Intelligent Leadership (Formação para Líderes Inteligentes)

Intelligent Leadership Conducere©. Programa de desenvolvimento de líderes para Smart Companies!

Conheça-o e aprimore a sua Liderança Inteligente!

Intelligent Leadership Conducere©: programa da Liderança Inteligente

Em pleno século XXI, onde a Era do Conhecimento, apresenta as suas consequências de uma forma inequívoca, planejamos este programa para você.

Liderança na Era do Conhecimento from Conducere on Vimeo.

Vivenciamos hoje os efeitos da Sociedade do Conhecimento, preconizada por Peter Drucker. Isto em meados do século XX (anos 1960).

Após, mas ainda durante o século XX (anos 1990), surgem ideias como de Peter Senge sobre as organizações que aprendem (Learning Organizations). Além da Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional, de Nonaka e Takeuchi.

Assim, o que estamos apresentando é a ideia que de na Era do Conhecimento, com a Sociedade do Conhecimento, faz-se necessário um novo perfil de liderança. Tal perfil, também precisa estar baseado no conhecimento. Por isso mesmo, falamos de uma Liderança Inteligente.

Líderes Inteligentes para Smart Companies

Naturalmente, quem mais deve se beneficiar do programa em questão são as Smart Companies. Tais organizações, empresas, são as que têm seus diferenciais competitivos baseados na inovação, a qual vem do conhecimento instalado ou acessível à organização.

Muitas empresas do século XXI podem ser consideradas como Smart Companies. Peguemos o caso de empresas de alta tecnologia. Podemos avaliar toda a cadeia de indústrias que criam produtos próprios, patenteados. Isso sem falar no varejo que procura vender também conhecimento agregado nos produtos e serviços. Dentre tantos outros exemplos.

Assim, podemos dizer que o Intelligent Leadership foi preparado para as pessoas que desejam ser líderes da transformação de times, empresas e da sociedade, de uma forma geral.

Para atingir o objetivo de formar Líderes Inteligentes, entendemos que há a necessidade do desenvolvimento de cinco dimensões-chave:

intelligent leadership

1ª Dimensão: CONHECER

Intelligent LeadershipTrabalha-se a capacidade de resolver situações novas com rapidez, êxito e adaptação, que é a base da inteligência humana. Por este motivo, a necessidade de desenvolver algumas competências essenciais para exercer a Liderança Inteligente:

  • Compreender o modelo do negócio da organização
  • Ter uma visão estratégica
  • Avaliar as core competencies do negócio
  • Incentivar a criação e promoção do conhecimento organizacional

2ª Dimensão: APRENDER

Intelligent LeadershipAprimora-se a capacidade de ensino e aprendizagem dos líderes para as pessoas do seu time. A ideia é que consigam dominar tecnologias ativas e inovadoras, que facilitem a aprendizagem contínua das pessoas.

Tal dimensão está conectada à ideia de que organizações tem a capacidade de aprender (Learning Organizations), conforme preconizado por Peter Senge. Isso demonstra a relação direta entre aprendizagem, colaboração e conhecimento nas empresas.

Neste sentido, deve-se focar:

  • Gestão de pessoas e educação de adultos: como deve ocorrer
  • Tecnologias ativas e inovadoras para a educação corporativa
  • Aprender a aprender
  • Aprendizagem e sua relação com a criação e promoção do conhecimento organizacional

3ª Dimensão: INOVAR

intelligent leadershipDemonstra-se a interação entre a criação e a promoção de novos conhecimentos, ancorados pelos processos de aprendizagem e colaboração, para a geração da inovação contínua.

Tal dimensão tem sua fonte primária na Teoria da Criação do Conhecimento, de Nonaka e Takeuchi. Porém, como estes mesmos autores já disseram a ideia é chegar a uma organização dialética. Aquela que produz inovação no seu dia a dia.

O que defendemos é que o processo de inovação, seja radical ou incremental, ocorre de uma forma absolutamente natural. Queremos dizer que não há a necessidade de se criar um programa específico para tal.

  • Organizações dialéticas e a inovação
  • Inovação e criação do conhecimento
  • Como incentivar a inovação, através da promoção do conhecimento na empresa
  • A inovação como cultura organizacional e não como um programa

4ª Dimensão: PRATICAR

Intelligent LeadershipMomento de colocar as dimensões anteriores para funcionar, ou seja, aplicar e validar o que foi aprendido, discutido, formulado e planejado.

Como plano de fundo está a metodologia do Design Thinking para facilitar os passos a serem dados.

De qualquer forma, o que dá o tom desta dimensão, realmente, são os processos de colaboração, de geração de novas ideias e de metodologias ativas de aprendizagem. Tudo isso, integrado pelos princípios do desenvolvimento integral do capital intelectual.

Por respeitarmos os princípios da Andragogia e da Heutagogia, compreendemos que tal dimensão não deve “obrigar” que as pessoas tenham passado pelas etapas anteriores. Todavia, a trilha de desenvolvimento foi pensada para abarcar as 03 dimensões anteriores a esta.

Nesta dimensão, especificamente, vamos falar de:

  • Utilizar o Design Thinking como método
  • Incentivar, avaliar e gerir ideias do time
  • Atuar numa CoP (Comunidade de Prática)

5ª Dimensão: SER

Intelligent LeadershipEsta é a dimensão mais ampla e que dá sustentação às demais. A ideia aqui é compreender a sua relação consigo mesmo, com o outro e com o transcendente.

O trabalho nesta dimensão, que aliás, não é de forma alguma obrigatória, visto estarmos tratando com educação de adultos, inicia pelo autoconhecimento e pela compreensão da nossa posição enquanto seres humanos no mundo.

Além do que, trata-se a relação com o transcendente. Isso ocorre sob a orientação das visões de santos carmelitas, especialmente, santa Teresa D´Ávila, são João da Cruz, santa Terezinha do Menino Jesus e Edith Stein (santa Teresa Benedita da Cruz).

Definimos estes como sendo nossos orientadores da dimensão SER, pois desenvolveram teorias, reconhecidas mundialmente por ramos de ciências como a Filosofia, Sociologia, Psicologia e Psicanálise, as quais focam justamente a relação do Ser Humano com o Transcendente.

  • Autoconhecimento e minha posição enquanto Humano.
  • A visão filosófica e teológica do transcendente (baseado na Teologia Cristã)
  • Ser Humano X Transcendente
  • O Castelo Interior e o Caminho da Perfeição

Caso você queira saber mais detalhes sobre as cinco dimensões do Intelligent Leadership da Conducere©, preparamos um artigo que explica minuciosamente sobre elas: As cinco dimensões da liderança inteligente

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