Moisés, um líder inspirador!3 min read

líder inspirador

Caríssimos(as) Líderes: 

Sempre um grande prazer poder fazer este contato com vocês! 

Hoje, quero refletir com vocês sobre a figura de Moisés, filho de Hebreus, adotado pela filha do Faraó do Egito, a qual lhe deu o nome, inclusive, e após tido com um dos grandes líderes do povo judeu. 

Quero com isso lhes convidar a ler um pequeno trecho da história de vida de Moisés (Livro do Êxodo 2,1-15a), pois sem dúvida nos ajuda a compreender a sua formação enquanto líder. 

A partir de tal trecho podemos verificar alguns fatores que podem nos ajudar na nossa caminhada e missão de líderes inteligentes: 

  1. As dificuldades fazem parte do processo evolutivo 
  2. Um bom processo de formação é essencial para desenvolver as competências necessárias 
  3. Para bem liderar é necessário ter a atitude correta a cada momento 

Vamos analisar cada uma das considerações, mesmo que brevemente. 

As dificuldades no caminho 

Em se tratando de dificuldades, o que lhe parece nascer numa família, que tem a sua liberdade restrita, assim como todos os seus direitos, obviamente? 

No caso de Moisés, as dificuldades, obstáculos do caminho surgiram durante toda a sua vida, mas isso não foi motivo suficiente para que ele se considerasse incapaz de liderar, de conduzir o seu povo, assim que isso foi necessário. 

Agora, vamos pensar em nossa vida. 

Muitas das dificuldades do caminho, podem ou não se transformarem em pontes para novos conhecimentos, aprendizagem e inovação? 

O processo de formação da pessoa e das suas competências 

Aliado ao aspecto das dificuldades do caminho, vamos falar do nosso processo de formação enquanto líderes. 

Percebam, por gentileza, que fica evidente que Moisés teve acesso a uma formação educacional diferenciada, pois acabou “adotado” pela filha do Faraó do Egito. 

Contudo, somente uma educação diferenciada teria feito de Moisés um grande líder? 

Caso ele não tivesse dado atenção ao SER humano e somente procurado acumular conhecimentos, teria alcançado o mesmo patamar, enquanto líder? 

Agora, no seu caso. Como anda sua atenção para o seu desenvolvimento integral enquanto líder? 

A liderança e as suas atitudes 

Outro fator que não pode deixar de ser analisado no breve relato da vida de Moisés é a atitude forte e contundente que ele tem ao matar o egípcio para defender uma pessoa do seu povo, um hebreu. 

Naturalmente para você demonstrar a atitude de um líder inteligente não há a necessidade de matar alguém (hihihi), realmente não. 

O fato está em ter a atitude necessária, no momento oportuno. 

Quantos problemas poderiam ser evitados, ou ao menos minimizados, se o(a) líder tivesse a atitude correta no momento correto? 

Pois bem, fica o nosso convite para que você possa avaliar suas atitudes enquanto líder e que a história de Moisés possa agregar algum valor aos seus projetos pessoais e profissionais. 

Fiquem em Paz! 

Abraços fraternos.

Crédito

Texto: Jocelito André Salvador

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

Competências do líder inteligente: como estão as s... Ao falar em competências do líder inteligente, estamos fomentando a sua capacidade de conhecer, saber fazer e querer fazer. O que lhe motiva a isso ho...
O risco quando o líder míope considera que é uma á... Quanta miopia ainda se vê no mundo corporativo, que ao fim e ao cabo é o reflexo do que temos na sociedade como um todo. De qualquer forma, estive ref...
Liderança com conhecimento, propósito e caos criat... Olá Pessoal!Hoje, nossa meditação vai se concentrar, em linhas gerais, numa carta de orientação e exortação de Paulo a uma Comunidade de Crist...