Liderar com perfeição para o desenvolvimento de todos3 min read

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’

Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!

Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos.

Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis?

Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa?

E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário?

Os pagãos não fazem a mesma coisa?

Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.’

O que é liderar com perfeição?

Ao buscar no dicionário temos:

Exemplo de absoluta bondade ou virtude. […] qualidade de ser exato, preciso… [..] maestria em uma técnica ou atividade. (MICHAELIS, 2017).

Santa Teresa D’Ávila preocupada com a vida que as monjas, as quais pudessem desagradar a Vossa Majestade, como carinhosamente chamava Jesus, escreveu uma obra chamada Caminho de Perfeição.

Estes escritos preciosos e inspirados, por graça divina, saíram dos portões do Carmelo e hoje estão acessíveis a todos que buscam endireitar um pouco as veredas da vida.

Gostaria de dividir com você líder um pequeno trecho deste livro da Santa Madre:

[…] importa muito ter sempre presente a vaidade de todas as coisas e sua curta duração. Assim, tiram-se as afeições das coisas fúteis, ficado elas livres para se concentrar no que há de se acabar. […] Ponde muita atenção nas coisas pequenas. […] Parece-me imperfeição […] queixar-nos sempre de males insignificantes; se puderdes sofre-los em silêncio, não vos queixeis. Quando é grave, o mal queixa-se por si mesmo; o queixume é diferente e logo transparece.” ( TERESA DE JESUS, Obras Completas: Caminho de Perfeição, págs.331-332).

Quando recebe-se a tarefa ou mesmo missão de liderar, há o recebimento do zelo ou mesmo da curadoria de muitas pessoas que formam a equipe. Estas pessoas são únicas e se apresentam com todo o tipo de qualidade e virtudes.

Jesus pede que sejamos perfeitos como o Pai para que consigamos olhar para além de tudo isso e enxergar a dignidade e a criatura, ou melhor, o ser humano, que está por detrás de todo o pré-julgamento e expectativa.

Liderar com perfeição é descortinar o véu do “pré-conceito” e amar a todos igualmente, desejando contribuir ao máximo com o caminho de cada um, para melhorar e suavizar a estrada de todos.

Áudio para nossa meditação


Créditos

Texto e narração: Valeska S. Fontana Salvador

Edição e mixagem: Conducere Atelier

CATÓLICO ORANTE. Liturgia Diária. Disponível em: <http://www.catolicoorante.com.br/liturgia/20062017.htm>. Acesso em: jun. de 2017.

PERFEIÇÃO. Michaelis On-line. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=perfei%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: jun. de 2017.

TERESA DE JESUS. Obras completas. 7ª ed. São Paulo: LOYOLA. 2015.

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

Como um livro de a.C. trata a Liderança Inteligent... Meu filho, sê vigilante em todas as tuas obras e mostra-te prudente em tua conversação. Não faças a ninguém o que para ti não desejas. Dá de teu pão...
Exerça sua liderança com equilíbrio e resiliência... Naquele tempo:Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam.E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca esta...
Que suas obras sempre lhe antecedam, Líder Intelig... As obras que deixamos, fruto da nossa entrega pelo que acreditamos, ecoa para muito além de nós mesmos. Todo esse esforço, que muitas vezes não é vist...