Líder humano: é possível ser um e atingir as metas da organização?5 min read

Ser um líder humano, será que é possível em um mercado globalizado e dinâmico? O que diferencia um líder humano e um que não é? Por que temas como meditação e qualidade de vida voltam às discussões em equipes de alta performance? Vamos conversar sobre isso?

líder humano

Olá Líder Inteligente!

Sempre é grande prazer dividir estes momentos do Homines Formatam com você!

líder humano , não míopeEstamos em um tempo favorável! Neste período Quaresmal, recebemos o convite de avaliarmos como está nossa vida e ações.

Conforme nossa análise, podemos decidir se endireitamos as veredas ou continuamos a seguir na mesma trilha.

Neste contexto, escolhi como tema central o Líder Humano.

Temos trazido este assunto há algum tempo para você. Na última edição, inclusive, o Jocelito André Salvador nos trazia: “O risco quando o líder míope considera que é uma águia.

Todavia, o que determina ser um Líder Humano ou não no ecossistema empresarial?

Ser um Líder Humano, eis a questão

líder humano: o elemento humano é dispensável?

freepik.com

No post O (in)dispensável elemento humano para as organizações, trouxemos o conceito de ser humano.

Neste, dizíamos que para sermos humanos, necessitamos ter compaixão. Isto quer dizer, voltar-se às necessidades do outro e criar possibilidades para resolver tais privações.

Ao abstrairmos tal conceito para a liderança, podemos definir que um Líder Humano é aquele que entende as carências do ecossistema empresarial (organização, pessoas, sociedade e meio ambiente), e se envolve nas oportunidades que resolvem ou diminuem estas dificuldades.

Um Líder que não é humano, foca seu olhar unicamente no ganho a curto prazo. Tudo torna-se dispensável: as pessoas, as empresas, a sociedade e o meio ambiente.

Talvez você já tenha presenciado o discurso de um líder não humano. São pessoas desprovidas de compaixão e com uma visão de curtíssimo prazo.

Como exemplo, pense na seguinte situação: uma indústria que decide retirar os filtros que diminuem os poluentes dispersados no ar, pois a manutenção é mais custosa do que a multa por não usar tal equipamento.

Pouco importa se tais resíduos podem atingir a população e o meio ambiente. Afinal, a empresa gera impostos e empregos e é necessário diminuir os custos para aumentar os ganhos dos acionistas.

O que mais difere um Líder Humano?

líder humano: escolha correta

Google Imagens

Jesus Cristo, em muitos momentos, nos adverte a escolhermos o caminho estreito e seguro. Além de nos fazer pensar onde colocamos o nosso coração.

Ele diz que não podemos servir a dois senhores. Apenas um. Além disso, deseja profundamente que escolhamos O certo.

Muitos líderes sentem-se infelizes, frustrados e sucumbem às pressões por resultados imediatos e prósperos.

Então, buscam ausências (afastamentos) e respostas (eucentrismo) de como encontrarem a motivação e o engajamento para terem sucesso novamente.

Jesus nos fornece a receita e o manual para sermos felizes, termos sucesso e impactar as pessoas, a sociedade e o meio ambiente:

‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35 Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36 eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. (Mt 25, 34-37).”

Contudo, o grande segredo é que os “benditos”, os Líderes Humanos e Inteligentes fazem estas coisas sem perceber. São ações que estão escritas no “DNA do Líder Humano”.

O Líder Humano dispensa a tecnologia e só tem seu foco nas pessoas?

Em absoluto! O Líder Humano sabe do ganho imensurável que o apoio da tecnologia resulta no cotidiano das pessoas e das organizações.

Contudo, ele tem a ciência que a tecnologia é o meio e não fim. Sabe que ela só existe em razão das pessoas. Nunca ao contrário, ou seja, que as pessoas só existem ou deixam de existir em função da tecnologia.

líder humano: utiliza a tecnologia como suporteA própria inteligência artificial, sendo aplicada com a visão de um Líder Humano, não gera nenhum prejuízo às equipes. Ao contrário, fornece rapidamente informações vitais que podem alavancar os negócios instantaneamente.

Perceba que o que difere um Líder Humano e um não humano são suas competências.

Caso ele enxergue a empresa como um grande negócio e as pessoas como meras ferramentas, então todas as suas atitudes serão conduzidas sob esta ótica.

Sobre este assunto, indicamos para você o talk Intelligent Leadership: empresa como máquina e/ou cérebro.

Como ser um Líder Humano ou mais humano, inteligente e inovador

Nós da Conducere desenvolvemos um programa para formação de Líderes Inteligentes que tem seu foco no desenvolvimento das cinco dimensões da Liderança Inteligente:

Intelligent Leadership - Programa de desevolvimento de líderes da Conducere

Conheça mais sobre este programa e caso necessite de maiores explicações, entre em contato conosco!

Que sejamos a cada dia Líderes aprendizes, humanos, inteligentes e inovadores e que nossas competências impactem positivamente nas carências deste mundo tão desigual.

Fiquemos no amor de Deus, Maria e de José!

Créditos

Texto: Valeska S. Fontana Salvador

Imagem em destaque no Blog: Freepik.com

Compartilhe

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

O risco quando o líder míope considera que é uma á... Quanta miopia ainda se vê no mundo corporativo, que ao fim e ao cabo é o reflexo do que temos na sociedade como um todo. De qualquer forma, estive ref...
Conducere Entrevista: líderes que formam gente Líderes que formam gente: isto é para vocês! Com este título, o CEO da Conducere nos chama à reflexão sobre liderança.O que é ser líder? Qual é o ...
Santo de casa não faz milagre! E a inovação vem co... Tem uma expressão que é bastante conhecida entre nós: santo de casa não faz milagre! Parece que tudo que vem 'de fora' é melhor. Ao menos isso serve p...