Formar um time inteligente através da diversidade de talentos5 min read

Formar um time não é uma tarefa fácil. Exige, tanto do líder quanto da equipe, o compromisso de olharem para o mesmo objetivo.

Formar um time inteligente na diversidade

Olá Povo de Deus!

Sempre é um prazer estar com você nas edições do Homines Formatam.

Nosso guia para este post é o Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 4,18-22. Sendo possível, leia diretamente da Fonte.

A Igreja Católica comemora nesta data a festa em homenagem ao apóstolo André.

Ele aparece em algumas passagens do Evangelho como aquele que convida outros a conhecerem Jesus. Também, nos traz a Sagrada Escritura, que André era irmão de Pedro.

Jesus escolheu a diversidade para formar seu time. André era um dos diversos talentos escolhidos para os planos de Deus.

Ontem, o Jocelito André Salvador nos falava em aprender em equipe, em seu post: Aprender em equipe, um dos segredos da inovação contínua!

Hoje, nosso foco estará em conversar um pouco sobre como formar um time inteligente.

Formar um time inteligente

Quando falamos em formar um time inteligente, não estamos nos referindo apenas à equipe a ser liderada.

Formar o Intelligent TeamComo você pode verificar, na nossa solução Intelligent Team, todas as pessoas que influenciam, direta ou indiretamente, nos objetivos estratégicos da organização, são convidadas a participar deste programa.

Uma das dificuldades na escolha de um time inteligente é que temos a tendência de trazer para perto aqueles que são semelhantes a nós. Essas semelhanças podem ser de pensamento, gênero, ideologia, comportamento ou mesmo de ideologia.

Essa predisposição a evitar um “conflito”, em muito diminui as evoluções do time, bem como as inovações que emanam de um diálogo franco de ideias e de posicionamentos.

Mário Sérgio Cortella tem uma palestra onde o foco está em ter cuidado com aqueles que concordam sempre com você. Ele vai além. Diz que quem concorda sempre, ou é porque quer te derrubar ou é porque não gosta de você.

Obviamente, diz ele, que não há como viver em um ambiente de extremo conflito. Porém, quem reconhece o seu potencial te ajuda a crescer.

Como que conseguimos evoluir na maneira como vemos o nosso mundo? Questionando os nossos modelos mentais vigentes.

Ninguém muda, ou seja, altera seu modo de ver as coisas, caso não tenha um excelente motivo para isso. Questionar-se ou se dar a oportunidade da empatia, possibilitam este passo para além de si próprio.

Formar pela diversidade

A equipe de Jesus era formada de pescadores, escribas, coletores de impostos e altos membros da sociedade de sua época.

Alguns, como é o caso de André, tinham o talento de conduzir as pessoas até Jesus. Ele reconhecia a mensagem, pensava em quem mais podia ajudar e convidava estes a aceitar ou não a proposta de Cristo.

Outros como os filhos de Zebedeu (Tiago e João) tinham um temperamento mais explosivo. Eram chamados de os filhos do trovão. Até em certa oportunidade queriam que descesse fogo do céu porque as pessoas não ouviam Jesus.

Natanael, um “autêntico israelita”, nas palavras de Jesus. Tomé, que precisava ver para crer. Felipe que carecia de um incentivo. Pedro, extremamente impulsivo. Porém, cada um, dando um pouco de si, levou adiante e ajudou a transformar o coração de tantos, que até hoje , seguem Jesus, como nós.

Essa diversidade da equipe tem a capacidade de formar o corpo da empresa inteligente e humana. Neste ambiente complexo dos negócios, o dinamismo do plural é que traz as respostas mais precisas para a necessidade pontual e também a vindoura.

Formar um time inteligente que tenha um target inovadorContudo, como já apontado, essa diversidade de mentes criativas e resilientes, precisa ter o mesmo objetivo e foco. Como colocado no artigo sobre onde está o Target do Líder Inteligente.

Ainda, como nos traz o Jocelito André Salvador, Somos atores da mudança nas empresas ou meros espectadores!?

Além de ter esta visão sistêmica e estratégica, é importante a continuidade no planejamento e estruturação desta empresa humana e inteligente.

Para isso, a implementação de um Conselho de Inteligência torna-se imprescindível.

Formar a equipe com tecnologias inovadoras

Jesus utiliza diversas tecnologias para a Lifelong Learning de seus discípulos. Algumas já foram citadas em outras edições do Homines Formatam, como por exemplo:

Formar uma equipe com tecnologias inovadoras

Google Imagens

* Storytelling

* Dialética

* Aprendizagem baseada em problemas

* Aplicação prática do “conteúdo”.

* Revisão de seus modelos mentais e paradigmas.

Cada dia há confirmação de tecnologias para aprendizagem, substituição ou mesmo novas possibilidades.

Na capacitação on-line, com mentoria, sobre como criar planos estratégicos inovadores para o desenvolvimento da equipe, conversamos e aplicamos algumas das mais assertivas.

Um dos pontos nevrálgicos ao formar um time inteligente é a compressão de que pessoas diferentes, aprendem de maneiras diversas.

Assim como Jesus, devemos estar atentos em como facilitar esse processo de ensino e aprendizagem, potencializando a entrega da equipe em suas ações no dia-a-dia.

Formar um time inteligente, realmente não é a tarefa mais fácil que temos, mas certamente é uma das mais recompensadoras.

Desejo que tenhamos uma visão sempre humana e inteligente do nosso mundo corporativo é que sejamos agentes transformadores da sociedade, das empresas e das pessoas.

Fiquemos todos no amor e na proteção da Santíssima Trindade, de Maria e José.

Créditos

Texto: Valeska S. Fontana Salvador

Imagem em destaque no Blog: Freepik.com

Compartilhe

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

Liderança prazerosa: este é o seu caso, Líder Inte... Uma liderança prazerosa é aquela que está intrínseca no ser humano que a possui. Ela, assim como qualquer pedra preciosa, pode ser melhorada e aprimor...
Liderança inteligente: um estudo de caso Olá Pessoal!Desejo sinceramente que todos vocês estejam realmente muito bem!Hoje quero falar sobre um case de aprendizagem, de liderança i...
Competências do líder inteligente: como estão as s... Olá Líder inteligente!É sempre um prazer poder estar com você nas edições do Homines Formatam!Nossa meditação de hoje terá sua base no Eva...