O líder precisa ser capaz e forte3 min read

A Ordem dos Carmelitas Descalços (OCD), nos seus três ramos (monjas, freis e seculares), comemora hoje a memória do Beato Tito Brandsma.

Doutor em filosofia e jornalista, defendeu fortemente a liberdade da educação e a imprensa católica.

Dos sermões escritos por ele, para nossa reflexão de hoje, gostaria de mencionar uma pequena parte do que escreveu sobre:

Convite a uma heróica fé e vida de amor.

Hoje, fala-se muito que vivemos em um tempo magnífico, de grandes homens e de grandes mulheres. Talvez fosse melhor dizer: vivemos sim, mas em tempo de decadência, no qual são muitos os que sentem a necessidade de reagir, defendendo as coisas mais preciosas e mais sagradas. Pôde-se compreender o desejo de que surja um guia capaz e forte. Porém, desejamos que este guia combata em prol de uma casa santa, de um ideal fundado na vontade divina e não somente em forças meramente humanas.

O líder precisa ser forte, capaz, mas não esquecer do Ser humano

Vivemos realmente em um tempo magnífico! Com o avanço da tecnologia e do compartilhamento de informações, tudo é possível e fácil. 

Todavia, apesar das pessoas viverem conectadas, com milhares e até milhões de amigos e seguidores, o sentimento de solidão está mais ativo do que nunca.

O ser humano já não sabe quem é e muito menos para onde vai. Então, de que adianta tanta disponibilidade de conhecimento e liberdade de pensamento, se as algemas da escravidão prenderam a mente humana?

Contudo, o que isso tem a ver com nossa meditação?

Perceba líder, que estas pessoas carentes de tudo, estão na sua equipe, na sua empresa e mesmo na sua família.

Quando as pessoas esquecem das coisas “superiores”, ou seja, do amor, da caridade e do respeito com o próximo, tudo torna-se descartável e subsituível.

Recentemente lançamos o Talk Show: INTELLIGENT LEADERSHIP: EMPRESA COMO MÁQUINA E/OU CÉREBRO, onde buscamos dialogar, discutir e entender porque algumas empresas estão tomando este caminho.

Qual caminho?

O de não enxergar que as pessoas são o verdadeiro diferencial, porque é elas que trazem o verdadeiro conhecimento. 

Por mais inteligência artificial que exista, ela consegue replicar processos e indicar possibilidades baseadas em algoritmos. Não pensa, não sente, não é resiliente, não é humana.

Aqui vale salientar que sou totalmente favorável à tecnologia, até porque atuamos diretamente com ela. Entretanto, ela não pode ser vista como um fim em si mesma, mas sim como meio de facilitar, suportar ou mesmo construir algo.

Divinização do ser humano

Gostaria de trazer mais uma ideia de Tito:

Naturalmente, queremos ser sempre melhores, seja nos dotes como na índole. E, em muitos casos, pensamos que somos aquilo que planejamos ser.

Nos momentos em que refletimos melhor, aí reconhecemos o quanto somos imperfeitos, e então compreendemos o quanto temos que crescer.

Nós já trouxemos em outros espaços Homines Formatam algumas virtudes do líder: resiliência, prudência, coragem, autoconhecimento, sabedoria, inteligência, entre outras.

Também dissemos que a liderança é um dom, que deve ser posta em favor dos outros.

Você líder tem tantas adversidades e alegrias no seu cotidiano, e ainda a responsabilidade de guiar o time para os objetivos estratégicos da empresa.

Procure não esquecer das dicas e conselhos de Jesus para o “paraíso na terra”. Não esqueça do Ser humano e de fortificar sempre essas relações.

Que seu exemplo, assim como O Beato Tito Brandsma, possa suscitar o melhor de cada um, em prol de um bem maior.

Fique no Amor de Deus!

Créditos

Texto: Valeska S. F. Salvador

Sobre Tito: Liturgia das Horas da Ordem da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo.

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

O (in)dispensável elemento humano para as organiza... O elemento humano é indispensável para a continuidade da vida e perenidade das organizações. Entretanto, há um foco mundial em reduzir sua importância...
Propósito de vida, Inteligência e Sabedoria como b... Olá Caríssimos(as) Líderes! Um grande prazer e também uma grande responsabilidade para mim poder fazer este contato periódico com vocês. H...
Conhece-te a ti mesmo, Líder Inteligente! Conhece-te a ti mesmo! Esta frase emblemática atribuída a Sócrates continua atual. O autoconhecimento, nos leva a transcender, doando nossos dons para...