Modelos mentais: redefina-os e inove seu ecossistema empresarial4 min read

A inovação é o tema do momento! Não importa o contexto organizacional, este assunto é apontado como ponto nevrálgico. Precisamos ser inovadores! Ainda mais neste cenário turbulento e dinâmico em que estamos inseridos. Contudo, as pessoas do seu ecossistema empresarial estão dispostas a alterar os modelos mentais para inovar?

Inove seus modelos mentais

Olá Líder Inteligente!

Sempre é um prazer estar com você nestes espaços do Homines Formatam!

Vamos conversar hoje sobre inovação e a necessidade de alterar nossos modelos mentais!

Quando você pensa em inovação, qual é a primeira palavra que lhe vem à mente?

Para mim é mudança! Afinal, quando me comprometo a inovar algo, por óbvio, o que era antes, não será o mesmo.

Isso serve para qualquer coisa: processos, negócios, conceitos, propósitos, soluções, etc.

Entretanto, antes de pensarmos em alterar algo tangível e concreto, ou seja, que já materializamos e evidenciamos, há algo mais profundo que exige nossa atenção: nossos modelos mentais.

Redefina seus modelos mentais para inovar

A liturgia proposta para hoje nos traz duas histórias bem interessantes. Aliás, a Bíblia é uma excelente fonte de storytellings.

Quem quiser se dedicar mais a essa tecnologia educacional, uma boa dica é conhecer mais sobre as parábolas e os contos do povo de Israel.

A primeira leitura conta o sermão do profeta Samuel sobre a desobediência do rei Saul e as consequências destes atos. (1 Sm 15,16-23).

Nos modelos mentais do rei Saul, o fato de ganharem a guerra oportunizava aos vencedores fazer todo o tipo de crueldade com os derrotados.

Já no Evangelho, os discípulos de João Batista e os fariseus, foram questionar Jesus porque os seus discípulos não cumpriam a lei. (Marcos 2,18-22)

Nos modelos mentais deles, a Lei e os Profetas eram a autoridade máxima. Portanto, o regramento deveria ser seguido à risca.

Nos dois casos, os personagens envolvidos aceitavam o novo. Entretanto, forçavam que tudo permanecesse como estava.

Novos modelos mentaisAtitudes como estas, são bastante presentes no nosso dia-a-dia.

Muitas organizações criam bancos de ideias, incentivam os colaboradores a pensar e até fazem espaços de cocriação. Todavia, quando há uma “semente” a ser plantada que altere modelos mentais vigentes, imediatamente a inovação é descartada.

Falando nisso, o Jocelito André Salvador nos trouxe um artigo muito relevante sobre como as atitudes do líder demonstram os modelos mentais do mesmo. Para lê-lo, basta que acesse aqui!

Modelos mentais novos, práticas organizacionais diferentes

Redefina seus modelos mentaisNossos modelos mentais podem estar impedindo que a verdadeira inovação e mudança aconteçam.

Jesus, ao responder para os discípulos e fariseus, disse que ninguém pode colocar vinho novo em odres velhos, ou remendo em roupa nova.

Indiretamente, Ele disse: ou você altera a forma como enxerga e se abre para o novo ou não tem como inovar seu pensamento e atitudes.

Lembremos sempre que nossa forma de ver e entender as coisas foi-se moldando desde nossos primeiros estímulos no ventre materno. Todas as experiências e as oportunidades que nos permitimos foram responsáveis por estruturar nossa mente.

Contudo, assim como dizia Leonardo Da Vinci,

Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.

Nosso cérebro possui uma neuroplasticidade tão incrível, que não é possível nos escondermos por detrás da Gabriela, de Jorge Amado:

Nasci assim, sou assim e vou morrer assim.

Como alterar os modelos mentais tão enraizados?

  1. A primeira dica é, OPORTUNIZE-SE!

Conceitos e teorias não são verdades absolutas. Pense em quantas coisas que você tinha certeza que era certo e que agora você já compreende de outra maneira.

O(A) Líder Inteligente é um(a) eterno(a) aprendiz! Por isso, sua maleabilidade em aceitar o novo faz parte de si mesmo(a).

Caso você queira saber mais sobre ser um(a) Líder Aprendiz, acesse aqui!

2. Desenvolva seu pensamento sistêmico e visão estratégica.

Quando você cria conexões para além de si ou da sua zona de conforto, ampliar seus modelos mentais é um pequeno ganho dessa aventura diária.

Intelligent Leadership - Desenvolvimento de Líderes - novos modelos mentaisPor isso mesmo, nós, aqui na Conducere, criamos o Intelligent Leadership!

Este nosso programa para o desenvolvimento (formação) para Líderes Inteligentes, dividido em duas abordagens (PERSONAL e CORPORATE), foi construído no intuito de:

  • Preparar o(a) líder para esta nova era da economia, a do conhecimento.
  • Orientar o(a) líder para esta nova exigência de perfil de sua liderança.
  • Desenvolver o pensamento sistêmico e a visão estratégica do(a) líder.
  • Apoiar e incentivar a criação de novos modelos mentais para a facilitação do processo de inovação.
  • Capacitar o(a) líder nos conceitos de criação do conhecimento, lifelong learning, tecnologias assertivas e inovação.

A maneira como fazemos tudo isso é possibilitado pelas abordagens:

PERSONAL

Novos modelos mentais - INTELLIGENT LEADERSHIP PERSONAL

CORPORATE

Novos modelos mentais - INTELLIGENT LEADERSHIP CORPORATE

Por fim, lembre-se que redefinir os modelos mentais, assim como a inovação, requer dedicação, mudança e geração de valor.

Então, como diz nossa querida santa Madre Teresa D’Ávila: tenha sempre uma determinada determinação!

Fique no amor de Deus, Maria e José!

Créditos:

Texto: Valeska Schwanke Fontana Salvador

Imagem em destaque no post: Freepik.com

Compartilhe

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

O risco quando o líder míope considera que é uma á... Quanta miopia ainda se vê no mundo corporativo, que ao fim e ao cabo é o reflexo do que temos na sociedade como um todo. De qualquer forma, estive ref...
Que suas obras sempre lhe antecedam, Líder Intelig... As obras que deixamos, fruto da nossa entrega pelo que acreditamos, ecoa para muito além de nós mesmos. Todo esse esforço, que muitas vezes não é vist...
Quero inovar, mas desde que seja do meu jeito! Voc... Há poucos dias, passei por uma situação assim, onde um empresário relatou: quero inovar. Porém, o que você está me apresentando faz com que eu tenha q...