Manual da liderança: fundamentos e passos para o Líder Inteligente5 min read

Manual da liderança

Olá Povo de Deus!

Sempre um prazer estar com você nas edições do Homines Formatam! 

Hoje vamos “pegar carona” no Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9,1-6. Caso seja possível, leia na sua Bíblia essa passagem.

Lendo a reflexão da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), havia a menção do “Manual do Evangelizador”. Então, pensei, será que existem um “Manual da Liderança”?

Tomando como base alguns programas da Conducere, como o Intelligent Leadership, Innovare e o Intelligent Board, tentarei conduzir-lhe em alguns fundamentos, que defendemos como essenciais para um Líder Inteligente.

Manual da Liderança: o que escrever nele?

Jesus, no trecho mencionado, envia os doze discípulos para uma missão e lhes faz algumas recomendações.

Um líder inteligente não tem um manual da liderança

Freepik.com

Quando você, Líder Inteligente, precisa visitar outra unidade da empresa ou capacitar-se em outra cidade ou país, é possível que faça malas e antecipe alguns compromissos necessários, correto?

Por que será que um dos itens do manual de Jesus era não levar nada além da roupa do corpo?

Acredito que podemos pensar em alguns pontos:

  1. Você teve uma reunião mais produtiva:

a) Quando preparou vários gráficos, PowerPoints, memorandos?

b) Quando debateu os pontos críticos e nevrálgicos de uma situação complexa?

2. Você “re-alinhou” a equipe quando:

a) Fez um treinamento vivencial com esportes radicais em um final de semana?

b) Acompanhou o time e criou grupos de discussão, possibilitando um ambiente colaborativo?

3. Houve algo inovador na organização:

a) Quando todos entenderam os objetivos estratégicos, colocaram em prática e “colheram” os resultados de forma sistêmica?

b) Quando cada setor respondeu por si e buscou benefícios pessoais?

A Missão do Líder Inteligente está no Manual da Liderança?

Qual é a missão do Líder Inteligente? Qual é a sua missão? Você tem claro o seu papel como agente de transformação das pessoas, da organização e da sociedade?

Jesus deixou muito claro aos Doze: ele deu poder e autoridade, para curar os enfermos, expulsar demônios e proclamar o Reino.

Já conversamos sobre o autoridade do Líder Inteligente: Líder servidor: a liderança inteligente é a que compartilha

Muitas vezes, nos nossos Talk Shows, percebemos que algumas organizações não conseguem implantar a inteligência corporativa, porque os líderes não se reconhecem como parte principal e integrantes do processo.

Falamos tanto na diferença da era industrial e do conhecimento, no pensamento sistêmico ou mesmo na organização como um cérebro.

Todavia, ainda há empresas onde os transformadores do conhecimento pensam e atuam em uma ilha, isolada e só sua. Não compreendem ou têm a sensibilidade de entender que qualquer ato seu e do time, afetará todos os stakeholders e sua cadeia de valor.

Como a Conducere pode ajudar neste Manual da Liderança?

  1. Intelligent Leadership: programa para o desenvolvimento de Líderes Inteligentes, com base nas suas cinco dimensões – Conhecer, Aprender, Inovar, Praticar e Ser.

Disponibilizamos a primeira dimensão via LAMS da Conducere: Intelligent Leadership: Conhecer

Para conhecer mais sobre as dimensões da liderança inteligente, leia este artigo: As cinco dimensões da Liderança Inteligente

2. Programa INNOVARE: programa para quem busca implantar ou readequar o seu sistema de inteligência corporativa, permitindo a capacidade de inovar, a criação do conhecimento e os diferenciais competitivos.

Conheça o desafio de se manter no mercado através do artigo: Smart Business: tenha um ou dê adeus ao seu negócio!

Saiba mais: INNOVARE – Estratégias de Inteligência Corporativa.

3. Talk Shows: metodologia ativa que fomenta a dialética (diálogo e discussão) sobre os temas que envolvam aprendizagem, conhecimento e inovação.

Conheça nossos Talk Shows!

4. Intelligent Board: criação de um Conselho de Inteligência na sua Smart Company com o intuito de facilitar a inovação através da promoção do conhecimento.

Saiba mais sobre a criação e promoção do conhecimento através do artigo: Criação e promoção do conhecimento: reveja suas estratégias!

Vamos viabilizar essa inovação para sua empresa? Agende conosco um momento para conversarmos!

Afinal, existe ou não um Manual da Liderança?

Penso que Jesus, o único Mestre, nos ajuda nisso também! 🙂

Jesus nos ensina sobre o manual da liderança

Google Imagens

Quando temos um manual há a presunção e a tendência a segui-lo, sem deixar margem para a criação e a inovação. Até porque este é o papel de um manual.

Quantas vezes nós danificamos um produto ou não o utilizamos em sua totalidade pelo único motivo de não ler o seu manual de instruções?

Além disso, caso nos habituemos a manter nossas relações tão formais como um livro, não damos margem a aprender. Pois o modelo mental está descrito e deve ser seguido.

Para ter outro, precisar-se-á criar um material diferente e substituir os anteriores. Assim como, nossos departamentos de Qualidade fazem, quando criamos um novo método de fazer algo já descrito.

Jesus ensinava com sua vida, seu exemplo, seu conhecimento e com suas metodologias educacionais.

Muitas delas até hoje são utilizadas, devido ao alto grau de facilidade e de retorno estratégico, quando planejadas e implementadas.

Líder Inteligente, não procure ou espere por manuais para ser o transformador das pessoas, da organização e da sociedade. Busque a Verdade, conforme ontem na reflexão do Jocelito, em sua edição do Homines Formatam.

Nós da Conducere queremos lhe ajudar! Por isso, conte sempre com nosso apoio!

Fiquemos todos no amor de Deus!

Créditos

Texto: Valeska S. Fontana Salvador

Imagem em destaque no Blog: Freepik.com

Compartilhe

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

Investir em aprendizagem hoje, para inovar em 2018... Investir em aprendizagem hoje!Não há como falarmos em inovação, sem envolvermos as pessoas. Também, não há como mencionarmos pessoas, sem agregarm...
05 Dimensões da Liderança Inteligente Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.As cinco dimensões da l...
Que tal adotar um robô para ser chefe na sua empre... Muito tem se comentado das inovações tecnológicas atuais. Todavia, a grande pergunta é quais são os limites morais e éticos da sua aplicação? Seu pró...