para que compreenda a reação das pessoas.

Em nosso caso de hoje, as conexões que tinham de Jesus eram: filho de um carpinteiro, que cresceu na vizinhança, que não teve destaque naquela comunidade. Como ele poderia ter algo de especial agora? Por que haveria de acreditar em uma pessoa que todos conheciam a sua origem. Certamente, deveria ser alguém de fora, desconhecido, que teria valor, não esta pessoa.

Onde estão os líderes em nossas empresas?

Temos tido contato com muitas pessoas, em todos os níveis hierárquicos.

Em algumas conversas é nítida a frustração de líderes genuínos que sabem o que precisa ser feito e como deve ser feito, mas a empresa não o escuta, pois como poderia esta pessoa sem titulação saber o que precisamos?

Jesus diz que os profetas não são reconhecidos em sua terra e o Evangelho termina dizendo que Jesus não realizou grandes milagres por ali.

As atividades diárias ofuscam grandes ideias, inovações e lideranças inteligentes. Isso se deve a como estamos imaginando que os “salvadores da empresa” devam se manifestar.

Hoje li o título de um artigo, confesso que não li o que o autor redigiu, mas o título incomodou-me um pouco. Ele dizia: estamos no volume morto dos líderes.

Será mesmo?

Como comentei acima, não li o artigo, quiçá o intuito do autor foi o de provocar reações.

Penso que o problema não são as lideranças. Líderes tem talentos naturais. Às vezes podem usá-los para coisas más, porém é uma escolha.

O que vejo é que muitos são escolhidos para exercer o papel, sem ter o dom, os talentos, as competências necessárias, isto é, sem “merecer”.

Temos vários exemplos durante a história da humanidade das más escolhas na representação, em todos os cenários: empresarial, político, econômico, familiar e religioso.

Tem um dito popular que se traduz em algo como: Deus deixa você plantar o que quiser. Depois, Ele permite que você colha exatamente o que plantou.

Líderes inteligentes precisam de equipes inteligentes e preparadas!

Você, líder inteligente, não se frustre nem desista de suas ideias e convicções. Agradeça por este grande dom e o ponha em favor de sua equipe e da sociedade.

Grande e fraterno abraço!

Crédito

Texto: Valeska S. Fontana Salvador

Imagem em destaque no Blog: Freepik.com

Veja outros post relacionados a Aprendizagem, Conhecimento e Inovação:

Ter discernimento é fundamental para ser líder Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas.Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno c...
Líder servidor: a liderança inteligente é a que co... Naquele tempo:A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido.Jesus pergu...
Líder, não jogue seus talentos aos porcos! Caríssimos(as) Líderes Inteligentes,Com carinho compartilho algumas palavras, buscando alguns minutos da sua atenção e da sua reflexão.Hoj...