Liderar com perfeição para o desenvolvimento de todos3 min read

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’

Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!

Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos.

Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis?

Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa?

E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário?

Os pagãos não fazem a mesma coisa?

Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.’

O que é liderar com perfeição?

Ao buscar no dicionário temos:

Exemplo de absoluta bondade ou virtude. […] qualidade de ser exato, preciso… [..] maestria em uma técnica ou atividade. (MICHAELIS, 2017).

Santa Teresa D’Ávila preocupada com a vida que as monjas, as quais pudessem desagradar a Vossa Majestade, como carinhosamente chamava Jesus, escreveu uma obra chamada Caminho de Perfeição.

Estes escritos preciosos e inspirados, por graça divina, saíram dos portões do Carmelo e hoje estão acessíveis a todos que buscam endireitar um pouco as veredas da vida.

Gostaria de dividir com você líder um pequeno trecho deste livro da Santa Madre:

[…] importa muito ter sempre presente a vaidade de todas as coisas e sua curta duração. Assim, tiram-se as afeições das coisas fúteis, ficado elas livres para se concentrar no que há de se acabar. […] Ponde muita atenção nas coisas pequenas. […] Parece-me imperfeição […] queixar-nos sempre de males insignificantes; se puderdes sofre-los em silêncio, não vos queixeis. Quando é grave, o mal queixa-se por si mesmo; o queixume é diferente e logo transparece.” ( TERESA DE JESUS, Obras Completas: Caminho de Perfeição, págs.331-332).

Quando recebe-se a tarefa ou mesmo missão de liderar, há o recebimento do zelo ou mesmo da curadoria de muitas pessoas que formam a equipe. Estas pessoas são únicas e se apresentam com todo o tipo de qualidade e virtudes.

Jesus pede que sejamos perfeitos como o Pai para que consigamos olhar para além de tudo isso e enxergar a dignidade e a criatura, ou melhor, o ser humano, que está por detrás de todo o pré-julgamento e expectativa.

Liderar com perfeição é descortinar o véu do “pré-conceito” e amar a todos igualmente, desejando contribuir ao máximo com o caminho de cada um, para melhorar e suavizar a estrada de todos.

Áudio para nossa meditação


Créditos

Texto e narração: Valeska S. Fontana Salvador

Edição e mixagem: Conducere Atelier

CATÓLICO ORANTE. Liturgia Diária. Disponível em: <http://www.catolicoorante.com.br/liturgia/20062017.htm>. Acesso em: jun. de 2017.

PERFEIÇÃO. Michaelis On-line. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=perfei%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: jun. de 2017.

TERESA DE JESUS. Obras completas. 7ª ed. São Paulo: LOYOLA. 2015.

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

Ter um propósito de vida e SER humano: bases da Li... Olá Caríssimos(as)!Quando estamos envolvidos em projetos relevantes os dias parecem passar com muito mais agilidade, não é mesmo?Pois bem,...
Ter discernimento é fundamental para ser líder Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas.Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno c...
Tenha coragem e permita a mudança – Homines... Jesus ensinava no Templo, dizendo:Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi?O próprio Davi, movido pelo Espírito Sant...