Intelligent Team (Formação de Times Inteligentes)

Uma das principais demandas para qualquer Smart Company sobreviver é ter um time inteligente, o qual denominamos como Intelligent Team.

O que há de novo no século XXI para pensarmos em Times Inteligentes?

Podemos dizer que a principal justificativa para pensar um Intelligent Team para a sua empresa, deve-se ao fato que passamos no final do século XX, mas com consequências mais claras neste século, por uma mudança de era.

Para tentar facilitar a visão com relação à amplitude destas mudanças trazemos um quadro para você avaliar conosco.

Intelligent Team

Aprendizagem e desenvolvimento de pessoas. Paulette Alberé Alves de Melo … [et al.]. Rio de Janeiro. Editora FGV: 2015 p. 16

Perceba que, necessariamente, temos que trabalhar com outro paradigma na Era do Conhecimento. Isso faz com que tenhamos que desenvolver outros modelos mentais.

Por isso mesmo, para complementar a ideia de Intelligent Team, nós criamos duas outras dimensões de desenvolvimento de pessoas, cada qual com a sua missão.

O Intelligent Board, ou  Conselho de Inteligência Corporativa, e a formação Intelligent Leardership, que visa focar no desenvolvimento de líderes para a Era do Conhecimento.

Isso quer dizer que temos que ter um Conselho Inteligente, Líderes Inteligentes e também um Time Inteligente para que, então, tenhamos uma Empresa Inteligente.

Como foi pensada a estrutura do Intelligent Team?

A primeira coisa que devemos saber com relação ao Intelligent Team é que a sua base é a aprendizagem continuada, ou lifelong learning.

Para que isso aconteça criamos uma estrutura capaz de manter, ao longo da vida da empresa, um processo de formação continuada do seu time.

Ah, perceba que quando falamos em Time Inteligente, não estamos nos referindo a determinadas pessoas que ocupam cargos específicos. Fato é que um Time Inteligente é formado por TODAS AS PESSOAS da organização.

Isso não quer dizer que os líderes, por exemplo, não devam ter uma formação específica, em função de algumas competências exclusivas a serem desenvolvidas. Por isso desenvolvemos o Intelligent Leardership.

Pensando neste aspecto, ou seja, de envolver todas as pessoas, utilizando metodologias ativas e inovadoras, criamos a seguinte estrutura.

Intelligent Team

A ênfase está na integração das plataformas, visto que trabalhamos o conceito de um Hub de soluções.

  • Mentoring com profissionais experientes em Inteligência Corporativa.
  • Confraria do Conhecimento da Conducere.
  • Comunidade Intelligentia. Trata-se de uma Comunidade de Prática e Inovação baseada na web para dá acesso ao time 24h por dia 7 dias por semana.

Qual é o mapa de implantação do Intelligent Team?

Partindo do princípio que o Intelligent Team é um programa de educação continuada, ou seja, lifelong learning, ele também passa por algumas fases de implantação, que com o decorrer do tempo tornam-se cíclicas.

Projeto Intelligent Team

Aqui as fases estão representadas em forma de mind map com o intuito de tornar o processo mais didático para a compreensão do conceito.

De qualquer forma, na prática, as algumas fases ocorrem de forma concomitante, embora não concorrentes. Além, é claro, de ser um processo cíclico.

Por que você deve implantar o Intelligent Team na sua empresa?

Vamos procurar estabelecer alguns pontos, que consideramos nevrálgicos para a sua Smart Company.

Isso não quer dizer que você não encontrará outras razões para levar o Intelligent Team para a sua organização.

  1. Fazer com que o seu time reconheça o alto valor de conhecimento agregado na sua organização.

2. Estabelecer diferenciais competitivos duradouros, baseados em inteligência, tecnologia e inovação.

3. Utilizar tecnologias ativas, ágeis e inovadoras na sua empresa.

4. Permitir que sejam otimizados os investimentos em infraestrutura e produção de conteúdo educacional.

5. Aprender em equipe e continuadamente para dar perenidade à empresa.

Então, vamos começar a implantar o Intelligent Team na sua empresa? Vamos conversar?

Fale com a Conducere sobre o Intelligent Team

Compartilhe: