Liderança inteligente e resiliente4 min read

liderança inteligente e resiliente

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos.

Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas.

Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.

Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações.

Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer.

Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer.

Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.

O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão.

Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.

Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra.

Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.

(Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 10, 16-23)

Liderança inteligente e resiliente

Nos últimos dias estão refletindo junto com Jesus sobre sua ação de enviar os discípulos em missão. Ele já os preparou, ensinou os processos e metodologias e pediu que fossem sozinhos.

Caso você não tenha acompanhado as meditações anteriores, por gentileza acesse este link e as reveja.

Jesus tem ciência das dificuldades que eles irão passar e lhes dá novos conselhos: sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Não se preocupem com o que falar. Caso não tenham sucesso em uma cidade, partam para outra.

O que será que podemos abstrair destas palavras para a nossa realidade?

Trouxemos como título desta meditação “liderança inteligente e resiliente”. Perceba que apesar de muito comentado, o conceito resiliência é “furtado” da física. Há uma característica elástica em alguns corpos, que quando os deformamos, os mesmos voltam à sua forma original.

Buscamos em uma figura de linguagem, dizer que quando o líder consegue ser “deformado” pelas situações diárias, mas não perder sua visão, competências e equilíbrio, além de fornecer respostas e ações para as adversidades, este é um líder resiliente.

Você há de concordar que esta virtude, querendo nós ou não, acaba se moldando em nosso comportamento, em resposta à dinâmica do mercado corporativo.

Prudência, simplicidade, inteligência e resiliência

Outro ponto que gostaria que refletisse é a prudência  das serpentes e a simplicidade das pombas.

As serpentes sempre foram vistas como um dos mais astutos dos animais. Tanto, que a mesma foi escolhida para enganar o coração de Eva e Adão e os mesmos perderem o Paraíso.

Bem, ocorre que a inteligência destes répteis faz com que os mesmos já hajam certeiramente. Eles não desperdiçam energias “a toa”. Atacam com cautela e calculando um percentual satisfatório de vitória.

Já as pombas são criaturas sem muitos adornos e complexidade. A pomba aparece nas histórias da Bíblia como portadora de boas notícias: traz o ramo de oliveira em sua boca avisando a Noé que havia terra seca. Além disso,  o Espírito Santo é representado por uma pomba.

Jesus os ensina líderes, que dificuldades, pessoas que sejam lobos em forma de cordeiros e adversidades sempre existirão. Contudo, precisamos ser prudentes, simples, inteligentes e resilientes. Pedir que o Espírito Santo nos ajude nestes momentos de provação e que possamos frear nossos impulsos e pensar antes de agir.

Quando fazemos a coisa certa, para com nossos pares e equipe, Deus sempre estará conosco nos mostrando os caminhos para trilhar. Ao aparecer espinhos e perigos, temos o apoio dos conselhos de Jesus e das pessoas que estão à nossa volta torcendo sempre em nosso favor.

Que possamos ouvir mais os Conselhos do Senhor e não ser tão impetuosos!

Fiquem com Deus e até breve!

Créditos

Texto: Valeska S. Fontana Salvador

Evangelho: catolicoorante.com.br

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

Organizações que aprendem incentivam o diálogo e a... Muito já tem se falado sobre a Era da Informação, do Conhecimento, ou seja, tudo isso que estamos vivenciando no século XXI. Fato é que não se fala ta...
Ser Humano em plenitude, antes de ser Líder Inteli... Parece-nos, eventualmente, que Ser Humano é algo tão simples e óbvio para nós, que não haveria necessidade de nos focarmos nesse assunto. Contudo, pen...
Atrair, desenvolver talentos, criar conhecimento e... Olá Minha Gente! Hoje quero falar com vocês sobre algo que imagino possa estar presente no seu dia a dia e por isso mesmo não deve ser algo es...