Empresas renovadas, humanas, inteligentes, inovadoras!5 min read

Empresas renovadas em sua forma de se relacionar com o mundo. A partir das pessoas e usando de forma sábia a tecnologia, é possível termos organizações inteligentes, humanas e inovadoras. Esta pauta deve estar na agenda de todos os Líderes Inteligentes.

Olá Gente Boa!

Desejo que todos possam estar em Paz ou encontrá-la muito em breve!

Tenho, junto com a Valeska S. Fontana Salvador, refletido, especialmente nos últimos dias, sobre o nosso papel enquanto líderes e empresários.

Algo que concordamos com quase todas as pessoas que nos encontramos é que podemos, sim, ter um mundo melhor para todos.

O mais interessante é que isso pode ser construído através das nossas empresas. Independentemente do porte, área de atuação ou tempo de vida. As organizações podem e devem se renovar constantemente.

Por isso mesmo, escolhi para debatermos hoje o tema empresas renovadas.

Esta renovação ocorre através de serem organizações mais inteligentes, humanas e inovadoras.

O que o Papa Francisco tem a nos dizer sobre empresas renovadas

Você pode dizer: mas o que têm a ver religião com gestão empresarial?

O que é o homem na empresa inteligente e humana

Google Imagens

Respondo que não há nenhuma intenção de unir as duas coisas. Elas são distintas por natureza.

Contudo, em dados momentos, em razão da necessidade de termos uma visão estratégica e sistêmica do mundo, ambas podem conviver de forma pacífica.

Aliás, mais do que isso, ambas podem colaborar mutuamente. Obviamente, desde que os propósitos de vida das pessoas que estão conduzindo as empresas, assim o permita.

Porém, o intuito aqui não é falar desta ou daquela religião, mas de espiritualidade e gestão empresarial que valorizem o humano, a inteligência e a inovação.

Sim, tudo isso é possível ao haver uma colaboração sábia entre a espiritualidade e a gestão empresarial.

Papa Francisco nos exorta a renovar nossos modelos mentais e nossas atitudes

Para quem já teve a oportunidade de ler, ao menos o seu início, a Exortação Apostólica EVANGELLI GAUDIUM (A Alegria do Evangelho), escrita em 2013, deve lembrar deste trecho:

O grande risco do mundo atual, com sua múltipla e avassaladora oferta de consumo, é uma tristeza individualista que brota do coração comodista e mesquinho, da busca desordenada de prazeres superficiais, da consciência isolada. Quando a vida interior se fecha nos próprios interesses, deixa de haver espaço para os outros, já não entram os pobres, já não se ouve a voz de Deus, já não se goza da doce alegria do seu amor, nem fervilha o entusiasmo de fazer o bem. Este é um risco, certo e permanente, que correm também os crentes. Muitos caem nele, transformando-se em pessoas ressentidas, queixosas, sem vida. Esta não é a escolha de uma vida digna e plena, este não é o desígnio que Deus tem para nós, esta não é a vida no Espírito que jorra do coração de Cristo ressuscitado.

(Fonte: Evangelii Gaudium – Alegria que se renova e comunica)

Precisamos de empresas renovadas a partir de Lideranças e Times Inteligentes

Não tem jeito, quem pode criar empresas renovadas, que sejam humanas, inteligentes e inovadoras são as pessoas que delas fazem parte.

Por isso mesmo, não há como se pensar em empresas renovadas sem Líderes e Times Inteligentes.

Mas como assim Líderes e Times Inteligentes?

Veja que isso não se confunde com líderes e times que não:

1. Conhecem muito bem o seu papel e responsabilidades.

2. Utilizam suas competências em prol de construir algo positivo não só para si, mas também para os outros.

3. Têm uma visão sistêmica de mundo. Todos devem ter claro que suas ações tem consequências, boas ou ruins.

4. Buscam conhecer-se e evoluir constantemente, durante toda a sua vida.

5. Conseguem trabalhar em equipe, mesmo que de uma forma bem básica.

Tudo isso caracteriza as empresas renovadas, que conseguem ser sustentáveis, perenes, sem destruir as pessoas e o meio que se encontram.

Por isso mesmo, acredito que as palavras do Papa Francisco podem nos ajudar a renovar a nossa forma de ver o mundo, as pessoas, as organizações.

Nossa missão, na Conducere, passa por auxiliar as empresas a se renovarem

Para o time da Conducere a missão passa por ajudar os líderes e os times a fomentarem empresas renovadas, que sejam inteligentes, humanas e inovadoras.

De uma forma muito rápida, apresentamos isso neste vídeo.

Missão Equipe Conducere from Conducere on Vimeo.

Empresas renovadas, que sejam empresas inteligentes

empresas renovadasPara colocar no ar, em definitivo, a ideia de colaborar para que se fomentem espaços propícios para empresas renovadas, nós pensamos num evento.

Criamos o Talk Show sobre Smart Company: Porque você precisa ter uma.

A ideia nada mais é do que, através de um espaço colaborativo, utilizando tecnologias inovadoras, possa-se rever os modelos mentais vigentes, aprender a aprender, criar novos conhecimento e por fim, é claro, inovar.

Desta forma, contribuímos para criar verdadeiras empresas renovadas. Empresas que sejam, ao mesmo tempo, inteligentes, humanas e inovadoras.

Todos prontos para esta jornada?

Aguardamos vocês!

Abraços e até a próxima.

Créditos:

Texto: Jocelito André Salvador

Imagem destacada: Freepik.com

Compartilhe:

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

Qual é o verdadeiro sentido da sua vida? Você já p... Pensar no sentido da sua vida parece algo distante e até surreal para muitas pessoas que conheço. Porém, isso não quer dizer que não seja extremamente...
Conhecimento, Humildade e Poder, como se relaciona... Olá Amigos Líderes!Com alegria divido estes breves momentos com vocês, os quais devem servir para que possamos avaliar e reavaliar a forma com...
Organização dialética, domínio pessoal e busca pel... Olá Povo de Deus!Desejo que estejam em Paz!Hoje, quero lhes fazer um convite para olharmos para dentro de nós, para a nossa busca pelo dom...