URGENTE: precisamos de líderes humanos e inteligentes nas nossas empresas!7 min read

Em tempos da Economia do Conhecimento, Inteligência Artificial, Era Digital etc., nunca foi tão necessário contarmos com líderes humanos e inteligentes. 

Olá Querido e Abençoado Povo de Deus! 

Como é bom poder dividir alguns minutos com vocês, mesmo que sejam breves. Espero que possam agregar algum valor aos seus projetos pessoais e profissionais, ao seu dia a dia. 

Hoje, quero refletir com vocês sobre algo que faz tempo discutimos com muita seriedade e profundidade aqui na Conducere, ou seja, a necessidade de termos líderes humanos e inteligentes. 

Por que trago este assunto à tona? 

Em tempos de uma mudança profunda nos paradigmas instalados na Economia Mundial, passando da Era Industrial para a Era do Conhecimento. Será que é normal para você, que nasceu no século XX imaginar que uma empresa como a Apple poderia superar uma fabricante de automóveis, como a Ford, por exemplo? 

Aliás, falamos sobre isso no artigo 10 razões para promover o conhecimento em tempos de crise.

Também estamos em tempos onde a Inteligência Artificial toma uma grande relevância em muito as empresas e ainda com grandes possibilidades de evolução. Você nunca interagiu com um(a) assistente virtual de um loja, por exemplo? 

Estamos na era digital, onde a velocidade de tráfego de informações entre todo o globo não era imaginável há poucos décadas. 

Porém será que estamos fazendo com que o mundo seja melhor para as pessoas? 

Qual é o seu papel enquanto líder em todo este processo? 

A Era do Conhecimento com grande aumento da desigualdade social 

De fato, a Era e Economia do Conhecimento, a Inteligência Artificial, os avanços da Era Digital e da ciência em várias áreas são fantásticas, não devem ser freadas. 

O problema não está aí, no avanço tecnológico e do conhecimento. O problema está na forma como isto tem acarretado cada vez mais acúmulo de riqueza e não criação de novas riquezas ou mesmo redistribuição de poder e riquezas. 

Você acha que isso é um grande exagero socialista? 

Avalie você mesmo este artigo da BBC Brasil denominado 1% da população global detém mesma riqueza dos 99% restantes, diz estudo 

Agora, veja este gráfico: 

líderes humanos e inteligentes

Será mesmo que estamos sendo líderes humanos e inteligentes ao permitir que isso se consolide? 

Perceba, por gentileza, que este é um estudo da Oxfam, organização não-governamental britânica, baseado em dados do banco Credit Suisse relativos a outubro de 2015. 

Não lhe parece ilógico e até insano, que no caso deste estudo, da Oxfam em 2015, 62 pessoas concentrassem tantas riquezas que equivalem à toda riqueza de 50% da população mais pobre no mundo? 

Para não ficarmos somente com dados “antigos”, de 2015, veja este outro artigo, que está baseado em estudo da Oxfam, mas publicado pela Revista Época Negócios, no início deste ano. 

8 homens possuem a mesma riqueza que a metade mais pobre da população mundial 

Veja uma pequena parte deste estudo, expresso no artigo e tire as própria conclusões. 

Segundo o relatório, o diretor executivo da maior empresa de informática da Índia ganha 416 vezes mais que um funcionário médio da mesma empresa.” (Época Negócios Online – 15/01/17) 

Podemos falar em Smart Companies com tamanha disparidade de condições entre as pessoas? 

Precisamos de líderes humanos e inteligentes para empresas, verdadeiramente, inteligentes 

Agora, você, como líder, e por consequência como alguém que tem algum poder de transformação social, pode se perguntar: mas o que eu posso fazer a partir desta realidade? 

Não obstante não esteja aqui toda a receita do bolo, creio que há alguns fatores a serem considerados. 

  1. A mudança do mundo começa em você

Este sempre foi um dos motes do grande São Francisco de Assis, para o qual de nada adianta você querer mudar o mundo se você não está disposto a mudar os seus pensamentos, atos e ações. 

Vejam que bela lição Paulo nos apresenta, também para nós do século XXI, quando diz ao Coríntios da Grécia Antiga: 

Segundo a graça que Deus me deu, eu coloquei – como experiente mestre de obra – o alicerce, sobre o qual outros se põem a construir. Mas cada qual veja bem como está construindo.” (1Cor 3,10) 

Quer aprofundar esta reflexão? Veja este post da Valeska S. Fontana Salvador, numa das edições do Homines Formatam, Conhece-te a ti mesmo, Líder Inteligente! 

2. Você não vai mudar a realidade da sua empresa sozinho(a) 

Em algum momento você já parou para pensar que até Jesus Cristo, o próprio Deus feito homem, não quis agir sozinho? 

Por que então considerar a remota possibilidade de você quer mudar a realidade da sua empresa ou de parte da sociedade, de forma solitária? 

Não estou dizendo que este é o seu caso. Porém, vai me dizer que você não conhece ninguém assim? 

Sabe que aqui na Conducere, a começar que somos dirigentes cristãos, seguimos o exemplo de Cristo. Cremos, piamente, que empresas inteligentes se constroem a partir de líderes humanos e inteligentes. 

Como isto ocorre? 

Criando times que sejam inteligentes! 

Falamos mais sobre isso neste post: Criar Times Inteligentes começa por uma Liderança Inteligente. 

3. Não desperdice seus talentos, enquanto líder 

Algo que falamos com certa frequência aqui no espaço Homines Formatam, mas não custa relembrar, trazer à tona, sempre que isso parecer necessário. 

A cada dia, não esqueça que se você está legitimamente ocupando o cargo de liderança, com tal posição também vem algumas responsabilidades. 

Google Imagens

Uma das responsabilidades é o zelo pela sua empresa, pelo seu time, por cada pessoa do seu time. Somente agindo desta forma, você pode ser considerado(a) um(a) líder humano(a) e inteligente. 

Sem dúvida que se os seus pares, líderes, não estiverem lhe ajudando nesta missão, não se realizará o trabalho de forma completa. 

Contudo, você pode muito bem estar no time dos líderes humanos e inteligentes. Não no time dos líderes autoritários, medíocres e egoístas. 

Este segundo time já tem vários integrantes, não precisa de uma pessoa tão especial quanto você. 

Aliás, sobre o aspecto de não desperdiçar seus talentos, veja um exemplo de Cristo. Acesse esta passagem do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 2,13-22. 

Vale a pena acompanhar diretamente da sua Bíblia, caso você tenha oportunidade. 

Colloquim Conducere e Homines Auxilium, pensados para líderes humanos e inteligentes 

Aqui na Conducere nós acreditamos que apenas líderes humanos e inteligentes podem impactar positivamente na vida de outras pessoas, empresas e da sociedade. 

Isso me lembrou de uma campanha muito interessante da organização MSF (Médicos Sem Fronteiras), que diz: só um ser humano pode salvar outro ser humano. 

Aliás, o vídeo da campanha é de arrepiar, vale a pena acompanhar: https://m.youtube.com/watch?v=YHk3kLPjwvw 

Pois bem, mas pensando na realidade do mundo corporativo, por aqui criamos duas iniciativas com muito carinho. 

Colloquium Conducere 

Colloquium ConducereBaseados nas ideais de Nonaka e Takeuchi, Peter Senge, utilizamos técnicas milenares e princípios do cristianismo e da relação humano-transcendente da ordem Carmelita-Teresiana, criamos esta iniciativa. 

A ideia básica é fazer com que se criem empresas dialéticas. Organizações onde a cultura do diálogo, da troca de ideias, da criação do conhecimento seja absolutamente natural. 

Uma das formas de aplicação do Colloquium Conducere é através dos nossos Talk Shows. 

Confira este Talk, por exemplo, que trata dos principais pilares das organizações dialéticas: aprendizagem, conhecimento e inovação. 

Intelligent Leadership: aprendizagem, conhecimento e inovação. 

Homines Auxilium 

Numa tradução livre do latim significa seres humanos que ajudam, auxiliam. 

Exatamente esta é a nossa ideia e missão, a partir deste programa. Auxiliar diretamente, com atos concretos pessoas que estão passando por um momento de grande dificuldade. 

Neste mês de novembro, temos no ar uma campanha para auxiliar uma família. Ela está passando por uma situação muito complicada, com falta de alimentos e risco de ser despejada. 

Conheça um pouco mais deste programa social da Conducere e contribua conosco. 

LinkedIn: https://www.linkedin.com/showcase/homines-auxilium/ 

Facebook: https://www.facebook.com/pg/hominesauxilium/events/ 

Deus abençoe você e todos os seus projetos! 

Desejo que juntos possamos contribuir para que tenhamos cada vez mais líderes humanos e inteligentes. 

Um grande e fraterno abraço.

Créditos:

Texto: Jocelito André Salvador

Imagem destacada: Freepik.com

Compartilhe:

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

Sua empresa é uma máquina ou um cérebro? Você enxerga a sua empresa como uma máquina ou cérebro? Talk Shows Conducere© - Intelligent Leadership©Novo Talk Show da Conducere©, traz à dis...
Conducere na mídia: artigo sobre liderança intelig... Os dirigentes da Conducere©, Jocelito e Valeska, escreveram um artigo sobre liderança inteligente, o qual foi publicado no Blog da Ambra© College....
05 Dimensões da Liderança Inteligente Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.As cinco dimensões da l...